Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83 |
Resumo: | O presente artigo ilustra as contribuições que a Psicologia tem trazido para o campo da Educação Matemática. Para isso, dados de pesquisas e discussões teóricas acerca da resolução e formulação de problemas são apresentados. Inicialmente discute-se o que vem a ser um problema, de modo geral e um problema de matemática, de maneira específica. Em seguida, dois estudos são apresentados, voltados para problemas de estrutura multiplicativa. O primeiro versa sobre a formulação de problema por parte de professores do Ensino Fundamental, e o segundo sobre a resolução de problemas por parte de estudantes do Ensino Fundamental. Com base nos dados obtidos em ambos os estudos, são discutidas implicações educacionais, enfatizando-se a necessidade de os professores ampliarem seus conhecimentos sobre problemas de estrutura multiplicativa e de proporem em sala de aula uma maior variedade de situações com o objetivo de auxiliar os estudantes a superar as dificuldades na resolução de problemas deste tipo. |
id |
UFPA-6_c453e6bec2ddd231e38cc13d0f583239 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/83 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemasResolução de ProblemaFormulação de ProblemaEstrutura MultiplicativaProfessorEnsino FundamentalO presente artigo ilustra as contribuições que a Psicologia tem trazido para o campo da Educação Matemática. Para isso, dados de pesquisas e discussões teóricas acerca da resolução e formulação de problemas são apresentados. Inicialmente discute-se o que vem a ser um problema, de modo geral e um problema de matemática, de maneira específica. Em seguida, dois estudos são apresentados, voltados para problemas de estrutura multiplicativa. O primeiro versa sobre a formulação de problema por parte de professores do Ensino Fundamental, e o segundo sobre a resolução de problemas por parte de estudantes do Ensino Fundamental. Com base nos dados obtidos em ambos os estudos, são discutidas implicações educacionais, enfatizando-se a necessidade de os professores ampliarem seus conhecimentos sobre problemas de estrutura multiplicativa e de proporem em sala de aula uma maior variedade de situações com o objetivo de auxiliar os estudantes a superar as dificuldades na resolução de problemas deste tipo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/8310.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 78-942675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83/82Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto Magina, Sandra MariaSpinillo, Alina GalvãoLabres Lautert, Sintria2022-11-17T22:38:16Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/83Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:16Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas |
title |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas |
spellingShingle |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas Pinto Magina, Sandra Maria Resolução de Problema Formulação de Problema Estrutura Multiplicativa Professor Ensino Fundamental |
title_short |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas |
title_full |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas |
title_fullStr |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas |
title_full_unstemmed |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas |
title_sort |
Raciocínio multiplicativo discutido a partir da resolução e formulacão de problemas |
author |
Pinto Magina, Sandra Maria |
author_facet |
Pinto Magina, Sandra Maria Spinillo, Alina Galvão Labres Lautert, Sintria |
author_role |
author |
author2 |
Spinillo, Alina Galvão Labres Lautert, Sintria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto Magina, Sandra Maria Spinillo, Alina Galvão Labres Lautert, Sintria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de Problema Formulação de Problema Estrutura Multiplicativa Professor Ensino Fundamental |
topic |
Resolução de Problema Formulação de Problema Estrutura Multiplicativa Professor Ensino Fundamental |
description |
O presente artigo ilustra as contribuições que a Psicologia tem trazido para o campo da Educação Matemática. Para isso, dados de pesquisas e discussões teóricas acerca da resolução e formulação de problemas são apresentados. Inicialmente discute-se o que vem a ser um problema, de modo geral e um problema de matemática, de maneira específica. Em seguida, dois estudos são apresentados, voltados para problemas de estrutura multiplicativa. O primeiro versa sobre a formulação de problema por parte de professores do Ensino Fundamental, e o segundo sobre a resolução de problemas por parte de estudantes do Ensino Fundamental. Com base nos dados obtidos em ambos os estudos, são discutidas implicações educacionais, enfatizando-se a necessidade de os professores ampliarem seus conhecimentos sobre problemas de estrutura multiplicativa e de proporem em sala de aula uma maior variedade de situações com o objetivo de auxiliar os estudantes a superar as dificuldades na resolução de problemas deste tipo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p78-94.id301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/83/82 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 78-94 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002779918336 |