Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1203 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta parte dos estudos desenvolvidos durante o estágio de pós-doutorado da primeira autora sob supervisão da segunda. A partir das observações realizadas no primeiro semestre de 2012 das reuniões do Grupo de Sábado (GdS), buscou-se relacionar a dinâmica deste grupo com a experiência do projeto de pesquisa GETEMAT – Grupo de Estudo e Trabalho Pedagógico de Ensino de Matemática: Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais Para o Ensino de Matemática, financiado pelo CNPq e desenvolvido em Vilhena (RO) junto a docentes da rede municipal de ensino. O GETEMAT foi inspirado nas experiências de formação docente que se desenvolvem na Faculdade de Educação da Unicamp desde os anos noventa e, em especial, adotou como princípio as características de um grupo colaborativo elencadas por Fiorentini a partir da experiência do GdS. A busca por pontos de convergência entre os dois espaços de formação docente, tendo por referencial teórico os trabalhos de Cochran-Smith e Lytle sobre comunidades de aprendizagem do professor e o princípio da investigação, possibilitaram uma nova perspectiva de análise dos dados que foram obtidos durante a realização do Projeto GETEMAT. |
id |
UNIR-3_bf9b0ff010dc10324d7f4ebd6fb36608 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1203 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagemEducação Matemática. Formação docente. Comunidades de Aprendizagem.EducaçãoO presente trabalho apresenta parte dos estudos desenvolvidos durante o estágio de pós-doutorado da primeira autora sob supervisão da segunda. A partir das observações realizadas no primeiro semestre de 2012 das reuniões do Grupo de Sábado (GdS), buscou-se relacionar a dinâmica deste grupo com a experiência do projeto de pesquisa GETEMAT – Grupo de Estudo e Trabalho Pedagógico de Ensino de Matemática: Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais Para o Ensino de Matemática, financiado pelo CNPq e desenvolvido em Vilhena (RO) junto a docentes da rede municipal de ensino. O GETEMAT foi inspirado nas experiências de formação docente que se desenvolvem na Faculdade de Educação da Unicamp desde os anos noventa e, em especial, adotou como princípio as características de um grupo colaborativo elencadas por Fiorentini a partir da experiência do GdS. A busca por pontos de convergência entre os dois espaços de formação docente, tendo por referencial teórico os trabalhos de Cochran-Smith e Lytle sobre comunidades de aprendizagem do professor e o princípio da investigação, possibilitaram uma nova perspectiva de análise dos dados que foram obtidos durante a realização do Projeto GETEMAT.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/120310.26568/2359-2087.2014.1203EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 17-292359-20872359-208710.26568/educa.v1i2reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1203/1281Müller, Maria CandidaCarvalho, Dione Lucchesi deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T00:07:35Zoai:periodicos.unir.br:article/1203Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2015-04-08T00:07:35Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem |
title |
Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem |
spellingShingle |
Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem Müller, Maria Candida Educação Matemática. Formação docente. Comunidades de Aprendizagem. Educação |
title_short |
Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem |
title_full |
Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem |
title_fullStr |
Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem |
title_sort |
Formação de docentes para o ensino de matemática: a experiência de grupos colaborativos de aprendizagem |
author |
Müller, Maria Candida |
author_facet |
Müller, Maria Candida Carvalho, Dione Lucchesi de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Dione Lucchesi de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Müller, Maria Candida Carvalho, Dione Lucchesi de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Formação docente. Comunidades de Aprendizagem. Educação |
topic |
Educação Matemática. Formação docente. Comunidades de Aprendizagem. Educação |
description |
O presente trabalho apresenta parte dos estudos desenvolvidos durante o estágio de pós-doutorado da primeira autora sob supervisão da segunda. A partir das observações realizadas no primeiro semestre de 2012 das reuniões do Grupo de Sábado (GdS), buscou-se relacionar a dinâmica deste grupo com a experiência do projeto de pesquisa GETEMAT – Grupo de Estudo e Trabalho Pedagógico de Ensino de Matemática: Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais Para o Ensino de Matemática, financiado pelo CNPq e desenvolvido em Vilhena (RO) junto a docentes da rede municipal de ensino. O GETEMAT foi inspirado nas experiências de formação docente que se desenvolvem na Faculdade de Educação da Unicamp desde os anos noventa e, em especial, adotou como princípio as características de um grupo colaborativo elencadas por Fiorentini a partir da experiência do GdS. A busca por pontos de convergência entre os dois espaços de formação docente, tendo por referencial teórico os trabalhos de Cochran-Smith e Lytle sobre comunidades de aprendizagem do professor e o princípio da investigação, possibilitaram uma nova perspectiva de análise dos dados que foram obtidos durante a realização do Projeto GETEMAT. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1203 10.26568/2359-2087.2014.1203 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1203 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2014.1203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1203/1281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 17-29 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v1i2 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541549568000 |