A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Ana, Camila de Fatima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Flávia Monteiro de Barros, de Castro, Denise Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/655
Resumo: O presente artigo traz uma análise e reflexão dos currículos ofertados nos cursos de Licenciatura em Química de duas instituições federais de ensino do Rio de Janeiro, UFRJ e IFRJ campus Nilópolis, no que se refere à formação docente e a utilização de TICs como recurso didático no exercício do magistério. Para tal análise, além dos currículos, foi consultado também o PPC destes cursos. Os resultados de tal análise apontam para a abordagem de TICs nestes cursos ainda de forma tímida, não proporcionando aos futuros professores a base de conhecimentos necessária para que os mesmos possam empregá-las de maneira adequada no processo de ensino-aprendizagem do estudante nas escolas. Este fator torna-se em contrapartida mais um obstáculo a ser superado pelo professor na atualidade que precisa constantemente realizar seu aperfeiçoamento profissional.
id IFGO-1_b3ef44a0a8ded7818d7948e096962f61
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/655
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em QuímicaTecnologias. Professor de Química. CurrículoO presente artigo traz uma análise e reflexão dos currículos ofertados nos cursos de Licenciatura em Química de duas instituições federais de ensino do Rio de Janeiro, UFRJ e IFRJ campus Nilópolis, no que se refere à formação docente e a utilização de TICs como recurso didático no exercício do magistério. Para tal análise, além dos currículos, foi consultado também o PPC destes cursos. Os resultados de tal análise apontam para a abordagem de TICs nestes cursos ainda de forma tímida, não proporcionando aos futuros professores a base de conhecimentos necessária para que os mesmos possam empregá-las de maneira adequada no processo de ensino-aprendizagem do estudante nas escolas. Este fator torna-se em contrapartida mais um obstáculo a ser superado pelo professor na atualidade que precisa constantemente realizar seu aperfeiçoamento profissional.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/65510.33837/msj.v1i13.655Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 360-364Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 360-3642359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/655/739Copyright (c) 2018 Camila de Fatima Sant'Ana, Flávia Monteiro de Barros Araújo, Denise Leal de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessSant'Ana, Camila de FatimaAraújo, Flávia Monteiro de Barrosde Castro, Denise Leal2019-01-29T17:54:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/655Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-01-29T17:54:38Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química
title A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química
spellingShingle A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química
Sant'Ana, Camila de Fatima
Tecnologias. Professor de Química. Currículo
title_short A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química
title_full A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química
title_fullStr A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química
title_sort A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química
author Sant'Ana, Camila de Fatima
author_facet Sant'Ana, Camila de Fatima
Araújo, Flávia Monteiro de Barros
de Castro, Denise Leal
author_role author
author2 Araújo, Flávia Monteiro de Barros
de Castro, Denise Leal
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Ana, Camila de Fatima
Araújo, Flávia Monteiro de Barros
de Castro, Denise Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias. Professor de Química. Currículo
topic Tecnologias. Professor de Química. Currículo
description O presente artigo traz uma análise e reflexão dos currículos ofertados nos cursos de Licenciatura em Química de duas instituições federais de ensino do Rio de Janeiro, UFRJ e IFRJ campus Nilópolis, no que se refere à formação docente e a utilização de TICs como recurso didático no exercício do magistério. Para tal análise, além dos currículos, foi consultado também o PPC destes cursos. Os resultados de tal análise apontam para a abordagem de TICs nestes cursos ainda de forma tímida, não proporcionando aos futuros professores a base de conhecimentos necessária para que os mesmos possam empregá-las de maneira adequada no processo de ensino-aprendizagem do estudante nas escolas. Este fator torna-se em contrapartida mais um obstáculo a ser superado pelo professor na atualidade que precisa constantemente realizar seu aperfeiçoamento profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/655
10.33837/msj.v1i13.655
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/655
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i13.655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/655/739
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 360-364
Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 360-364
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176169922560