CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/133 |
Resumo: | A ciência permeia o cotidiano das pessoas, perpassando a constituição no modo de pensar sobre temas polêmicos na sociedade. Neste contexto, este trabalho visa discutir o poder da ciência, as visões sobre ela daqueles que procuram respaldar seus argumentos embasados em padrões científicos e o papel da escola e do livro didático perante isso. Como foco problematizador utilizamos a questão, atualmente debatida, homossexualidade, partindo dos vídeos: entrevista com o pastor Silas Malafaia, resposta do geneticista Eli Vieira e contra resposta do pastor. Como percurso para escrita, iniciamos com alguns apontamentos sobre a história da homossexualidade, como os saberes da ciência influenciaram nessas questões e como são vistas na atualidade. A partir desta problemática delineamos pressupostos utilizados para validar argumentos por meio de aspectos científicos e as concepções de ciência pertinentes aos sujeitos dos vídeos. E, levando em consideração que a escola é um lugar privilegiado para constituição de subjetividades, propomos que questões sociais e concepções sobre ciência podem também ser debatidas ali e não deixadas de lado como vem sendo feitas. |
id |
IFES-1_fc9f8542a3ce21fe4aae9d9813afe6aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/133 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADEConcepções de ciênciaEducação científicaHomossexualidadeLivro didáticoA ciência permeia o cotidiano das pessoas, perpassando a constituição no modo de pensar sobre temas polêmicos na sociedade. Neste contexto, este trabalho visa discutir o poder da ciência, as visões sobre ela daqueles que procuram respaldar seus argumentos embasados em padrões científicos e o papel da escola e do livro didático perante isso. Como foco problematizador utilizamos a questão, atualmente debatida, homossexualidade, partindo dos vídeos: entrevista com o pastor Silas Malafaia, resposta do geneticista Eli Vieira e contra resposta do pastor. Como percurso para escrita, iniciamos com alguns apontamentos sobre a história da homossexualidade, como os saberes da ciência influenciaram nessas questões e como são vistas na atualidade. A partir desta problemática delineamos pressupostos utilizados para validar argumentos por meio de aspectos científicos e as concepções de ciência pertinentes aos sujeitos dos vídeos. E, levando em consideração que a escola é um lugar privilegiado para constituição de subjetividades, propomos que questões sociais e concepções sobre ciência podem também ser debatidas ali e não deixadas de lado como vem sendo feitas.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13310.36524/dect.v5i04.133Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 67-832236-215010.36524/dect.v5i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/133/128Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTapia Sartori, Alice StephaniePereira de Moraes, João Carlos2019-12-06T16:21:56Zoai::article/133Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:03.816283Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE |
title |
CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE |
spellingShingle |
CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE Tapia Sartori, Alice Stephanie Concepções de ciência Educação científica Homossexualidade Livro didático |
title_short |
CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE |
title_full |
CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE |
title_fullStr |
CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE |
title_full_unstemmed |
CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE |
title_sort |
CIÊNCIA E PODER: A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE |
author |
Tapia Sartori, Alice Stephanie |
author_facet |
Tapia Sartori, Alice Stephanie Pereira de Moraes, João Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Pereira de Moraes, João Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tapia Sartori, Alice Stephanie Pereira de Moraes, João Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções de ciência Educação científica Homossexualidade Livro didático |
topic |
Concepções de ciência Educação científica Homossexualidade Livro didático |
description |
A ciência permeia o cotidiano das pessoas, perpassando a constituição no modo de pensar sobre temas polêmicos na sociedade. Neste contexto, este trabalho visa discutir o poder da ciência, as visões sobre ela daqueles que procuram respaldar seus argumentos embasados em padrões científicos e o papel da escola e do livro didático perante isso. Como foco problematizador utilizamos a questão, atualmente debatida, homossexualidade, partindo dos vídeos: entrevista com o pastor Silas Malafaia, resposta do geneticista Eli Vieira e contra resposta do pastor. Como percurso para escrita, iniciamos com alguns apontamentos sobre a história da homossexualidade, como os saberes da ciência influenciaram nessas questões e como são vistas na atualidade. A partir desta problemática delineamos pressupostos utilizados para validar argumentos por meio de aspectos científicos e as concepções de ciência pertinentes aos sujeitos dos vídeos. E, levando em consideração que a escola é um lugar privilegiado para constituição de subjetividades, propomos que questões sociais e concepções sobre ciência podem também ser debatidas ali e não deixadas de lado como vem sendo feitas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/133 10.36524/dect.v5i04.133 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/133 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v5i04.133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/133/128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 67-83 2236-2150 10.36524/dect.v5i04 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028084649984 |