CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tapia Sartori, Alice Stephanie
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira de Moraes, João Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/133
Resumo: A ciência permeia o cotidiano das pessoas, perpassando a constituição no modo de pensar sobre temas polêmicos na sociedade. Neste contexto, este trabalho visa discutir o poder da ciência, as visões sobre ela daqueles que procuram respaldar seus argumentos embasados em padrões científicos e o papel da escola e do livro didático perante isso. Como foco problematizador utilizamos a questão, atualmente debatida, homossexualidade, partindo dos vídeos: entrevista com o pastor Silas Malafaia, resposta do geneticista Eli Vieira e contra resposta do pastor. Como percurso para escrita, iniciamos com alguns apontamentos sobre a história da homossexualidade, como os saberes da ciência influenciaram nessas questões e como são vistas na atualidade. A partir desta problemática delineamos pressupostos utilizados para validar argumentos por meio de aspectos científicos e as concepções de ciência pertinentes aos sujeitos dos vídeos. E, levando em consideração que a escola é um lugar privilegiado para constituição de subjetividades, propomos que questões sociais e concepções sobre ciência podem também ser debatidas ali e não deixadas de lado como vem sendo feitas.
id IFES-1_fc9f8542a3ce21fe4aae9d9813afe6aa
oai_identifier_str oai::article/133
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADEConcepções de ciênciaEducação científicaHomossexualidadeLivro didáticoA ciência permeia o cotidiano das pessoas, perpassando a constituição no modo de pensar sobre temas polêmicos na sociedade. Neste contexto, este trabalho visa discutir o poder da ciência, as visões sobre ela daqueles que procuram respaldar seus argumentos embasados em padrões científicos e o papel da escola e do livro didático perante isso. Como foco problematizador utilizamos a questão, atualmente debatida, homossexualidade, partindo dos vídeos: entrevista com o pastor Silas Malafaia, resposta do geneticista Eli Vieira e contra resposta do pastor. Como percurso para escrita, iniciamos com alguns apontamentos sobre a história da homossexualidade, como os saberes da ciência influenciaram nessas questões e como são vistas na atualidade. A partir desta problemática delineamos pressupostos utilizados para validar argumentos por meio de aspectos científicos e as concepções de ciência pertinentes aos sujeitos dos vídeos. E, levando em consideração que a escola é um lugar privilegiado para constituição de subjetividades, propomos que questões sociais e concepções sobre ciência podem também ser debatidas ali e não deixadas de lado como vem sendo feitas.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13310.36524/dect.v5i04.133Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 67-832236-215010.36524/dect.v5i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/133/128Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTapia Sartori, Alice StephaniePereira de Moraes, João Carlos2019-12-06T16:21:56Zoai::article/133Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:03.816283Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE
title CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE
spellingShingle CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE
Tapia Sartori, Alice Stephanie
Concepções de ciência
Educação científica
Homossexualidade
Livro didático
title_short CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE
title_full CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE
title_fullStr CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE
title_full_unstemmed CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE
title_sort CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE
author Tapia Sartori, Alice Stephanie
author_facet Tapia Sartori, Alice Stephanie
Pereira de Moraes, João Carlos
author_role author
author2 Pereira de Moraes, João Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tapia Sartori, Alice Stephanie
Pereira de Moraes, João Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções de ciência
Educação científica
Homossexualidade
Livro didático
topic Concepções de ciência
Educação científica
Homossexualidade
Livro didático
description A ciência permeia o cotidiano das pessoas, perpassando a constituição no modo de pensar sobre temas polêmicos na sociedade. Neste contexto, este trabalho visa discutir o poder da ciência, as visões sobre ela daqueles que procuram respaldar seus argumentos embasados em padrões científicos e o papel da escola e do livro didático perante isso. Como foco problematizador utilizamos a questão, atualmente debatida, homossexualidade, partindo dos vídeos: entrevista com o pastor Silas Malafaia, resposta do geneticista Eli Vieira e contra resposta do pastor. Como percurso para escrita, iniciamos com alguns apontamentos sobre a história da homossexualidade, como os saberes da ciência influenciaram nessas questões e como são vistas na atualidade. A partir desta problemática delineamos pressupostos utilizados para validar argumentos por meio de aspectos científicos e as concepções de ciência pertinentes aos sujeitos dos vídeos. E, levando em consideração que a escola é um lugar privilegiado para constituição de subjetividades, propomos que questões sociais e concepções sobre ciência podem também ser debatidas ali e não deixadas de lado como vem sendo feitas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/133
10.36524/dect.v5i04.133
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/133
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i04.133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/133/128
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 67-83
2236-2150
10.36524/dect.v5i04
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028084649984