APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boni, Keila Tatiana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Diego Fogaça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/530
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi evidenciar traços da aprendizagem da docência advindos do exercício profissional docente no Ensino Superior. Três depoentes, professoras do Ensino Superior, participaram de uma entrevista semiestruturada, constituída por temáticas que abordam a profissão docente. As transcrições das entrevistas foram organizadas e analisadas por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva, assumindo como categorias a priori os Focos de Aprendizagem Docente (FAD). As respostas foram acomodadas na estrutura categorial, possibilitando a elaboração de dois perfis, um que se aproxima de uma identificação com a profissão e outro que manifesta a reflexão a respeito da docência e da comunidade docente. Evidenciou-se que os FAD estão presentes e são necessários para a compreensão de como ocorre a aprendizagem docente, pois, nas respostas em geral, as depoentes manifestaram preocupações em refletir em suas práticas e que, nesse percurso, perpassam os FAD, aprendendo mais a respeito da profissão docente.
id IFMT_0bf601c39b9f9e07165006f408b1a384
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/530
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTEEducação MatemáticaFormação em ServiçoFocos de Aprendizagem Docente (FAD).Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi evidenciar traços da aprendizagem da docência advindos do exercício profissional docente no Ensino Superior. Três depoentes, professoras do Ensino Superior, participaram de uma entrevista semiestruturada, constituída por temáticas que abordam a profissão docente. As transcrições das entrevistas foram organizadas e analisadas por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva, assumindo como categorias a priori os Focos de Aprendizagem Docente (FAD). As respostas foram acomodadas na estrutura categorial, possibilitando a elaboração de dois perfis, um que se aproxima de uma identificação com a profissão e outro que manifesta a reflexão a respeito da docência e da comunidade docente. Evidenciou-se que os FAD estão presentes e são necessários para a compreensão de como ocorre a aprendizagem docente, pois, nas respostas em geral, as depoentes manifestaram preocupações em refletir em suas práticas e que, nesse percurso, perpassam os FAD, aprendendo mais a respeito da profissão docente.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/53010.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 465-481Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 465-481Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 465-4812526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/530/206Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoni, Keila TatianaCarvalho, Diego Fogaça2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/530Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE
title APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE
spellingShingle APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE
Boni, Keila Tatiana
Educação Matemática
Formação em Serviço
Focos de Aprendizagem Docente (FAD).
title_short APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE
title_full APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE
title_fullStr APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE
title_sort APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE
author Boni, Keila Tatiana
author_facet Boni, Keila Tatiana
Carvalho, Diego Fogaça
author_role author
author2 Carvalho, Diego Fogaça
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boni, Keila Tatiana
Carvalho, Diego Fogaça
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Formação em Serviço
Focos de Aprendizagem Docente (FAD).
topic Educação Matemática
Formação em Serviço
Focos de Aprendizagem Docente (FAD).
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi evidenciar traços da aprendizagem da docência advindos do exercício profissional docente no Ensino Superior. Três depoentes, professoras do Ensino Superior, participaram de uma entrevista semiestruturada, constituída por temáticas que abordam a profissão docente. As transcrições das entrevistas foram organizadas e analisadas por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva, assumindo como categorias a priori os Focos de Aprendizagem Docente (FAD). As respostas foram acomodadas na estrutura categorial, possibilitando a elaboração de dois perfis, um que se aproxima de uma identificação com a profissão e outro que manifesta a reflexão a respeito da docência e da comunidade docente. Evidenciou-se que os FAD estão presentes e são necessários para a compreensão de como ocorre a aprendizagem docente, pois, nas respostas em geral, as depoentes manifestaram preocupações em refletir em suas práticas e que, nesse percurso, perpassam os FAD, aprendendo mais a respeito da profissão docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/530
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/530
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/530/206
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 465-481
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 465-481
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 465-481
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724071231488