Desdobramento das correlações das notas do exame nacional do ensino médio via análise de trilha na região do Caparaó
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ForScience: revista científica do IFMG |
Texto Completo: | http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/265 |
Resumo: | O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) contribui para que o Governo Federal possa definir políticas públicas educacionais, como a certificação para aquele (as) que não concluíram o ensino médio. O trabalho teve como objetivo a construção do diagrama de trilha indicando as relações causa efeitos entre as áreas de conhecimento avaliadas pelo ENEM-2014 na região do Caparaó, tendo a variável básica definida a matemática. Na metodologia foi utilizado o coeficiente de trilha para a visualização dos efeitos diretos e indiretos na matemática via outras áreas de conhecimento auxiliando a visualização de causa e efeito; obteve-se informações no site do INEP nos microdados do ENEM do referido ano, obtendo os vetores de média por área avaliada das escolas estaduais do Caparaó via códigos das escolas; as informações foram trabalhadas no software Genes. Em um quantitativo de 1999 estudantes que se inscreveram, 221 estão com notas NA (Not Avalilable) em, pelo menos, uma das áreas avaliadas que aqui neste estudo não foram considerados. O efeito residual do modelo foi de 0,460 e o R² = 0,790 e observou-se que as variáveis Ciência da Natureza (CN) e Ciências Humanas (CH) mostraram efeitos diretos e positivos 0,421 e 0,509 respectivamente em matemática e Redação (RED), -0,074 e Códigos e Linguagens (LC) 0,045 com efeitos diretos aproximadamente nulos. Observou-se que os efeitos indiretos para todas as outras áreas via redação foram negativos (nulo). Palavras Chave: Diagrama de trilha, Variável básica, Microdados do ENEM.Development of the correlations of the national high school examination grades via track analysis in the region of caparaóAbstractThe National High School Examination (ENEM) contributes to the Federal Government with the definition of public educational policies, such as certification for those who did not finish high school. The objective of this work was to construct the tracking diagram that indicates the relation of cause and effect among the knowledge areas evaluated by ENEM-2014 in the Caparaó region, with the mathematics as the basic variable. In the methodology, the tracking coefficient was used to visualize the direct and indirect effects in mathematics through other areas of knowledge assisting the visualization of cause and effect. The information was obtained on the INEP website in ENEM micro-data of that year, obtaining the average vectors by area evaluated from the state schools of Caparaó via school codes and all the information was handled on Genes software. In a quantitative of 1999 students who enrolled, 221 are NA scores (Not Available) in at least one of the areas assessed that were not considered in this study. The residual effect of the model was 0.460 and the R² = 0.790, and it was observed that the variables Natural Science and Human Sciences showed direct and positive effects of 0.421 and 0.509 respectively; in Mathematics and Writing, 0.074, and Language Codes, 0.045, with approximately zero direct effects. It was observed that the indirect effects for all the other areas via writing were negative (null). Keywords: Tracking diagram, Basic variable, ENEM micro-data. |
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Desdobramento das correlações das notas do exame nacional do ensino médio via análise de trilha na região do CaparaóMatemáticaDiagrama de trilha, Variável básica, Microdados do ENEM.O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) contribui para que o Governo Federal possa definir políticas públicas educacionais, como a certificação para aquele (as) que não concluíram o ensino médio. O trabalho teve como objetivo a construção do diagrama de trilha indicando as relações causa efeitos entre as áreas de conhecimento avaliadas pelo ENEM-2014 na região do Caparaó, tendo a variável básica definida a matemática. Na metodologia foi utilizado o coeficiente de trilha para a visualização dos efeitos diretos e indiretos na matemática via outras áreas de conhecimento auxiliando a visualização de causa e efeito; obteve-se informações no site do INEP nos microdados do ENEM do referido ano, obtendo os vetores de média por área avaliada das escolas estaduais do Caparaó via códigos das escolas; as informações foram trabalhadas no software Genes. Em um quantitativo de 1999 estudantes que se inscreveram, 221 estão com notas NA (Not Avalilable) em, pelo menos, uma das áreas avaliadas que aqui neste estudo não foram considerados. O efeito residual do modelo foi de 0,460 e o R² = 0,790 e observou-se que as variáveis Ciência da Natureza (CN) e Ciências Humanas (CH) mostraram efeitos diretos e positivos 0,421 e 0,509 respectivamente em matemática e Redação (RED), -0,074 e Códigos e Linguagens (LC) 0,045 com efeitos diretos aproximadamente nulos. Observou-se que os efeitos indiretos para todas as outras áreas via redação foram negativos (nulo). Palavras Chave: Diagrama de trilha, Variável básica, Microdados do ENEM.Development of the correlations of the national high school examination grades via track analysis in the region of caparaóAbstractThe National High School Examination (ENEM) contributes to the Federal Government with the definition of public educational policies, such as certification for those who did not finish high school. The objective of this work was to construct the tracking diagram that indicates the relation of cause and effect among the knowledge areas evaluated by ENEM-2014 in the Caparaó region, with the mathematics as the basic variable. In the methodology, the tracking coefficient was used to visualize the direct and indirect effects in mathematics through other areas of knowledge assisting the visualization of cause and effect. 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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Geraisifes - Alegrede Souza, Marcelo Henrique; Instituto Federal do Espírito SantoSouza, André Oliveira; Instituto Federal do Espírito Santo2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/26510.29069/forscience.2017v5n3.e265ForScience; v. 5, n. 3 (2017): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 5, n. 3 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2017v5n3reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/265/179Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com - |
