APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/530 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi evidenciar traços da aprendizagem da docência advindos do exercício profissional docente no Ensino Superior. Três depoentes, professoras do Ensino Superior, participaram de uma entrevista semiestruturada, constituída por temáticas que abordam a profissão docente. As transcrições das entrevistas foram organizadas e analisadas por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva, assumindo como categorias a priori os Focos de Aprendizagem Docente (FAD). As respostas foram acomodadas na estrutura categorial, possibilitando a elaboração de dois perfis, um que se aproxima de uma identificação com a profissão e outro que manifesta a reflexão a respeito da docência e da comunidade docente. Evidenciou-se que os FAD estão presentes e são necessários para a compreensão de como ocorre a aprendizagem docente, pois, nas respostas em geral, as depoentes manifestaram preocupações em refletir em suas práticas e que, nesse percurso, perpassam os FAD, aprendendo mais a respeito da profissão docente. |
id |
IFMT_0bf601c39b9f9e07165006f408b1a384 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/530 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTEEducação MatemáticaFormação em ServiçoFocos de Aprendizagem Docente (FAD).Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi evidenciar traços da aprendizagem da docência advindos do exercício profissional docente no Ensino Superior. Três depoentes, professoras do Ensino Superior, participaram de uma entrevista semiestruturada, constituída por temáticas que abordam a profissão docente. As transcrições das entrevistas foram organizadas e analisadas por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva, assumindo como categorias a priori os Focos de Aprendizagem Docente (FAD). As respostas foram acomodadas na estrutura categorial, possibilitando a elaboração de dois perfis, um que se aproxima de uma identificação com a profissão e outro que manifesta a reflexão a respeito da docência e da comunidade docente. Evidenciou-se que os FAD estão presentes e são necessários para a compreensão de como ocorre a aprendizagem docente, pois, nas respostas em geral, as depoentes manifestaram preocupações em refletir em suas práticas e que, nesse percurso, perpassam os FAD, aprendendo mais a respeito da profissão docente.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/53010.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 465-481Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 465-481Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 465-4812526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/530/206Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoni, Keila TatianaCarvalho, Diego Fogaça2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/530Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE |
title |
APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE Boni, Keila Tatiana Educação Matemática Formação em Serviço Focos de Aprendizagem Docente (FAD). |
title_short |
APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE |
title_full |
APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE |
title_sort |
APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE |
author |
Boni, Keila Tatiana |
author_facet |
Boni, Keila Tatiana Carvalho, Diego Fogaça |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Diego Fogaça |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boni, Keila Tatiana Carvalho, Diego Fogaça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Formação em Serviço Focos de Aprendizagem Docente (FAD). |
topic |
Educação Matemática Formação em Serviço Focos de Aprendizagem Docente (FAD). |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi evidenciar traços da aprendizagem da docência advindos do exercício profissional docente no Ensino Superior. Três depoentes, professoras do Ensino Superior, participaram de uma entrevista semiestruturada, constituída por temáticas que abordam a profissão docente. As transcrições das entrevistas foram organizadas e analisadas por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva, assumindo como categorias a priori os Focos de Aprendizagem Docente (FAD). As respostas foram acomodadas na estrutura categorial, possibilitando a elaboração de dois perfis, um que se aproxima de uma identificação com a profissão e outro que manifesta a reflexão a respeito da docência e da comunidade docente. Evidenciou-se que os FAD estão presentes e são necessários para a compreensão de como ocorre a aprendizagem docente, pois, nas respostas em geral, as depoentes manifestaram preocupações em refletir em suas práticas e que, nesse percurso, perpassam os FAD, aprendendo mais a respeito da profissão docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Matemática Matemática Matemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/530 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/530 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/530/206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 465-481 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 465-481 Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 465-481 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724071231488 |