A abordagem da Educação Ambiental na Educação Profissional publicizada na REMEAThe Environmental Education Approach in Professional Technical Education published in REMEAEl enfoque de la Educación Ambiental en la Educación Profesional publicada en la REMEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Andréa Bulloza Trigo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zitzke, Viviane Aquino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8571
Resumo: Este artigo é baseado em um levantamento das produções da Revista do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) realizado com a intenção de verificar a presença de artigos que discutem a Educação Ambiental nos níveis da educação formal, em especial, na Educação Profissional Técnica, em nível médio. Para tal, foi realizado um recorte das edições de 2013 a 2018, considerando a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, que determinou a abordagem da Educação Ambiental em todas as fases, etapas, níveis e modalidades, de maneira contínua e permanente, portanto na Educação Profissional Técnica. A metodologia consistiu na averiguação dos títulos e resumos que evidenciassem a temática ambiental abordada no campo educacional formal, envolvendo estudantes, com foco na Educação Profissional Técnica, e revelou uma baixa produção científica nesta área. This article is based on a survey of the productions of the brazilian magazine Revista do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) carried out with the intention of verifying the presence of articles that discuss Environmental Education in the levels of formal education, especially in Professional Technical Education, at secundary school. To this end, a review was made of the editions from 2013 to 2018, considering the publication of the National Curricular Guidelines for Environmental Education, which determined the approach of Environmental Education in all phases, stages, levels and modalities, in a continuous and permanent manner, therefore in Technical Professional Education. The methodology consisted in the investigation of the titles and summaries that evidenced the environmental theme addressed in the formal educational field, involving students, focusing on Technical Professional Education, and revealed a low scientific production in this area. Este artículo fue hecho a partir de un levantamento de las producciones de la Revista de Maestria en Educación Ambiental (REMEA) y realizado con la intención de verificar la presencia de artículos que discutiesen la Educación Ambiental en la educación formal, en especial, en la Educación Profesional Técnica , con enfasis en la educación secundária. Para tanto, fue hecho un recorte de las ediciones de 2013 a 2018, considerando a publicación de las Diretrizes Curriculares Nacionais para la Educación Ambiental., fecha cuándo quedó determinado que la Educación Ambiental deveria ser desenvuelta en todas las fases, etapas, niveles y modalidades, de forma continua y permanente, portanto, en la Educación Profesional y Técnica. Para desenvolver este trabajo fueran levantados los títulos y resumenes que apuntasen la temática ambiental, envolviendo estudiantes, abordada en el âmbito de la Educación Profesional Técnica. Fue indentificado una baja producción científica en esta área.
id FURG-9_45325cdcf7cc73cbcc19f6def967a410
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8571
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A abordagem da Educação Ambiental na Educação Profissional publicizada na REMEAThe Environmental Education Approach in Professional Technical Education published in REMEAEl enfoque de la Educación Ambiental en la Educación Profesional publicada en la REMEAEducação Ambiental. Educação Profissional Técnica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.Este artigo é baseado em um levantamento das produções da Revista do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) realizado com a intenção de verificar a presença de artigos que discutem a Educação Ambiental nos níveis da educação formal, em especial, na Educação Profissional Técnica, em nível médio. Para tal, foi realizado um recorte das edições de 2013 a 2018, considerando a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, que determinou a abordagem da Educação Ambiental em todas as fases, etapas, níveis e modalidades, de maneira contínua e permanente, portanto na Educação Profissional Técnica. A metodologia consistiu na averiguação dos títulos e resumos que evidenciassem a temática ambiental abordada no campo educacional formal, envolvendo estudantes, com foco na Educação Profissional Técnica, e revelou uma baixa produção científica nesta área. This article is based on a survey of the productions of the brazilian magazine Revista do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) carried out with the intention of verifying the presence of articles that discuss Environmental Education in the levels of formal education, especially in Professional Technical Education, at secundary school. To this end, a review was made of the editions from 2013 to 2018, considering the publication of the National Curricular Guidelines for Environmental Education, which determined the approach of Environmental Education in all phases, stages, levels and modalities, in a continuous and permanent manner, therefore in Technical Professional Education. The methodology consisted in the investigation of the titles and summaries that evidenced the environmental theme addressed in the formal educational field, involving students, focusing on Technical Professional Education, and revealed a low scientific production in this area. Este artículo fue hecho a partir de un levantamento de las producciones de la Revista de Maestria en Educación Ambiental (REMEA) y realizado con la intención de verificar la presencia de artículos que discutiesen la Educación Ambiental en la educación formal, en especial, en la Educación Profesional Técnica , con enfasis en la educación secundária. Para tanto, fue hecho un recorte de las ediciones de 2013 a 2018, considerando a publicación de las Diretrizes Curriculares Nacionais para la Educación Ambiental., fecha cuándo quedó determinado que la Educación Ambiental deveria ser desenvuelta en todas las fases, etapas, niveles y modalidades, de forma continua y permanente, portanto, en la Educación Profesional y Técnica. Para desenvolver este trabajo fueran levantados los títulos y resumenes que apuntasen la temática ambiental, envolviendo estudiantes, abordada en el âmbito de la Educación Profesional Técnica. Fue indentificado una baja producción científica en esta área.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/857110.14295/remea.v0i1.8571REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 167-1811517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8571/5509Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Andréa Bulloza TrigoZitzke, Viviane Aquino2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8571Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem da Educação Ambiental na Educação Profissional publicizada na REMEAThe Environmental Education Approach in Professional Technical Education published in REMEAEl enfoque de la Educación Ambiental en la Educación Profesional publicada en la REMEA
title A abordagem da Educação Ambiental na Educação Profissional publicizada na REMEAThe Environmental Education Approach in Professional Technical Education published in REMEAEl enfoque de la Educación Ambiental en la Educación Profesional publicada en la REMEA
spellingShingle A abordagem da Educação Ambiental na Educação Profissional publicizada na REMEAThe Environmental Education Approach in Professional Technical Education published in REMEAEl enfoque de la Educación Ambiental en la Educación Profesional publicada en la REMEA
Passos, Andréa Bulloza Trigo
Educação Ambiental. Educação Profissional Técnica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.
