Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
DOI: | 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301 |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83 |
Resumo: | O presente artigo ilustra as contribuições que a Psicologia tem trazido para o campo da Educação Matemática. Para isso, dados de pesquisas e discussões teóricas acerca da resolução e formulação de problemas são apresentados. Inicialmente discute-se o que vem a ser um problema, de modo geral e um problema de matemática, de maneira específica. Em seguida, dois estudos são apresentados, voltados para problemas de estrutura multiplicativa. O primeiro versa sobre a formulação de problema por parte de professores do Ensino Fundamental, e o segundo sobre a resolução de problemas por parte de estudantes do Ensino Fundamental. Com base nos dados obtidos em ambos os estudos, são discutidas implicações educacionais, enfatizando-se a necessidade de os professores ampliarem seus conhecimentos sobre problemas de estrutura multiplicativa e de proporem em sala de aula uma maior variedade de situações com o objetivo de auxiliar os estudantes a superar as dificuldades na resolução de problemas deste tipo. |
id |
UFPA-6_c453e6bec2ddd231e38cc13d0f583239 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/83 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
spelling |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemasResolução de ProblemaFormulação de ProblemaEstrutura MultiplicativaProfessorEnsino FundamentalO presente artigo ilustra as contribuições que a Psicologia tem trazido para o campo da Educação Matemática. Para isso, dados de pesquisas e discussões teóricas acerca da resolução e formulação de problemas são apresentados. Inicialmente discute-se o que vem a ser um problema, de modo geral e um problema de matemática, de maneira específica. Em seguida, dois estudos são apresentados, voltados para problemas de estrutura multiplicativa. O primeiro versa sobre a formulação de problema por parte de professores do Ensino Fundamental, e o segundo sobre a resolução de problemas por parte de estudantes do Ensino Fundamental. Com base nos dados obtidos em ambos os estudos, são discutidas implicações educacionais, enfatizando-se a necessidade de os professores ampliarem seus conhecimentos sobre problemas de estrutura multiplicativa e de proporem em sala de aula uma maior variedade de situações com o objetivo de auxiliar os estudantes a superar as dificuldades na resolução de problemas deste tipo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/8310.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 78-942675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83/82Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto Magina, Sandra MariaSpinillo, Alina GalvãoLabres Lautert, Sintria2022-11-17T22:38:16Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/83Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:16Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas |
title |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas |
spellingShingle |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas Pinto Magina, Sandra Maria Resolução de Problema Formulação de Problema Estrutura Multiplicativa Professor Ensino Fundamental Pinto Magina, Sandra Maria Resolução de Problema Formulação de Problema Estrutura Multiplicativa Professor Ensino Fundamental |
title_short |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas |
title_full |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas |
title_fullStr |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas |
title_full_unstemmed |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas |
title_sort |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas |
author |
Pinto Magina, Sandra Maria |
author_facet |
Pinto Magina, Sandra Maria Pinto Magina, Sandra Maria Spinillo, Alina Galvão Labres Lautert, Sintria Spinillo, Alina Galvão Labres Lautert, Sintria |
author_role |
author |
author2 |
Spinillo, Alina Galvão Labres Lautert, Sintria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto Magina, Sandra Maria Spinillo, Alina Galvão Labres Lautert, Sintria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de Problema Formulação de Problema Estrutura Multiplicativa Professor Ensino Fundamental |
topic |
Resolução de Problema Formulação de Problema Estrutura Multiplicativa Professor Ensino Fundamental |
description |
O presente artigo ilustra as contribuições que a Psicologia tem trazido para o campo da Educação Matemática. Para isso, dados de pesquisas e discussões teóricas acerca da resolução e formulação de problemas são apresentados. Inicialmente discute-se o que vem a ser um problema, de modo geral e um problema de matemática, de maneira específica. Em seguida, dois estudos são apresentados, voltados para problemas de estrutura multiplicativa. O primeiro versa sobre a formulação de problema por parte de professores do Ensino Fundamental, e o segundo sobre a resolução de problemas por parte de estudantes do Ensino Fundamental. Com base nos dados obtidos em ambos os estudos, são discutidas implicações educacionais, enfatizando-se a necessidade de os professores ampliarem seus conhecimentos sobre problemas de estrutura multiplicativa e de proporem em sala de aula uma maior variedade de situações com o objetivo de auxiliar os estudantes a superar as dificuldades na resolução de problemas deste tipo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83/82 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 78-94 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1822179651497230336 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301 |