Estudo de clima organizacional em uma instituição pública de ensino da região do Alto Paranaíba/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boaventura, Virgínia Resende; Universidade Federal de Viçosa- Campus Rio Paranaíba
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Paulo Junio dos; Universidade Federal de Uberlândia, Arantes, Rita de Cássia; Universidade Federal de Lavras, Ferreira, Ana Cristina; Universidade Federal de Lavras
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ForScience: revista científica do IFMG
Texto Completo: http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/545
Resumo: No âmbito escolar, o clima organizacional pode ser considerado decisivo para o desempenho de toda comunidade acadêmica, além disso, possui influência sobre a qualidade do ensino. Nesse cenário, o objetivo geral deste artigo é analisar o clima organizacional de uma instituição pública estadual, por meio da percepção dos professores em relação às dimensões do clima organizacional, propostas por Martins (2008). A pesquisa realizada foi descritiva de natureza quantitativa, com dados obtidos por meio da aplicação da escala ECO com os professores da escola em questão. Os resultados da pesquisa revelaram que a escola possui, de modo geral, um bom clima organizacional. O estudo permitiu concluir que são as relações de trabalho que formam o clima no ambiente escolar e que é papel dos gestores assegurar um bom clima organizacional para obter resultados positivos quanto aos propósitos a serem conquistados. Ainda, os resultados apontam os aspectos que podem ser tratados pela instituição escolar como forma de proporcionar melhor ambiente de trabalho e bem-estar aos seus colaboradores.Palavras-Chave: Clima organizacional. Ambiente escolar. Instituições públicas.Study of organizational climate in a public teaching Institution in the Alto Paranaíba Region-MGAbstractIn the school context, the organizational climate can be considered decisive for the performance of the entire academic community, besides, it has influence on the quality of teaching.From this scenario, the goal of this article is to analyze the organizational climate of a state public institution, through the teachers' perception regarding the dimensions of the organizational climate, proposed by Martins (2008). It is a descriptive quantitative research, whose data were collected through the application of the ECO scale to the teachersof that school. The results  revealed that the school has, overall, a good organizational climate.The study still allowed us to conclude that the labor relations are responsible for the climate in the school environment and that the managers have the role of ensuring a good organizational climate to achieve positive results regarding to he established aims. To conclude, the results indicate the aspects that can ne dealt with by the school institution as way of providing better working environment and well-being of its employess.Keywords: Organizational Climate. School environment. Public Institutions.
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Instituições públicas.Study of organizational climate in a public teaching Institution in the Alto Paranaíba Region-MGAbstractIn the school context, the organizational climate can be considered decisive for the performance of the entire academic community, besides, it has influence on the quality of teaching.From this scenario, the goal of this article is to analyze the organizational climate of a state public institution, through the teachers' perception regarding the dimensions of the organizational climate, proposed by Martins (2008). It is a descriptive quantitative research, whose data were collected through the application of the ECO scale to the teachersof that school. 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Public Institutions.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisBoaventura, Virgínia Resende; Universidade Federal de Viçosa- Campus Rio ParanaíbaSantos, Paulo Junio dos; Universidade Federal de UberlândiaArantes, Rita de Cássia; Universidade Federal de LavrasFerreira, Ana Cristina; Universidade Federal de Lavras2019-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/54510.29069/forscience.2019v7n2.e545ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2019v7n2reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/545/269Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:42Zmail@mail.com -
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description No âmbito escolar, o clima organizacional pode ser considerado decisivo para o desempenho de toda comunidade acadêmica, além disso, possui influência sobre a qualidade do ensino. Nesse cenário, o objetivo geral deste artigo é analisar o clima organizacional de uma instituição pública estadual, por meio da percepção dos professores em relação às dimensões do clima organizacional, propostas por Martins (2008). A pesquisa realizada foi descritiva de natureza quantitativa, com dados obtidos por meio da aplicação da escala ECO com os professores da escola em questão. Os resultados da pesquisa revelaram que a escola possui, de modo geral, um bom clima organizacional. O estudo permitiu concluir que são as relações de trabalho que formam o clima no ambiente escolar e que é papel dos gestores assegurar um bom clima organizacional para obter resultados positivos quanto aos propósitos a serem conquistados. Ainda, os resultados apontam os aspectos que podem ser tratados pela instituição escolar como forma de proporcionar melhor ambiente de trabalho e bem-estar aos seus colaboradores.Palavras-Chave: Clima organizacional. Ambiente escolar. Instituições públicas.Study of organizational climate in a public teaching Institution in the Alto Paranaíba Region-MGAbstractIn the school context, the organizational climate can be considered decisive for the performance of the entire academic community, besides, it has influence on the quality of teaching.From this scenario, the goal of this article is to analyze the organizational climate of a state public institution, through the teachers' perception regarding the dimensions of the organizational climate, proposed by Martins (2008). It is a descriptive quantitative research, whose data were collected through the application of the ECO scale to the teachersof that school. The results  revealed that the school has, overall, a good organizational climate.The study still allowed us to conclude that the labor relations are responsible for the climate in the school environment and that the managers have the role of ensuring a good organizational climate to achieve positive results regarding to he established aims. To conclude, the results indicate the aspects that can ne dealt with by the school institution as way of providing better working environment and well-being of its employess.Keywords: Organizational Climate. School environment. Public Institutions.
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Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
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Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
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