title_short A abordagem da Educação Ambiental na Educação Profissional publicizada na REMEAThe Environmental Education Approach in Professional Technical Education published in REMEAEl enfoque de la Educación Ambiental en la Educación Profesional publicada en la REMEA
title_full A abordagem da Educação Ambiental na Educação Profissional publicizada na REMEAThe Environmental Education Approach in Professional Technical Education published in REMEAEl enfoque de la Educación Ambiental en la Educación Profesional publicada en la REMEA
title_fullStr A abordagem da Educação Ambiental na Educação Profissional publicizada na REMEAThe Environmental Education Approach in Professional Technical Education published in REMEAEl enfoque de la Educación Ambiental en la Educación Profesional publicada en la REMEA
title_full_unstemmed A abordagem da Educação Ambiental na Educação Profissional publicizada na REMEAThe Environmental Education Approach in Professional Technical Education published in REMEAEl enfoque de la Educación Ambiental en la Educación Profesional publicada en la REMEA
title_sort A abordagem da Educação Ambiental na Educação Profissional publicizada na REMEAThe Environmental Education Approach in Professional Technical Education published in REMEAEl enfoque de la Educación Ambiental en la Educación Profesional publicada en la REMEA
author Passos, Andréa Bulloza Trigo
author_facet Passos, Andréa Bulloza Trigo
Zitzke, Viviane Aquino
author_role author
author2 Zitzke, Viviane Aquino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Andréa Bulloza Trigo
Zitzke, Viviane Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Educação Profissional Técnica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.
topic Educação Ambiental. Educação Profissional Técnica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.
description Este artigo é baseado em um levantamento das produções da Revista do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) realizado com a intenção de verificar a presença de artigos que discutem a Educação Ambiental nos níveis da educação formal, em especial, na Educação Profissional Técnica, em nível médio. Para tal, foi realizado um recorte das edições de 2013 a 2018, considerando a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, que determinou a abordagem da Educação Ambiental em todas as fases, etapas, níveis e modalidades, de maneira contínua e permanente, portanto na Educação Profissional Técnica. A metodologia consistiu na averiguação dos títulos e resumos que evidenciassem a temática ambiental abordada no campo educacional formal, envolvendo estudantes, com foco na Educação Profissional Técnica, e revelou uma baixa produção científica nesta área. This article is based on a survey of the productions of the brazilian magazine Revista do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) carried out with the intention of verifying the presence of articles that discuss Environmental Education in the levels of formal education, especially in Professional Technical Education, at secundary school. To this end, a review was made of the editions from 2013 to 2018, considering the publication of the National Curricular Guidelines for Environmental Education, which determined the approach of Environmental Education in all phases, stages, levels and modalities, in a continuous and permanent manner, therefore in Technical Professional Education. The methodology consisted in the investigation of the titles and summaries that evidenced the environmental theme addressed in the formal educational field, involving students, focusing on Technical Professional Education, and revealed a low scientific production in this area. Este artículo fue hecho a partir de un levantamento de las producciones de la Revista de Maestria en Educación Ambiental (REMEA) y realizado con la intención de verificar la presencia de artículos que discutiesen la Educación Ambiental en la educación formal, en especial, en la Educación Profesional Técnica , con enfasis en la educación secundária. Para tanto, fue hecho un recorte de las ediciones de 2013 a 2018, considerando a publicación de las Diretrizes Curriculares Nacionais para la Educación Ambiental., fecha cuándo quedó determinado que la Educación Ambiental deveria ser desenvuelta en todas las fases, etapas, niveles y modalidades, de forma continua y permanente, portanto, en la Educación Profesional y Técnica. Para desenvolver este trabajo fueran levantados los títulos y resumenes que apuntasen la temática ambiental, envolviendo estudiantes, abordada en el âmbito de la Educación Profesional Técnica. Fue indentificado una baja producción científica en esta área.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8571
10.14295/remea.v0i1.8571
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8571
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i1.8571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8571/5509
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 167-181
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786646953984