Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Maria Candida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho, Dione Lucchesi de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1203
Resumo: O presente trabalho apresenta parte dos estudos desenvolvidos durante o  estágio de pós-doutorado da primeira autora sob supervisão da segunda. A partir das observações realizadas no primeiro semestre de 2012 das reuniões do Grupo de Sábado (GdS), buscou-se  relacionar a dinâmica deste grupo  com a experiência do projeto de pesquisa GETEMAT – Grupo de Estudo e Trabalho Pedagógico de Ensino de Matemática: Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais Para o Ensino de Matemática, financiado pelo CNPq e desenvolvido em Vilhena (RO) junto a docentes da rede municipal de ensino. O GETEMAT foi inspirado nas experiências de formação docente que se desenvolvem na Faculdade de Educação da Unicamp desde os anos noventa e, em especial, adotou como princípio as características de um grupo colaborativo elencadas por Fiorentini a partir da experiência do GdS. A busca por pontos de convergência entre os dois espaços de formação docente, tendo por referencial teórico os trabalhos de Cochran-Smith e Lytle sobre comunidades de aprendizagem do professor e o princípio da investigação, possibilitaram uma nova perspectiva de análise dos dados que foram obtidos durante a realização do Projeto GETEMAT.
id UNIR-3_bf9b0ff010dc10324d7f4ebd6fb36608
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1203
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagemEducação Matemática. Formação docente. Comunidades de Aprendizagem.EducaçãoO presente trabalho apresenta parte dos estudos desenvolvidos durante o  estágio de pós-doutorado da primeira autora sob supervisão da segunda. A partir das observações realizadas no primeiro semestre de 2012 das reuniões do Grupo de Sábado (GdS), buscou-se  relacionar a dinâmica deste grupo  com a experiência do projeto de pesquisa GETEMAT – Grupo de Estudo e Trabalho Pedagógico de Ensino de Matemática: Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais Para o Ensino de Matemática, financiado pelo CNPq e desenvolvido em Vilhena (RO) junto a docentes da rede municipal de ensino. O GETEMAT foi inspirado nas experiências de formação docente que se desenvolvem na Faculdade de Educação da Unicamp desde os anos noventa e, em especial, adotou como princípio as características de um grupo colaborativo elencadas por Fiorentini a partir da experiência do GdS. A busca por pontos de convergência entre os dois espaços de formação docente, tendo por referencial teórico os trabalhos de Cochran-Smith e Lytle sobre comunidades de aprendizagem do professor e o princípio da investigação, possibilitaram uma nova perspectiva de análise dos dados que foram obtidos durante a realização do Projeto GETEMAT.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/120310.26568/2359-2087.2014.1203EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 17-292359-20872359-208710.26568/educa.v1i2reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1203/1281Müller, Maria CandidaCarvalho, Dione Lucchesi deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T00:07:35Zoai:periodicos.unir.br:article/1203Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2015-04-08T00:07:35Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem
title Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem
spellingShingle Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem
Müller, Maria Candida
Educação Matemática. Formação docente. Comunidades de Aprendizagem.
Educação
title_short Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem
title_full Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem
title_fullStr Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem
title_full_unstemmed Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem
title_sort Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem
author Müller, Maria Candida
author_facet Müller, Maria Candida
Carvalho, Dione Lucchesi de
author_role author
author2 Carvalho, Dione Lucchesi de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Maria Candida
Carvalho, Dione Lucchesi de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Formação docente. Comunidades de Aprendizagem.
Educação
topic Educação Matemática. Formação docente. Comunidades de Aprendizagem.
Educação
description O presente trabalho apresenta parte dos estudos desenvolvidos durante o  estágio de pós-doutorado da primeira autora sob supervisão da segunda. A partir das observações realizadas no primeiro semestre de 2012 das reuniões do Grupo de Sábado (GdS), buscou-se  relacionar a dinâmica deste grupo  com a experiência do projeto de pesquisa GETEMAT – Grupo de Estudo e Trabalho Pedagógico de Ensino de Matemática: Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais Para o Ensino de Matemática, financiado pelo CNPq e desenvolvido em Vilhena (RO) junto a docentes da rede municipal de ensino. O GETEMAT foi inspirado nas experiências de formação docente que se desenvolvem na Faculdade de Educação da Unicamp desde os anos noventa e, em especial, adotou como princípio as características de um grupo colaborativo elencadas por Fiorentini a partir da experiência do GdS. A busca por pontos de convergência entre os dois espaços de formação docente, tendo por referencial teórico os trabalhos de Cochran-Smith e Lytle sobre comunidades de aprendizagem do professor e o princípio da investigação, possibilitaram uma nova perspectiva de análise dos dados que foram obtidos durante a realização do Projeto GETEMAT.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1203
10.26568/2359-2087.2014.1203
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1203
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2014.1203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1203/1281
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 17-29
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v1i2
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541549568000