Comportamento financeiro do estudante: avaliação da propensão ao endividamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ForScience: revista científica do IFMG |
Texto Completo: | http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/650 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi identificar o comportamento financeiro dos estudantes de uma universidade no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, avaliando as principais razões das dívidas das pessoas, aplicando uma survey com 160 alunos do curso de administração. Foram utilizadas técnicas de média aritmética e testes de diferença de média. As diferenças de média apontaram diferentes significados de propensão ao endividamento por gênero, idade, estado civil, filhos e renda. Os resultados mostraram-se significativos referentes ao perfil pela dívida por falta de planejamento, alta propensão ao consumo, falta de desconto à vista, empréstimo do nome e por acesso ao crédito. Os procedimentos apontaram que os respondentes gastam menos ou igual à renda que recebem, possuem dívidas, porém, não estão atrasadas e são mais cautelosos ao investir, uma vez que não desejam assumir riscos.Palavras-Chave: Endividamento. Estudantes. Dívidas. Propensão. Administração.Student's financial behavior: assessment of the property to the debtABSTRACTThe objective of this study was to identify the financial behavior of students from a university in the northwest of Rio Grande do Sul state, evaluating the main reasons for the debts of the people, applying a survey with 160 students of the administration course. Arithmetic mean and difference mean tests were used. The differences in the mean showed different meanings of debt propensity by gender, age, marital status, children and income. The results were significant in relation to the debt profile due to lack of planning, high propensity to consumption, lack of cash discount, name loan and access to credit. The procedures indicated that respondents spend less than or equal to the income they receive, have debt, but are not late and are more cautious when investing, as they do not want to take risks.Keywords: Indebtedness. Students. Debts. Propensity. Administration. |
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Comportamento financeiro do estudante: avaliação da propensão ao endividamentoEconomia; Controle; FinançasEndividamento. Estudantes. Dívidas. Propensão. AdministraçãoO objetivo do estudo foi identificar o comportamento financeiro dos estudantes de uma universidade no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, avaliando as principais razões das dívidas das pessoas, aplicando uma survey com 160 alunos do curso de administração. Foram utilizadas técnicas de média aritmética e testes de diferença de média. As diferenças de média apontaram diferentes significados de propensão ao endividamento por gênero, idade, estado civil, filhos e renda. Os resultados mostraram-se significativos referentes ao perfil pela dívida por falta de planejamento, alta propensão ao consumo, falta de desconto à vista, empréstimo do nome e por acesso ao crédito. Os procedimentos apontaram que os respondentes gastam menos ou igual à renda que recebem, possuem dívidas, porém, não estão atrasadas e são mais cautelosos ao investir, uma vez que não desejam assumir riscos.Palavras-Chave: Endividamento. Estudantes. Dívidas. Propensão. Administração.Student's financial behavior: assessment of the property to the debtABSTRACTThe objective of this study was to identify the financial behavior of students from a university in the northwest of Rio Grande do Sul state, evaluating the main reasons for the debts of the people, applying a survey with 160 students of the administration course. Arithmetic mean and difference mean tests were used. The differences in the mean showed different meanings of debt propensity by gender, age, marital status, children and income. The results were significant in relation to the debt profile due to lack of planning, high propensity to consumption, lack of cash discount, name loan and access to credit. The procedures indicated that respondents spend less than or equal to the income they receive, have debt, but are not late and are more cautious when investing, as they do not want to take risks.Keywords: Indebtedness. Students. Debts. Propensity. Administration.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisFundo de Investimento Estudantil (FIPE)Rossato, Vanessa Piovesan; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)Machado Pinto, Nelson Guilherme; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)2020-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/65010.29069/forscience.2019v7n2.e650ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2019v7n2reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/650/282http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/downloadSuppFile/650/83Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:42Zmail@mail.com - |
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O objetivo do estudo foi identificar o comportamento financeiro dos estudantes de uma universidade no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, avaliando as principais razões das dívidas das pessoas, aplicando uma survey com 160 alunos do curso de administração. Foram utilizadas técnicas de média aritmética e testes de diferença de média. As diferenças de média apontaram diferentes significados de propensão ao endividamento por gênero, idade, estado civil, filhos e renda. Os resultados mostraram-se significativos referentes ao perfil pela dívida por falta de planejamento, alta propensão ao consumo, falta de desconto à vista, empréstimo do nome e por acesso ao crédito. Os procedimentos apontaram que os respondentes gastam menos ou igual à renda que recebem, possuem dívidas, porém, não estão atrasadas e são mais cautelosos ao investir, uma vez que não desejam assumir riscos.Palavras-Chave: Endividamento. Estudantes. Dívidas. Propensão. Administração.Student's financial behavior: assessment of the property to the debtABSTRACTThe objective of this study was to identify the financial behavior of students from a university in the northwest of Rio Grande do Sul state, evaluating the main reasons for the debts of the people, applying a survey with 160 students of the administration course. Arithmetic mean and difference mean tests were used. The differences in the mean showed different meanings of debt propensity by gender, age, marital status, children and income. The results were significant in relation to the debt profile due to lack of planning, high propensity to consumption, lack of cash discount, name loan and access to credit. The procedures indicated that respondents spend less than or equal to the income they receive, have debt, but are not late and are more cautious when investing, as they do not want to take risks.Keywords: Indebtedness. Students. Debts. Propensity. Administration. |
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O objetivo do estudo foi identificar o comportamento financeiro dos estudantes de uma universidade no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, avaliando as principais razões das dívidas das pessoas, aplicando uma survey com 160 alunos do curso de administração. Foram utilizadas técnicas de média aritmética e testes de diferença de média. As diferenças de média apontaram diferentes significados de propensão ao endividamento por gênero, idade, estado civil, filhos e renda. Os resultados mostraram-se significativos referentes ao perfil pela dívida por falta de planejamento, alta propensão ao consumo, falta de desconto à vista, empréstimo do nome e por acesso ao crédito. Os procedimentos apontaram que os respondentes gastam menos ou igual à renda que recebem, possuem dívidas, porém, não estão atrasadas e são mais cautelosos ao investir, uma vez que não desejam assumir riscos.Palavras-Chave: Endividamento. Estudantes. Dívidas. Propensão. Administração.Student's financial behavior: assessment of the property to the debtABSTRACTThe objective of this study was to identify the financial behavior of students from a university in the northwest of Rio Grande do Sul state, evaluating the main reasons for the debts of the people, applying a survey with 160 students of the administration course. Arithmetic mean and difference mean tests were used. The differences in the mean showed different meanings of debt propensity by gender, age, marital status, children and income. The results were significant in relation to the debt profile due to lack of planning, high propensity to consumption, lack of cash discount, name loan and access to credit. The procedures indicated that respondents spend less than or equal to the income they receive, have debt, but are not late and are more cautious when investing, as they do not want to take risks.Keywords: Indebtedness. Students. Debts. Propensity. Administration. |
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Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão info:eu-repo/semantics/openAccess |
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