Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto Magina, Sandra Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Spinillo, Alina Galvão, Labres Lautert, Sintria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83
Resumo: O presente artigo ilustra as contribuições que a Psicologia tem trazido para o campo da Educação Matemática. Para isso, dados de pesquisas e discussões teóricas acerca da resolução e formulação de problemas são apresentados. Inicialmente discute-se o que vem a ser um problema, de modo geral e um problema de matemática, de maneira específica. Em seguida, dois estudos são apresentados, voltados para problemas de estrutura multiplicativa. O primeiro versa sobre a formulação de problema por parte de professores do Ensino Fundamental, e o segundo sobre a resolução de problemas por parte de estudantes do Ensino Fundamental. Com base nos dados obtidos em ambos os estudos, são discutidas implicações educacionais, enfatizando-se a necessidade de os professores ampliarem seus conhecimentos sobre problemas de estrutura multiplicativa e de proporem em sala de aula uma maior variedade de situações com o objetivo de auxiliar os estudantes a superar as dificuldades na resolução de problemas deste tipo.
id UFPA-6_c453e6bec2ddd231e38cc13d0f583239
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/83
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
spelling Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemasResolução de ProblemaFormulação de ProblemaEstrutura MultiplicativaProfessorEnsino FundamentalO presente artigo ilustra as contribuições que a Psicologia tem trazido para o campo da Educação Matemática. Para isso, dados de pesquisas e discussões teóricas acerca da resolução e formulação de problemas são apresentados. Inicialmente discute-se o que vem a ser um problema, de modo geral e um problema de matemática, de maneira específica. Em seguida, dois estudos são apresentados, voltados para problemas de estrutura multiplicativa. O primeiro versa sobre a formulação de problema por parte de professores do Ensino Fundamental, e o segundo sobre a resolução de problemas por parte de estudantes do Ensino Fundamental. Com base nos dados obtidos em ambos os estudos, são discutidas implicações educacionais, enfatizando-se a necessidade de os professores ampliarem seus conhecimentos sobre problemas de estrutura multiplicativa e de proporem em sala de aula uma maior variedade de situações com o objetivo de auxiliar os estudantes a superar as dificuldades na resolução de problemas deste tipo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/8310.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 78-942675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83/82Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto Magina, Sandra MariaSpinillo, Alina GalvãoLabres Lautert, Sintria2022-11-17T22:38:16Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/83Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:16Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
title Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
spellingShingle Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
Pinto Magina, Sandra Maria
Resolução de Problema
Formulação de Problema
Estrutura Multiplicativa
Professor
Ensino Fundamental
Pinto Magina, Sandra Maria
Resolução de Problema
Formulação de Problema
Estrutura Multiplicativa
Professor
Ensino Fundamental
title_short Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
title_full Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
title_fullStr Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
title_full_unstemmed Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
title_sort Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
author Pinto Magina, Sandra Maria
author_facet Pinto Magina, Sandra Maria
Pinto Magina, Sandra Maria
Spinillo, Alina Galvão
Labres Lautert, Sintria
Spinillo, Alina Galvão
Labres Lautert, Sintria
author_role author
author2 Spinillo, Alina Galvão
Labres Lautert, Sintria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto Magina, Sandra Maria
Spinillo, Alina Galvão
Labres Lautert, Sintria
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de Problema
Formulação de Problema
Estrutura Multiplicativa
Professor
Ensino Fundamental
topic Resolução de Problema
Formulação de Problema
Estrutura Multiplicativa
Professor
Ensino Fundamental
description O presente artigo ilustra as contribuições que a Psicologia tem trazido para o campo da Educação Matemática. Para isso, dados de pesquisas e discussões teóricas acerca da resolução e formulação de problemas são apresentados. Inicialmente discute-se o que vem a ser um problema, de modo geral e um problema de matemática, de maneira específica. Em seguida, dois estudos são apresentados, voltados para problemas de estrutura multiplicativa. O primeiro versa sobre a formulação de problema por parte de professores do Ensino Fundamental, e o segundo sobre a resolução de problemas por parte de estudantes do Ensino Fundamental. Com base nos dados obtidos em ambos os estudos, são discutidas implicações educacionais, enfatizando-se a necessidade de os professores ampliarem seus conhecimentos sobre problemas de estrutura multiplicativa e de proporem em sala de aula uma maior variedade de situações com o objetivo de auxiliar os estudantes a superar as dificuldades na resolução de problemas deste tipo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83/82
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 78-94
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1822179651497230336
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301