O PLANETÁRIO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA FACILITAR O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA RUPTURA ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO COMUM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno Júnior, José Ademir
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Romeu, Mairton Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p231-248.id206
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/206
Resumo: No Brasil o ensino de Astronomia ainda apresenta muitas limitações. Muitas pesquisas apontam a má formação inicial dos professores e concepções alternativas verificadas facilmente em alunos como sendo umas das principais dificuldades encontradas. Essas concepções alternativas apresentam-se como obstáculos epistemológicos. Portanto, levantou-se o questionamento: como o Planetário poderá contribuir para que sejam superados obstáculos epistemológicos no ensino de Física? Este trabalho, por meio de uma revisão bibliográfica, tomando por base documentos oficiais nacionais e resultados de pesquisas anteriores descritos em revistas, artigos, dissertações e teses, teve como objetivo investigar acerca do Planetário como recurso metodológico para facilitar o ensino de Física, através da ruptura entre o conhecimento científico e o conhecimento comum. Como resultado, acredita-se que o Planetário possibilita um novo olhar do indivíduo, dele questionar suas primeiras observações, muitas vezes ingênuas, melhorar a compreensão da composição espacial dos astros e de como se relacionam através dos fenômenos. As conclusões deste estudo revelam que o Planetário poderá promover a superação de obstáculos epistemológicos e, assim, facilitar o ensino de Física, desde que o professor realize uma abordagem teórica e metodológica para a sua utilização.
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Damasceno Júnior, José Ademir
Ensino de física
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recurso metodológico
conhecimento científico
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