A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vértices (Campos dos Goitacazes. Online) |
Texto Completo: | https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20030008 |
Resumo: | O presente trabalho relata as experiências desenvolvidas para implantação da Educação Ambiental (E.A.) na UNED Macaé do CEFET Campos, durante os anos de 1997 a 2002. O objetivo principal deste estudo é avaliar a contribuição das metodologias empregadas na formação do cidadão/profissional crítico, comprometido com a mudança de paradigmas e a nova consciência necessárias a melhoria das condições sócio-ambientais a nível local, conforme disposto não só na legislação vigente, mas também no Projeto Político Pedagógico do CEFET Campos. Visou-se também verificar o alcance das ações desenvolvidas para além dos muros da escola, através de contribuições concretas às comunidades envolvidas nas atividades executadas. |
id |
IFFlu_0cff867116a0d6555bf5457ddf5ef938 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.editoraessentia.iff.edu.br:article/128 |
network_acronym_str |
IFFlu |
network_name_str |
Vértices (Campos dos Goitacazes. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafiosEducação ambientalFormação profissionalDiretrizes Curriculares NacionaisO presente trabalho relata as experiências desenvolvidas para implantação da Educação Ambiental (E.A.) na UNED Macaé do CEFET Campos, durante os anos de 1997 a 2002. O objetivo principal deste estudo é avaliar a contribuição das metodologias empregadas na formação do cidadão/profissional crítico, comprometido com a mudança de paradigmas e a nova consciência necessárias a melhoria das condições sócio-ambientais a nível local, conforme disposto não só na legislação vigente, mas também no Projeto Político Pedagógico do CEFET Campos. Visou-se também verificar o alcance das ações desenvolvidas para além dos muros da escola, através de contribuições concretas às comunidades envolvidas nas atividades executadas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense2010-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.2003000810.5935/1809-2667.20030008Revista Vértices; Vol. 5 No. 2 (2003); 25-38Revista Vértices; Vol. 5 Núm. 2 (2003); 25-38Revista Vértices; v. 5 n. 2 (2003); 25-381809-26671415-2843reponame:Vértices (Campos dos Goitacazes. Online)instname:Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazesinstacron:IFFluminenseporhttps://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20030008/116Ferreira, Maria Inês PaesMello, Dalila Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-14T10:07:21Zoai:ojs.editoraessentia.iff.edu.br:article/128Revistahttps://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/PUBhttps://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/oaiessentia@iff.edu.br1809-26671415-2843opendoar:2022-01-14T10:07:21Vértices (Campos dos Goitacazes. Online) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazesfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios |
title |
A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios |
spellingShingle |
A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios Ferreira, Maria Inês Paes Educação ambiental Formação profissional Diretrizes Curriculares Nacionais |
title_short |
A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios |
title_full |
A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios |
title_fullStr |
A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios |
title_full_unstemmed |
A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios |
title_sort |
A Educação Ambiental no Processo de Formação Profissional: Perspectivas, impasses e desafios |
author |
Ferreira, Maria Inês Paes |
author_facet |
Ferreira, Maria Inês Paes Mello, Dalila Silva |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Dalila Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Inês Paes Mello, Dalila Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Formação profissional Diretrizes Curriculares Nacionais |
topic |
Educação ambiental Formação profissional Diretrizes Curriculares Nacionais |
description |
O presente trabalho relata as experiências desenvolvidas para implantação da Educação Ambiental (E.A.) na UNED Macaé do CEFET Campos, durante os anos de 1997 a 2002. O objetivo principal deste estudo é avaliar a contribuição das metodologias empregadas na formação do cidadão/profissional crítico, comprometido com a mudança de paradigmas e a nova consciência necessárias a melhoria das condições sócio-ambientais a nível local, conforme disposto não só na legislação vigente, mas também no Projeto Político Pedagógico do CEFET Campos. Visou-se também verificar o alcance das ações desenvolvidas para além dos muros da escola, através de contribuições concretas às comunidades envolvidas nas atividades executadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20030008 10.5935/1809-2667.20030008 |
url |
https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20030008 |
identifier_str_mv |
10.5935/1809-2667.20030008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20030008/116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Vértices; Vol. 5 No. 2 (2003); 25-38 Revista Vértices; Vol. 5 Núm. 2 (2003); 25-38 Revista Vértices; v. 5 n. 2 (2003); 25-38 1809-2667 1415-2843 reponame:Vértices (Campos dos Goitacazes. Online) instname:Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes instacron:IFFluminense |
instname_str |
Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes |
instacron_str |
IFFluminense |
institution |
IFFluminense |
reponame_str |
Vértices (Campos dos Goitacazes. Online) |
collection |
Vértices (Campos dos Goitacazes. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vértices (Campos dos Goitacazes. Online) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes |
repository.mail.fl_str_mv |
essentia@iff.edu.br |
_version_ |
1797077559598383104 |