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O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) contribui para que o Governo Federal possa definir políticas públicas educacionais, como a certificação para aquele (as) que não concluíram o ensino médio. O trabalho teve como objetivo a construção do diagrama de trilha indicando as relações causa efeitos entre as áreas de conhecimento avaliadas pelo ENEM-2014 na região do Caparaó, tendo a variável básica definida a matemática. Na metodologia foi utilizado o coeficiente de trilha para a visualização dos efeitos diretos e indiretos na matemática via outras áreas de conhecimento auxiliando a visualização de causa e efeito; obteve-se informações no site do INEP nos microdados do ENEM do referido ano, obtendo os vetores de média por área avaliada das escolas estaduais do Caparaó via códigos das escolas; as informações foram trabalhadas no software Genes. Em um quantitativo de 1999 estudantes que se inscreveram, 221 estão com notas NA (Not Avalilable) em, pelo menos, uma das áreas avaliadas que aqui neste estudo não foram considerados. O efeito residual do modelo foi de 0,460 e o R² = 0,790 e observou-se que as variáveis Ciência da Natureza (CN) e Ciências Humanas (CH) mostraram efeitos diretos e positivos 0,421 e 0,509 respectivamente em matemática e Redação (RED), -0,074 e Códigos e Linguagens (LC) 0,045 com efeitos diretos aproximadamente nulos. Observou-se que os efeitos indiretos para todas as outras áreas via redação foram negativos (nulo). Palavras Chave: Diagrama de trilha, Variável básica, Microdados do ENEM.Development of the correlations of the national high school examination grades via track analysis in the region of caparaóAbstractThe National High School Examination (ENEM) contributes to the Federal Government with the definition of public educational policies, such as certification for those who did not finish high school. The objective of this work was to construct the tracking diagram that indicates the relation of cause and effect among the knowledge areas evaluated by ENEM-2014 in the Caparaó region, with the mathematics as the basic variable. In the methodology, the tracking coefficient was used to visualize the direct and indirect effects in mathematics through other areas of knowledge assisting the visualization of cause and effect. The information was obtained on the INEP website in ENEM micro-data of that year, obtaining the average vectors by area evaluated from the state schools of Caparaó via school codes and all the information was handled on Genes software. In a quantitative of 1999 students who enrolled, 221 are NA scores (Not Available) in at least one of the areas assessed that were not considered in this study. The residual effect of the model was 0.460 and the R² = 0.790, and it was observed that the variables Natural Science and Human Sciences showed direct and positive effects of 0.421 and 0.509 respectively; in Mathematics and Writing, 0.074, and Language Codes, 0.045, with approximately zero direct effects. It was observed that the indirect effects for all the other areas via writing were negative (null). Keywords: Tracking diagram, Basic variable, ENEM micro-data. |
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O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) contribui para que o Governo Federal possa definir políticas públicas educacionais, como a certificação para aquele (as) que não concluíram o ensino médio. O trabalho teve como objetivo a construção do diagrama de trilha indicando as relações causa efeitos entre as áreas de conhecimento avaliadas pelo ENEM-2014 na região do Caparaó, tendo a variável básica definida a matemática. Na metodologia foi utilizado o coeficiente de trilha para a visualização dos efeitos diretos e indiretos na matemática via outras áreas de conhecimento auxiliando a visualização de causa e efeito; obteve-se informações no site do INEP nos microdados do ENEM do referido ano, obtendo os vetores de média por área avaliada das escolas estaduais do Caparaó via códigos das escolas; as informações foram trabalhadas no software Genes. Em um quantitativo de 1999 estudantes que se inscreveram, 221 estão com notas NA (Not Avalilable) em, pelo menos, uma das áreas avaliadas que aqui neste estudo não foram considerados. O efeito residual do modelo foi de 0,460 e o R² = 0,790 e observou-se que as variáveis Ciência da Natureza (CN) e Ciências Humanas (CH) mostraram efeitos diretos e positivos 0,421 e 0,509 respectivamente em matemática e Redação (RED), -0,074 e Códigos e Linguagens (LC) 0,045 com efeitos diretos aproximadamente nulos. Observou-se que os efeitos indiretos para todas as outras áreas via redação foram negativos (nulo). Palavras Chave: Diagrama de trilha, Variável básica, Microdados do ENEM.Development of the correlations of the national high school examination grades via track analysis in the region of caparaóAbstractThe National High School Examination (ENEM) contributes to the Federal Government with the definition of public educational policies, such as certification for those who did not finish high school. The objective of this work was to construct the tracking diagram that indicates the relation of cause and effect among the knowledge areas evaluated by ENEM-2014 in the Caparaó region, with the mathematics as the basic variable. In the methodology, the tracking coefficient was used to visualize the direct and indirect effects in mathematics through other areas of knowledge assisting the visualization of cause and effect. The information was obtained on the INEP website in ENEM micro-data of that year, obtaining the average vectors by area evaluated from the state schools of Caparaó via school codes and all the information was handled on Genes software. In a quantitative of 1999 students who enrolled, 221 are NA scores (Not Available) in at least one of the areas assessed that were not considered in this study. The residual effect of the model was 0.460 and the R² = 0.790, and it was observed that the variables Natural Science and Human Sciences showed direct and positive effects of 0.421 and 0.509 respectively; in Mathematics and Writing, 0.074, and Language Codes, 0.045, with approximately zero direct effects. It was observed that the indirect effects for all the other areas via writing were negative (null). Keywords: Tracking diagram, Basic variable, ENEM micro-data. |
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Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão info:eu-repo/semantics/openAccess |
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ForScience; v. 5, n. 3 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo ForScience; v. 5, n. 3 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo 2318-6356 10.29069/forscience.2017v5n3 reponame:ForScience: revista científica do IFMG instname:IFMG instacron:IFMG |
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