Balanced Scorecard como apoio à gestão estratégica de uma unidade de Instituto Federal de Educação Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murta Moreno, Marina Gomes; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (FSULDEMINAS).
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Garcia Costa, Cassio Henrique; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas., Junior, Geraldo Tessarini; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus São Roque.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ForScience: revista científica do IFMG
Texto Completo: http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/608
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de propor um modelo de Gestão Estratégica (GE) para uma unidade (campus) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), formalizando-o por meio da adaptação do Balanced Scorecard (BSC). O estudo de caso baseou-se na coleta de dados pela aplicação da técnica de grupos focais, sendo as informações obtidas interpretadas qualitativamente pela atuação de um grupo de trabalho (GT) multidisciplinar. Através da construção e da proposição participativa e descentralizada de um BSC alternativo em uma organização pública, contribui-se para a redução de lacunas relacionadas à: i) resistência e ausência de inserção da comunidade acadêmica no processo de GE; e ii) utilização do BSC em IFs. Evidenciaram-se: i) a participação mais ativa de diversos membros organizacionais no processo de diagnóstico organizacional e de estruturação do modelo, buscando-se a sua efetiva legitimação; ii) a definição de estratégias organizacionais para a sistematização do Planejamento Estratégico (PE); e iii) a estruturação de um modelo de GE adequado às singularidades da instituição, consolidado pelo BSC. A nova arquitetura do BSC pode ser replicada a outras instituições de ensino similares, de modo a proporcionar estudos comparativos para verificação de sua validade externa. Esta pesquisa também reduz omissões da literatura sobre GE em IFs, detalhando o processo de elaboração de práticas estratégicas para a melhoria do desempenho organizacional.Palavras-chave: Gestão Estratégica. Planejamento Estratégico. Balanced Scorecard. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Balanced scorecard as support for the strategic management of a unit of a Federal Institute of Technological EducationAbstractThe research aims to propose a strategic management (SM) model for a unit of a Federal Institute of Education, Science and Technology (FI), formalizing it through the adaptation of the Balanced Scorecard (BSC). The case study was based on the collection of data by applying focus group technique and the information obtained was interpreted qualitatively by a multidisciplinary working group. Through the construction and participatory proposition of an alternative BSC in a public organization, it contributes to the reduction of gaps related to i) resistance and absence of insertion of the academic community in the SM process and ii) use of BSC in IFs. It was evidenced i) the more active participation of the community in the process of organizational diagnosis and structuring of the model, seeking its effective legitimation; ii) the definition of organizational strategies for the systematization of Strategic Planning and iii) the structuring of an SM model that is appropriate to the singularities of the institution, consolidated by the BSC. The new architecture of the BSC can be replicated to other similar educational institutions in order to provide comparative studies and verify it external validity. The study also reduces omissions from the SM literature in FIs, detailing the process of devising strategic practices for improving organizational performance.Keywords: Strategic Management. Balanced Scorecard. Federal Institute of Education, Science and Technology.
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Balanced scorecard as support for the strategic management of a unit of a Federal Institute of Technological EducationAbstractThe research aims to propose a strategic management (SM) model for a unit of a Federal Institute of Education, Science and Technology (FI), formalizing it through the adaptation of the Balanced Scorecard (BSC). The case study was based on the collection of data by applying focus group technique and the information obtained was interpreted qualitatively by a multidisciplinary working group. Through the construction and participatory proposition of an alternative BSC in a public organization, it contributes to the reduction of gaps related to i) resistance and absence of insertion of the academic community in the SM process and ii) use of BSC in IFs. 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Federal Institute of Education, Science and Technology.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisIFSULDEMINAS (Núcleo Interno de Pesquisa e Extensão)Murta Moreno, Marina Gomes; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (FSULDEMINAS).Garcia Costa, Cassio Henrique; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas.Junior, Geraldo Tessarini; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus São Roque.2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/60810.29069/forscience.2019v7n2.e608ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2019v7n2reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/608/278Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. 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Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
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