ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS ABORDAGENS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Wesley Lima de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nogueira, Wanderleia Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/345
Resumo: Esta comunicação procura refletir sobre o processo de construção da Educação História presente nos livros didáticos promovendo uma reflexão acerca do atores sociais envolvidos em processos como da colonização na América Latina e no Brasil, e da forma que estes são abordados dentro do processo de educação. A partir das reflexões de Tim Ingold sobre a Educação da Atenção, traçar-se a diversas configurações de apresentação da forma de ensinar história.Palavras Chave: Ensino de História, atores sociais, educação da atenção.
id IFGO-1_45770833c07d3fd2aa0702f7c8143a7a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/345
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS ABORDAGENSEnsino de Históriaatores sociaiseducação da atençãoEsta comunicação procura refletir sobre o processo de construção da Educação História presente nos livros didáticos promovendo uma reflexão acerca do atores sociais envolvidos em processos como da colonização na América Latina e no Brasil, e da forma que estes são abordados dentro do processo de educação. A partir das reflexões de Tim Ingold sobre a Educação da Atenção, traçar-se a diversas configurações de apresentação da forma de ensinar história.Palavras Chave: Ensino de História, atores sociais, educação da atenção.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/34510.33837/msj.v1i5.345Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 5 (2016); 63-65Multi-Science Journal; v. 1 n. 5 (2016); 63-652359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/345/252Copyright (c) 2017 Wesley Lima de Andrade, Wanderleia Silva Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Wesley Lima deNogueira, Wanderleia Silva2018-03-18T10:47:06Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/345Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-03-18T10:47:06Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS ABORDAGENS
title ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS ABORDAGENS
spellingShingle ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS ABORDAGENS
Andrade, Wesley Lima de
Ensino de História
atores sociais
educação da atenção
title_short ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS ABORDAGENS
title_full ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS ABORDAGENS
title_fullStr ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS ABORDAGENS
title_full_unstemmed ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS ABORDAGENS
title_sort ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS ABORDAGENS
author Andrade, Wesley Lima de
author_facet Andrade, Wesley Lima de
Nogueira, Wanderleia Silva
author_role author
author2 Nogueira, Wanderleia Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Wesley Lima de
Nogueira, Wanderleia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
atores sociais
educação da atenção
topic Ensino de História
atores sociais
educação da atenção
description Esta comunicação procura refletir sobre o processo de construção da Educação História presente nos livros didáticos promovendo uma reflexão acerca do atores sociais envolvidos em processos como da colonização na América Latina e no Brasil, e da forma que estes são abordados dentro do processo de educação. A partir das reflexões de Tim Ingold sobre a Educação da Atenção, traçar-se a diversas configurações de apresentação da forma de ensinar história.Palavras Chave: Ensino de História, atores sociais, educação da atenção.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/345
10.33837/msj.v1i5.345
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/345
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i5.345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/345/252
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Wesley Lima de Andrade, Wanderleia Silva Nogueira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Wesley Lima de Andrade, Wanderleia Silva Nogueira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 5 (2016); 63-65
Multi-Science Journal; v. 1 n. 5 (2016); 63-65
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175354130432