APRENDIZAGEM DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID/FÍSICA: A VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: TEACHER LEARNING IN PIBID/PHYSICS SCOPE: TEACHING INITIATION FELLOWS' VIEW

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darroz, Luiz Marcelo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Wannmacher, Clóvis Milton Duval
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10087
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que objetivou identificar indícios da ocorrência da aprendizagem docente nos licenciandos de física participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência dos subprojetos de física do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados deu-se a partir dos materiais coletados, dos quais se realizou uma análise textual discursiva que tinha como categorias a priori os cinco focos da aprendizagem docente. Os resultados indicam que a participação nas atividades do Pibid/Física pode promover a aprendizagem docente, uma vez que elementos dos cinco focos foram identificados nas falas dos bolsistas de iniciação à docência. This paper presents the results of a qualitative research that aimed to identify evidence of teacher learning's occurrence among Physics graduates participating in the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (Pibid) in the Physics subprojects in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Data collection was performed through semi-structured interviews that were audio recorded and later transcribed. Data analysis was performed from the materials collected, from which textual discourse analysis was performed with the five teacher's learning focuses as a priori categories. Results indicate that the participation in Pibid/Physics activities may promote teacher learning, since elements from the five focuses were identified in the speech of teacher initiation fellows.
id UFMG-11_833022c39547947e4047e824259b050f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10087
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID/FÍSICA: A VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: TEACHER LEARNING IN PIBID/PHYSICS SCOPE: TEACHING INITIATION FELLOWS' VIEWPibid/Física; Bolsistas de iniciação à docência; Aprendizagem docente; Focos de aprendizagem docente.FísicaEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que objetivou identificar indícios da ocorrência da aprendizagem docente nos licenciandos de física participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência dos subprojetos de física do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados deu-se a partir dos materiais coletados, dos quais se realizou uma análise textual discursiva que tinha como categorias a priori os cinco focos da aprendizagem docente. Os resultados indicam que a participação nas atividades do Pibid/Física pode promover a aprendizagem docente, uma vez que elementos dos cinco focos foram identificados nas falas dos bolsistas de iniciação à docência. This paper presents the results of a qualitative research that aimed to identify evidence of teacher learning's occurrence among Physics graduates participating in the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (Pibid) in the Physics subprojects in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Data collection was performed through semi-structured interviews that were audio recorded and later transcribed. Data analysis was performed from the materials collected, from which textual discourse analysis was performed with the five teacher's learning focuses as a priori categories. Results indicate that the participation in Pibid/Physics activities may promote teacher learning, since elements from the five focuses were identified in the speech of teacher initiation fellows.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1008710.1590/1983-21172015170309Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 3 (2015)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 3 (2015)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 3 (2015)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10087/26722Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDarroz, Luiz MarceloWannmacher, Clóvis Milton Duval2021-05-01T02:49:59Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10087Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-01T02:49:59Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID/FÍSICA: A VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: TEACHER LEARNING IN PIBID/PHYSICS SCOPE: TEACHING INITIATION FELLOWS' VIEW
title APRENDIZAGEM DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID/FÍSICA: A VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: TEACHER LEARNING IN PIBID/PHYSICS SCOPE: TEACHING INITIATION FELLOWS' VIEW
spellingShingle APRENDIZAGEM DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID/FÍSICA: A VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: TEACHER LEARNING IN PIBID/PHYSICS SCOPE: TEACHING INITIATION FELLOWS' VIEW
Darroz, Luiz Marcelo
Pibid/Física; Bolsistas de iniciação à docência; Aprendizagem docente; Focos de aprendizagem docente.
Física
title_short APRENDIZAGEM DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID/FÍSICA: A VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: TEACHER LEARNING IN PIBID/PHYSICS SCOPE: TEACHING INITIATION FELLOWS' VIEW
title_full APRENDIZAGEM DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID/FÍSICA: A VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: TEACHER LEARNING IN PIBID/PHYSICS SCOPE: TEACHING INITIATION FELLOWS' VIEW
title_fullStr APRENDIZAGEM DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID/FÍSICA: A VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: TEACHER LEARNING IN PIBID/PHYSICS SCOPE: TEACHING INITIATION FELLOWS' VIEW
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID/FÍSICA: A VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: TEACHER LEARNING IN PIBID/PHYSICS SCOPE: TEACHING INITIATION FELLOWS' VIEW
title_sort APRENDIZAGEM DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID/FÍSICA: A VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: TEACHER LEARNING IN PIBID/PHYSICS SCOPE: TEACHING INITIATION FELLOWS' VIEW
author Darroz, Luiz Marcelo
author_facet Darroz, Luiz Marcelo
Wannmacher, Clóvis Milton Duval
author_role author
author2 Wannmacher, Clóvis Milton Duval
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darroz, Luiz Marcelo
Wannmacher, Clóvis Milton Duval
dc.subject.por.fl_str_mv Pibid/Física; Bolsistas de iniciação à docência; Aprendizagem docente; Focos de aprendizagem docente.
Física
topic Pibid/Física; Bolsistas de iniciação à docência; Aprendizagem docente; Focos de aprendizagem docente.
Física
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que objetivou identificar indícios da ocorrência da aprendizagem docente nos licenciandos de física participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência dos subprojetos de física do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados deu-se a partir dos materiais coletados, dos quais se realizou uma análise textual discursiva que tinha como categorias a priori os cinco focos da aprendizagem docente. Os resultados indicam que a participação nas atividades do Pibid/Física pode promover a aprendizagem docente, uma vez que elementos dos cinco focos foram identificados nas falas dos bolsistas de iniciação à docência. This paper presents the results of a qualitative research that aimed to identify evidence of teacher learning's occurrence among Physics graduates participating in the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (Pibid) in the Physics subprojects in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Data collection was performed through semi-structured interviews that were audio recorded and later transcribed. Data analysis was performed from the materials collected, from which textual discourse analysis was performed with the five teacher's learning focuses as a priori categories. Results indicate that the participation in Pibid/Physics activities may promote teacher learning, since elements from the five focuses were identified in the speech of teacher initiation fellows.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10087
10.1590/1983-21172015170309
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10087
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172015170309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10087/26722
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 3 (2015)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 3 (2015)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 3 (2015)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1788989913545310208