INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: percepções de profissionais da educação de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Nilva Cristina de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Christina Vargas Miranda, Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/876
Resumo: A indisciplina é um problema recorrente no processo educacional e que emerge de uma multiplicidade de causas e fatores que se encontram inseridos dentro e fora do contexto escolar. Objetivou-se neste trabalho identificar e analisar as considerações e percepções de um grupo de gestores e professores do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Goiás, a respeito da indisciplina e como eles lidam com a mesma. A pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa sendo utilizados questionários, entrevistas e gravação de áudio para coleta de dados. Observou-se que os professores participantes são graduados em cursos voltados à formação docente, porém, a maioria atua fora da sua área de formação e possui sobrecarga de trabalho. As situações e comportamentos declarados pelos professores e gestores como indisciplina são caracterizados como indisciplina instrucional. O diálogo e a tentativa de compreender o contexto vivenciado pelo aluno foram as condutas apresentadas no enfrentamento do problema. Para minimizar a indisciplina, ambos os grupos de participantes revelam a necessidade de colaboração e participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e melhoria nas relações interpessoais da família. Há concordância entre professores e gestores que consideram o desinteresse como o principal gerador da indisciplina. Desse modo, estratégias diversificadas podem estimular a participação do aluno na aula, minimizando o desinteresse e, consequentemente, a indisciplina. São muitos e diferentes os apontamentos e considerações sobre a indisciplina. Por ser uma situação dinâmica, cabe aos envolvidos com o ambiente escolar serem motivadores das mudanças, partindo a iniciativa na prática de cada docente em sala de aula, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade do ensino.
id IFGO-1_612298ce1ba52b37b289e5479995b959
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/876
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: percepções de profissionais da educação de uma escola da Rede Estadual de Ensino de GoiásIndisciplinaAmbiente escolarComportamentoDiálogoMudançaA indisciplina é um problema recorrente no processo educacional e que emerge de uma multiplicidade de causas e fatores que se encontram inseridos dentro e fora do contexto escolar. Objetivou-se neste trabalho identificar e analisar as considerações e percepções de um grupo de gestores e professores do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Goiás, a respeito da indisciplina e como eles lidam com a mesma. A pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa sendo utilizados questionários, entrevistas e gravação de áudio para coleta de dados. Observou-se que os professores participantes são graduados em cursos voltados à formação docente, porém, a maioria atua fora da sua área de formação e possui sobrecarga de trabalho. As situações e comportamentos declarados pelos professores e gestores como indisciplina são caracterizados como indisciplina instrucional. O diálogo e a tentativa de compreender o contexto vivenciado pelo aluno foram as condutas apresentadas no enfrentamento do problema. Para minimizar a indisciplina, ambos os grupos de participantes revelam a necessidade de colaboração e participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e melhoria nas relações interpessoais da família. Há concordância entre professores e gestores que consideram o desinteresse como o principal gerador da indisciplina. Desse modo, estratégias diversificadas podem estimular a participação do aluno na aula, minimizando o desinteresse e, consequentemente, a indisciplina. São muitos e diferentes os apontamentos e considerações sobre a indisciplina. Por ser uma situação dinâmica, cabe aos envolvidos com o ambiente escolar serem motivadores das mudanças, partindo a iniciativa na prática de cada docente em sala de aula, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade do ensino.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2019-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/87610.33837/msj.v2i1.876Multi-Science Journal; Vol. 2 No. 1 (2019); 33-42Multi-Science Journal; v. 2 n. 1 (2019); 33-422359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/876/761Copyright (c) 2019 Nilva Cristina de Souza, Christina Vargas Miranda Carvalho, Luciana Aparecida Siqueira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Nilva Cristina deCarvalho, Christina Vargas MirandaSilva, Luciana Aparecida Siqueira2019-08-08T19:35:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/876Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-08-08T19:35:04Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: percepções de profissionais da educação de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Goiás
title INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: percepções de profissionais da educação de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Goiás
spellingShingle INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: percepções de profissionais da educação de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Goiás
Souza, Nilva Cristina de
Indisciplina
Ambiente escolar
Comportamento
Diálogo
Mudança
title_short INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: percepções de profissionais da educação de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Goiás
title_full INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: percepções de profissionais da educação de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Goiás
title_fullStr INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: percepções de profissionais da educação de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Goiás
title_full_unstemmed INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: percepções de profissionais da educação de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Goiás
title_sort INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: percepções de profissionais da educação de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Goiás
author Souza, Nilva Cristina de
author_facet Souza, Nilva Cristina de
Carvalho, Christina Vargas Miranda
Silva, Luciana Aparecida Siqueira
author_role author
author2 Carvalho, Christina Vargas Miranda
Silva, Luciana Aparecida Siqueira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Nilva Cristina de
Carvalho, Christina Vargas Miranda
Silva, Luciana Aparecida Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Ambiente escolar
Comportamento
Diálogo
Mudança
topic Indisciplina
Ambiente escolar
Comportamento
Diálogo
Mudança
description A indisciplina é um problema recorrente no processo educacional e que emerge de uma multiplicidade de causas e fatores que se encontram inseridos dentro e fora do contexto escolar. Objetivou-se neste trabalho identificar e analisar as considerações e percepções de um grupo de gestores e professores do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Goiás, a respeito da indisciplina e como eles lidam com a mesma. A pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa sendo utilizados questionários, entrevistas e gravação de áudio para coleta de dados. Observou-se que os professores participantes são graduados em cursos voltados à formação docente, porém, a maioria atua fora da sua área de formação e possui sobrecarga de trabalho. As situações e comportamentos declarados pelos professores e gestores como indisciplina são caracterizados como indisciplina instrucional. O diálogo e a tentativa de compreender o contexto vivenciado pelo aluno foram as condutas apresentadas no enfrentamento do problema. Para minimizar a indisciplina, ambos os grupos de participantes revelam a necessidade de colaboração e participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e melhoria nas relações interpessoais da família. Há concordância entre professores e gestores que consideram o desinteresse como o principal gerador da indisciplina. Desse modo, estratégias diversificadas podem estimular a participação do aluno na aula, minimizando o desinteresse e, consequentemente, a indisciplina. São muitos e diferentes os apontamentos e considerações sobre a indisciplina. Por ser uma situação dinâmica, cabe aos envolvidos com o ambiente escolar serem motivadores das mudanças, partindo a iniciativa na prática de cada docente em sala de aula, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade do ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/876
10.33837/msj.v2i1.876
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/876
identifier_str_mv 10.33837/msj.v2i1.876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/876/761
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 2 No. 1 (2019); 33-42
Multi-Science Journal; v. 2 n. 1 (2019); 33-42
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176176214016