Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil : as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Laryssa Danielly Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44830
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022.
id UNB_93a8b2de2de1dd644a7dd45f3bb9898c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/44830
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil : as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXIServiço socialServiço Social - formação profissionalDiretrizes Curriculares NacionaisDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022.A partir da virada do século XXI, é possível notar profundas modificações na Formação Profissional em Serviço Social no Brasil, pois destacam-se os processos de mercantilização da educação superior no Brasil, a expansão de cursos de graduação privados presenciais e a distância. Esse movimento compõe as metamorfoses profissionais contemporâneas que influenciam diretamente o perfil profissional a ser formado. Considerando esses elementos, sob inspiração do método materialista histórico e dialético, está delineado o objetivo geral desta dissertação: “apreender os caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil na virada do século XXI, a fim de desvendar o panorama formativo, suas tendências e metamorfoses, com base nos marcos teórico-políticos das Diretrizes Curriculares de 1996”. A pesquisa exploratória, com base no enfoque misto, possibilitou os seguintes percursos metodológicos: i) pesquisas bibliográficas, essenciais para o contato inicial ao objeto estudado, para aprofundar as categorias de análise da pesquisa; ii) pesquisa documental através da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Serviço Social das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; iii) análise de conteúdo com base na exploração do material estudado, com uso de um roteiro norteador, e tratamento dos resultados encontrados, relacionando o objeto estudado à totalidade em que está inserido. Desse modo, ao elaborar o panorama formativo em Serviço Social a partir da virada do século, observou-se que 89% da formação sucedem em cursos privados presenciais e a distância e somente 11% da formação ocorrem em cursos públicos presenciais. Nesse sentido, três tendências foram observadas ao longo da pesquisa: a primeira versa sobre a hegemonia de uma educação privada, com fortes indicadores da lógica mercantil da educação no Brasil; a segunda expressa a ausência de cursos públicos em regiões específicas, compreendendo uma formação refém de cursos privados, seja presencial ou a distância; e a terceira tendência expressa a massificação do ensino privado, com assustadora expansão de cursos, vagas e matrículas. Decorridos 25 anos da aprovação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS, torna-se urgente o estudo sobre os desafios hodiernos da formação profissional em Serviço Social no Brasil.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).From the turn of the 21st century, it is possible to notice profound changes in Social Service Professional Qualification in Brazil, as the higher education commodification processes in Brazil, the expansion of on-site and distance private undergraduate courses stands out. This movement makes up the contemporary professional metamorphoses that directly influence the professional profile that one wants to be formed. Considering these elements, under the historical and dialectical materialist method inspiration, the general objective of this dissertation is outlined: “understanding the paths and trends of Social Service professional Qualification in Brazil at the turn of the 21st century, in order to unveil the qualification scenario, its trends and metamorphoses, based on the theoretical-political frameworks of the 1996 Curricular Guidelines”. The exploratory research, based on the mixed approach, allowed the following methodological paths: i) bibliographic research, essential for the initial contact with studied object, to deepen the research analysis categories; ii) documental research through the Social Service Pedagogical Projects Course analysis in the North, Northeast, Midwest, Southeast and South regions; iii) content analysis based on the material studied exploration, using a guiding script, and treatment of the results found, relating the studied object to the totality in which it is inserted. Thus, when elaborating the training panorama in Social Service from the turn of the century, it was observed that 89% of the qualification take place in presential and distance private courses and only 11% of the qualification take place in presential public courses. Three trends were observed throughout the research: the first one deals with the private education hegemony, with strong indicators of the mercantile logic of education in Brazil; the second expresses the absence of public courses in specific regions, comprising training held hostage to private courses, whether presential or at a distance; and the third trend expresses the private education massification, with a frightening expansion of courses, vacancies and enrollments. Twenty-five years after the approval of the ABEPSS Curriculum Guidelines, it is urgent to study the current challenges of Social Service Professional Qualification in Brazil.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de Serviço Social (ICH SER)Programa de Pós-Graduação em Política SocialGoin, Mariléialaryssadsfernandes@outlook.comFernandes, Laryssa Danielly Silva2022-09-15T21:36:01Z2022-09-15T21:36:01Z2022-09-152022-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Laryssa Danielly Silva. Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil: as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXI. 2022. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44830A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:29:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/44830Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:29:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil : as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXI
title Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil : as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXI
spellingShingle Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil : as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXI
Fernandes, Laryssa Danielly Silva
Serviço social
Serviço Social - formação profissional
Diretrizes Curriculares Nacionais
title_short Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil : as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXI
title_full Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil : as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXI
title_fullStr Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil : as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXI
title_full_unstemmed Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil : as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXI
title_sort Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil : as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXI
author Fernandes, Laryssa Danielly Silva
author_facet Fernandes, Laryssa Danielly Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goin, Mariléia
laryssadsfernandes@outlook.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Laryssa Danielly Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social
Serviço Social - formação profissional
Diretrizes Curriculares Nacionais
topic Serviço social
Serviço Social - formação profissional
Diretrizes Curriculares Nacionais
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-15T21:36:01Z
2022-09-15T21:36:01Z
2022-09-15
2022-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Laryssa Danielly Silva. Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil: as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXI. 2022. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/44830
identifier_str_mv FERNANDES, Laryssa Danielly Silva. Caminhos e tendências da formação profissional em Serviço Social no Brasil: as metamorfoses e o panorama formativo na virada do século XXI. 2022. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508181530869760