A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/655 |
Resumo: | O presente artigo traz uma análise e reflexão dos currículos ofertados nos cursos de Licenciatura em Química de duas instituições federais de ensino do Rio de Janeiro, UFRJ e IFRJ campus Nilópolis, no que se refere à formação docente e a utilização de TICs como recurso didático no exercício do magistério. Para tal análise, além dos currículos, foi consultado também o PPC destes cursos. Os resultados de tal análise apontam para a abordagem de TICs nestes cursos ainda de forma tímida, não proporcionando aos futuros professores a base de conhecimentos necessária para que os mesmos possam empregá-las de maneira adequada no processo de ensino-aprendizagem do estudante nas escolas. Este fator torna-se em contrapartida mais um obstáculo a ser superado pelo professor na atualidade que precisa constantemente realizar seu aperfeiçoamento profissional. |
id |
IFGO-1_b3ef44a0a8ded7818d7948e096962f61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/655 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em QuímicaTecnologias. Professor de Química. CurrículoO presente artigo traz uma análise e reflexão dos currículos ofertados nos cursos de Licenciatura em Química de duas instituições federais de ensino do Rio de Janeiro, UFRJ e IFRJ campus Nilópolis, no que se refere à formação docente e a utilização de TICs como recurso didático no exercício do magistério. Para tal análise, além dos currículos, foi consultado também o PPC destes cursos. Os resultados de tal análise apontam para a abordagem de TICs nestes cursos ainda de forma tímida, não proporcionando aos futuros professores a base de conhecimentos necessária para que os mesmos possam empregá-las de maneira adequada no processo de ensino-aprendizagem do estudante nas escolas. Este fator torna-se em contrapartida mais um obstáculo a ser superado pelo professor na atualidade que precisa constantemente realizar seu aperfeiçoamento profissional.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/65510.33837/msj.v1i13.655Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 360-364Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 360-3642359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/655/739Copyright (c) 2018 Camila de Fatima Sant'Ana, Flávia Monteiro de Barros Araújo, Denise Leal de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessSant'Ana, Camila de FatimaAraújo, Flávia Monteiro de Barrosde Castro, Denise Leal2019-01-29T17:54:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/655Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-01-29T17:54:38Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química |
title |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química Sant'Ana, Camila de Fatima Tecnologias. Professor de Química. Currículo |
title_short |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química |
title_full |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química |
author |
Sant'Ana, Camila de Fatima |
author_facet |
Sant'Ana, Camila de Fatima Araújo, Flávia Monteiro de Barros de Castro, Denise Leal |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Flávia Monteiro de Barros de Castro, Denise Leal |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant'Ana, Camila de Fatima Araújo, Flávia Monteiro de Barros de Castro, Denise Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias. Professor de Química. Currículo |
topic |
Tecnologias. Professor de Química. Currículo |
description |
O presente artigo traz uma análise e reflexão dos currículos ofertados nos cursos de Licenciatura em Química de duas instituições federais de ensino do Rio de Janeiro, UFRJ e IFRJ campus Nilópolis, no que se refere à formação docente e a utilização de TICs como recurso didático no exercício do magistério. Para tal análise, além dos currículos, foi consultado também o PPC destes cursos. Os resultados de tal análise apontam para a abordagem de TICs nestes cursos ainda de forma tímida, não proporcionando aos futuros professores a base de conhecimentos necessária para que os mesmos possam empregá-las de maneira adequada no processo de ensino-aprendizagem do estudante nas escolas. Este fator torna-se em contrapartida mais um obstáculo a ser superado pelo professor na atualidade que precisa constantemente realizar seu aperfeiçoamento profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/655 10.33837/msj.v1i13.655 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/655 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i13.655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/655/739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 360-364 Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 360-364 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325176169922560 |