Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto Magina, Sandra Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Spinillo, Alina Galvão, Labres Lautert, Sintria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83
Resumo: O presente artigo ilustra as contribuições que a Psicologia tem trazido para o campo da Educação Matemática. Para isso, dados de pesquisas e discussões teóricas acerca da resolução e formulação de problemas são apresentados. Inicialmente discute-se o que vem a ser um problema, de modo geral e um problema de matemática, de maneira específica. Em seguida, dois estudos são apresentados, voltados para problemas de estrutura multiplicativa. O primeiro versa sobre a formulação de problema por parte de professores do Ensino Fundamental, e o segundo sobre a resolução de problemas por parte de estudantes do Ensino Fundamental. Com base nos dados obtidos em ambos os estudos, são discutidas implicações educacionais, enfatizando-se a necessidade de os professores ampliarem seus conhecimentos sobre problemas de estrutura multiplicativa e de proporem em sala de aula uma maior variedade de situações com o objetivo de auxiliar os estudantes a superar as dificuldades na resolução de problemas deste tipo.
id UFPA-6_c453e6bec2ddd231e38cc13d0f583239
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/83
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemasResolução de ProblemaFormulação de ProblemaEstrutura MultiplicativaProfessorEnsino FundamentalO presente artigo ilustra as contribuições que a Psicologia tem trazido para o campo da Educação Matemática. Para isso, dados de pesquisas e discussões teóricas acerca da resolução e formulação de problemas são apresentados. Inicialmente discute-se o que vem a ser um problema, de modo geral e um problema de matemática, de maneira específica. Em seguida, dois estudos são apresentados, voltados para problemas de estrutura multiplicativa. O primeiro versa sobre a formulação de problema por parte de professores do Ensino Fundamental, e o segundo sobre a resolução de problemas por parte de estudantes do Ensino Fundamental. Com base nos dados obtidos em ambos os estudos, são discutidas implicações educacionais, enfatizando-se a necessidade de os professores ampliarem seus conhecimentos sobre problemas de estrutura multiplicativa e de proporem em sala de aula uma maior variedade de situações com o objetivo de auxiliar os estudantes a superar as dificuldades na resolução de problemas deste tipo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/8310.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 78-942675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83/82Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto Magina, Sandra MariaSpinillo, Alina GalvãoLabres Lautert, Sintria2022-11-17T22:38:16Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/83Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:16Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
title Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
spellingShingle Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
Pinto Magina, Sandra Maria
Resolução de Problema
Formulação de Problema
Estrutura Multiplicativa
Professor
Ensino Fundamental
title_short Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
title_full Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
title_fullStr Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
title_full_unstemmed Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
title_sort Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
author Pinto Magina, Sandra Maria
author_facet Pinto Magina, Sandra Maria
Spinillo, Alina Galvão
Labres Lautert, Sintria
author_role author
author2 Spinillo, Alina Galvão
Labres Lautert, Sintria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto Magina, Sandra Maria
Spinillo, Alina Galvão
Labres Lautert, Sintria
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de Problema
Formulação de Problema
Estrutura Multiplicativa
Professor
Ensino Fundamental
topic Resolução de Problema
Formulação de Problema
Estrutura Multiplicativa
Professor
Ensino Fundamental
description O presente artigo ilustra as contribuições que a Psicologia tem trazido para o campo da Educação Matemática. Para isso, dados de pesquisas e discussões teóricas acerca da resolução e formulação de problemas são apresentados. Inicialmente discute-se o que vem a ser um problema, de modo geral e um problema de matemática, de maneira específica. Em seguida, dois estudos são apresentados, voltados para problemas de estrutura multiplicativa. O primeiro versa sobre a formulação de problema por parte de professores do Ensino Fundamental, e o segundo sobre a resolução de problemas por parte de estudantes do Ensino Fundamental. Com base nos dados obtidos em ambos os estudos, são discutidas implicações educacionais, enfatizando-se a necessidade de os professores ampliarem seus conhecimentos sobre problemas de estrutura multiplicativa e de proporem em sala de aula uma maior variedade de situações com o objetivo de auxiliar os estudantes a superar as dificuldades na resolução de problemas deste tipo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83/82
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 78-94
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002779918336