A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/587 |
Resumo: | O emprego de aulas com enfoque na experimentação tem se tornado uma estratégia didática cada vez mais utilizada por professores para favorecer a construção do conhecimento científico, estimulando o caráter investigativo e também a tomada de decisão. O presente artigo apresenta uma analise da importância da experimentação em Química para estudantes que estão cursando o Ensino Fundamental. Nesse sentido, foi elaborada uma apostila de aulas experimentais para alunos de 8ª e 9ª série do ensino fundamental. As aulas práticas foram selecionadas e planejadas para aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos, e, para isso, incluíram desde temas tradicionais, como o teste da chama, aos mais atuais, como seriados de TV. Além disso, foi realizada uma visita aos laboratórios de química do IFGoiano – Campus Urutaí onde foi possível realizar as aulas práticas que exigiam maior suporte material e técnico. Ao final do projeto, os alunos do 9º ano relataram possuir maior interesse pela disciplina e que as aulas práticas auxiliaram na compreensão dos conteúdos até então discutidos teoricamente em sala de aula. Já no 8º ano, essas aulas despertaram grande interesse pela Química antes mesmo desta ser uma disciplina obrigatória na grade curricular. |
id |
IFGO-1_9a53cfaa684a3917404360f897339674 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/587 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GOEnsino de CiênciasExperimentaçãoQuímica.O emprego de aulas com enfoque na experimentação tem se tornado uma estratégia didática cada vez mais utilizada por professores para favorecer a construção do conhecimento científico, estimulando o caráter investigativo e também a tomada de decisão. O presente artigo apresenta uma analise da importância da experimentação em Química para estudantes que estão cursando o Ensino Fundamental. Nesse sentido, foi elaborada uma apostila de aulas experimentais para alunos de 8ª e 9ª série do ensino fundamental. As aulas práticas foram selecionadas e planejadas para aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos, e, para isso, incluíram desde temas tradicionais, como o teste da chama, aos mais atuais, como seriados de TV. Além disso, foi realizada uma visita aos laboratórios de química do IFGoiano – Campus Urutaí onde foi possível realizar as aulas práticas que exigiam maior suporte material e técnico. Ao final do projeto, os alunos do 9º ano relataram possuir maior interesse pela disciplina e que as aulas práticas auxiliaram na compreensão dos conteúdos até então discutidos teoricamente em sala de aula. Já no 8º ano, essas aulas despertaram grande interesse pela Química antes mesmo desta ser uma disciplina obrigatória na grade curricular.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/58710.33837/msj.v1i13.587Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 9-14Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 9-142359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/587/481Copyright (c) 2018 Miquéias Ferreira Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa Machado, Lucilene de FreitasGomes, Miquéias Ferreirados Santos, Grazielle Alves2019-01-29T17:54:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/587Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-01-29T17:54:38Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO |
title |
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO Rosa Machado, Lucilene de Freitas Ensino de Ciências Experimentação Química. |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃOEM QUÍMICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DE 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA DE ORIZONA-GO |
author |
Rosa Machado, Lucilene de Freitas |
author_facet |
Rosa Machado, Lucilene de Freitas Gomes, Miquéias Ferreira dos Santos, Grazielle Alves |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Miquéias Ferreira dos Santos, Grazielle Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa Machado, Lucilene de Freitas Gomes, Miquéias Ferreira dos Santos, Grazielle Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Experimentação Química. |
topic |
Ensino de Ciências Experimentação Química. |
description |
O emprego de aulas com enfoque na experimentação tem se tornado uma estratégia didática cada vez mais utilizada por professores para favorecer a construção do conhecimento científico, estimulando o caráter investigativo e também a tomada de decisão. O presente artigo apresenta uma analise da importância da experimentação em Química para estudantes que estão cursando o Ensino Fundamental. Nesse sentido, foi elaborada uma apostila de aulas experimentais para alunos de 8ª e 9ª série do ensino fundamental. As aulas práticas foram selecionadas e planejadas para aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos, e, para isso, incluíram desde temas tradicionais, como o teste da chama, aos mais atuais, como seriados de TV. Além disso, foi realizada uma visita aos laboratórios de química do IFGoiano – Campus Urutaí onde foi possível realizar as aulas práticas que exigiam maior suporte material e técnico. Ao final do projeto, os alunos do 9º ano relataram possuir maior interesse pela disciplina e que as aulas práticas auxiliaram na compreensão dos conteúdos até então discutidos teoricamente em sala de aula. Já no 8º ano, essas aulas despertaram grande interesse pela Química antes mesmo desta ser uma disciplina obrigatória na grade curricular. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/587 10.33837/msj.v1i13.587 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/587 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i13.587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/587/481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Miquéias Ferreira Gomes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Miquéias Ferreira Gomes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 9-14 Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 9-14 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325176123785216 |