A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa Machado, Lucilene de Freitas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, Miquéias Ferreira, dos Santos, Grazielle Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/587
Resumo: O emprego de aulas com enfoque na experimentação tem se tornado uma estratégia didática cada vez mais utilizada por professores para favorecer a construção do conhecimento científico, estimulando o caráter investigativo e também a tomada de decisão. O presente artigo apresenta uma analise da importância da experimentação em Química para estudantes que estão cursando o Ensino Fundamental. Nesse sentido, foi elaborada uma apostila de aulas experimentais para alunos de 8ª e 9ª série do ensino fundamental. As aulas práticas foram selecionadas e planejadas para aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos, e, para isso, incluíram desde temas tradicionais, como o teste da chama, aos mais atuais, como seriados de TV. Além disso, foi realizada uma visita aos laboratórios de química do IFGoiano – Campus Urutaí onde foi possível realizar as aulas práticas que exigiam maior suporte material e técnico.  Ao final do projeto, os alunos do 9º ano relataram possuir maior interesse pela disciplina e que as aulas práticas auxiliaram na compreensão dos conteúdos até então discutidos teoricamente em sala de aula. Já no 8º ano, essas aulas despertaram grande interesse pela Química antes mesmo desta ser uma disciplina obrigatória na grade curricular.
id IFGO-1_9a53cfaa684a3917404360f897339674
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/587
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GOEnsino de CiênciasExperimentaçãoQuímica.O emprego de aulas com enfoque na experimentação tem se tornado uma estratégia didática cada vez mais utilizada por professores para favorecer a construção do conhecimento científico, estimulando o caráter investigativo e também a tomada de decisão. O presente artigo apresenta uma analise da importância da experimentação em Química para estudantes que estão cursando o Ensino Fundamental. Nesse sentido, foi elaborada uma apostila de aulas experimentais para alunos de 8ª e 9ª série do ensino fundamental. As aulas práticas foram selecionadas e planejadas para aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos, e, para isso, incluíram desde temas tradicionais, como o teste da chama, aos mais atuais, como seriados de TV. Além disso, foi realizada uma visita aos laboratórios de química do IFGoiano – Campus Urutaí onde foi possível realizar as aulas práticas que exigiam maior suporte material e técnico.  Ao final do projeto, os alunos do 9º ano relataram possuir maior interesse pela disciplina e que as aulas práticas auxiliaram na compreensão dos conteúdos até então discutidos teoricamente em sala de aula. Já no 8º ano, essas aulas despertaram grande interesse pela Química antes mesmo desta ser uma disciplina obrigatória na grade curricular.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/58710.33837/msj.v1i13.587Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 9-14Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 9-142359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/587/481Copyright (c) 2018 Miquéias Ferreira Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa Machado, Lucilene de FreitasGomes, Miquéias Ferreirados Santos, Grazielle Alves2019-01-29T17:54:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/587Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-01-29T17:54:38Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO
title A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO
Rosa Machado, Lucilene de Freitas
Ensino de Ciências
Experimentação
Química.
title_short A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO
title_full A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO
title_sort A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO
author Rosa Machado, Lucilene de Freitas
author_facet Rosa Machado, Lucilene de Freitas
Gomes, Miquéias Ferreira
dos Santos, Grazielle Alves
author_role author
author2 Gomes, Miquéias Ferreira
dos Santos, Grazielle Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa Machado, Lucilene de Freitas
Gomes, Miquéias Ferreira
dos Santos, Grazielle Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Experimentação
Química.
topic Ensino de Ciências
Experimentação
Química.
description O emprego de aulas com enfoque na experimentação tem se tornado uma estratégia didática cada vez mais utilizada por professores para favorecer a construção do conhecimento científico, estimulando o caráter investigativo e também a tomada de decisão. O presente artigo apresenta uma analise da importância da experimentação em Química para estudantes que estão cursando o Ensino Fundamental. Nesse sentido, foi elaborada uma apostila de aulas experimentais para alunos de 8ª e 9ª série do ensino fundamental. As aulas práticas foram selecionadas e planejadas para aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos, e, para isso, incluíram desde temas tradicionais, como o teste da chama, aos mais atuais, como seriados de TV. Além disso, foi realizada uma visita aos laboratórios de química do IFGoiano – Campus Urutaí onde foi possível realizar as aulas práticas que exigiam maior suporte material e técnico.  Ao final do projeto, os alunos do 9º ano relataram possuir maior interesse pela disciplina e que as aulas práticas auxiliaram na compreensão dos conteúdos até então discutidos teoricamente em sala de aula. Já no 8º ano, essas aulas despertaram grande interesse pela Química antes mesmo desta ser uma disciplina obrigatória na grade curricular.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/587
10.33837/msj.v1i13.587
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/587
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i13.587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/587/481
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Miquéias Ferreira Gomes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Miquéias Ferreira Gomes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 9-14
Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 9-14
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176123785216