ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Marinete Moura da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: del Pino, José Claudio, Quartieri, Marli Teresinha, Marchi, Miriam Ines
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p752-767.id221
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/221
Resumo: Resumo: As estratégias de ensino podem contribuir para uma aprendizagem significativa, ao mesmo tempo em que contribuem para a motivação intrínseca do aluno. Entre as várias estratégias de ensino, destacam-se, neste trabalho, o “ensino com pesquisa” e o “júri simulado” como procedimentos metodológicos para discutir a Educação Escolar Indígena na disciplina Educação Indígena, do 5º período do curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior na cidade de Barra do Corda - MA. Trata-se de um relato de experiência da aplicação das estratégias de ensino citadas para discutir questões pertinentes à educação escolar ofertadas nas comunidades indígenas. A relevância do tema escolhido se dá em razão desta região central do Estado do Maranhão apresentar um grande contingente populacional indígena das etnias Canela (Ramkokamekrá e Apaniekrá) e Tenetehara-Guajajara. As estratégias de ensino com pesquisa e júri simulado oportunizaram atividades desafiadoras para construir atitudes científicas e pedagógicas necessárias à compreensão do assunto investigado e discutido.Palavras-chave: Estratégia de ensino. Júri simulado. Ensino com pesquisa. Educação Escolar Indígena. RCNEI/Indígena. Abstract: Teaching strategies may contribute to an effective instruction as well as to an intrinsic motivation of the student learning. Among the several teaching strategies, they are highlighted, in this paper, the “teaching with research” and the “mimic jury” as methodological procedures to discuss the indigenous school education, based on a school subject of the 5th school term, performed by a teacher education undergraduate course (named Pedagogy) in a local College in Barra do Corda - MA - Brazil. This is an experience report with its application that involves both strategies mentioned, to discuss issues which are relevant to the school education which is offered to the indigenous communities. Bearing in mind the enormous importance of the chosen theme, mainly because of the central region of the state of Maranhão that presents a large contingent indigenous population whose descendants are from the ethnic groups Canela (Ramkokamekrá and Apaniekrá) and Tenetehara-Guajajara. The strategies “teaching with research” and “mimic jury” have provided challenging activities to develop scientific and pedagogical atitudes necessary to understand the subject investigated and discussed.Keywords: teaching strategy. Mimic jury. Teaching with research. Indigenous school education. RCNEI/indigenous.
id IFMT_227688d665f80a8c5359cef4ec45d887
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/221
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
spelling ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENAEstratégia de ensinoJúri simuladoEnsino com pesquisaEducação Escolar IndígenaRCNEI/IndígenaResumo: As estratégias de ensino podem contribuir para uma aprendizagem significativa, ao mesmo tempo em que contribuem para a motivação intrínseca do aluno. Entre as várias estratégias de ensino, destacam-se, neste trabalho, o “ensino com pesquisa” e o “júri simulado” como procedimentos metodológicos para discutir a Educação Escolar Indígena na disciplina Educação Indígena, do 5º período do curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior na cidade de Barra do Corda - MA. Trata-se de um relato de experiência da aplicação das estratégias de ensino citadas para discutir questões pertinentes à educação escolar ofertadas nas comunidades indígenas. A relevância do tema escolhido se dá em razão desta região central do Estado do Maranhão apresentar um grande contingente populacional indígena das etnias Canela (Ramkokamekrá e Apaniekrá) e Tenetehara-Guajajara. As estratégias de ensino com pesquisa e júri simulado oportunizaram atividades desafiadoras para construir atitudes científicas e pedagógicas necessárias à compreensão do assunto investigado e discutido.Palavras-chave: Estratégia de ensino. Júri simulado. Ensino com pesquisa. Educação Escolar Indígena. RCNEI/Indígena. Abstract: Teaching strategies may contribute to an effective instruction as well as to an intrinsic motivation of the student learning. Among the several teaching strategies, they are highlighted, in this paper, the “teaching with research” and the “mimic jury” as methodological procedures to discuss the indigenous school education, based on a school subject of the 5th school term, performed by a teacher education undergraduate course (named Pedagogy) in a local College in Barra do Corda - MA - Brazil. This is an experience report with its application that involves both strategies mentioned, to discuss issues which are relevant to the school education which is offered to the indigenous communities. Bearing in mind the enormous importance of the chosen theme, mainly because of the central region of the state of Maranhão that presents a large contingent indigenous population whose descendants are from the ethnic groups Canela (Ramkokamekrá and Apaniekrá) and Tenetehara-Guajajara. The strategies “teaching with research” and “mimic jury” have provided challenging activities to develop scientific and pedagogical atitudes necessary to understand the subject investigated and discussed.Keywords: teaching strategy. Mimic jury. Teaching with research. Indigenous school education. RCNEI/indigenous.Revista Prática Docente2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/22110.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p752-767.id221Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 752-767Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 752-767Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 752-7672526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/221/107Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLobo, Marinete Moura da Silvadel Pino, José ClaudioQuartieri, Marli TeresinhaMarchi, Miriam Ines2018-12-26T18:15:46Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/221Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T18:15:46Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
title ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
spellingShingle ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Lobo, Marinete Moura da Silva
Estratégia de ensino
Júri simulado
Ensino com pesquisa
Educação Escolar Indígena
RCNEI/Indígena
Lobo, Marinete Moura da Silva
Estratégia de ensino
Júri simulado
Ensino com pesquisa
Educação Escolar Indígena
RCNEI/Indígena
title_short ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
title_full ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
title_fullStr ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
title_full_unstemmed ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
title_sort ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
author Lobo, Marinete Moura da Silva
author_facet Lobo, Marinete Moura da Silva
Lobo, Marinete Moura da Silva
del Pino, José Claudio
Quartieri, Marli Teresinha
Marchi, Miriam Ines
del Pino, José Claudio
Quartieri, Marli Teresinha
Marchi, Miriam Ines
author_role author
author2 del Pino, José Claudio
Quartieri, Marli Teresinha
Marchi, Miriam Ines
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Marinete Moura da Silva
del Pino, José Claudio
Quartieri, Marli Teresinha
Marchi, Miriam Ines
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de ensino
Júri simulado
Ensino com pesquisa
Educação Escolar Indígena
RCNEI/Indígena
topic Estratégia de ensino
Júri simulado
Ensino com pesquisa
Educação Escolar Indígena
RCNEI/Indígena
description Resumo: As estratégias de ensino podem contribuir para uma aprendizagem significativa, ao mesmo tempo em que contribuem para a motivação intrínseca do aluno. Entre as várias estratégias de ensino, destacam-se, neste trabalho, o “ensino com pesquisa” e o “júri simulado” como procedimentos metodológicos para discutir a Educação Escolar Indígena na disciplina Educação Indígena, do 5º período do curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior na cidade de Barra do Corda - MA. Trata-se de um relato de experiência da aplicação das estratégias de ensino citadas para discutir questões pertinentes à educação escolar ofertadas nas comunidades indígenas. A relevância do tema escolhido se dá em razão desta região central do Estado do Maranhão apresentar um grande contingente populacional indígena das etnias Canela (Ramkokamekrá e Apaniekrá) e Tenetehara-Guajajara. As estratégias de ensino com pesquisa e júri simulado oportunizaram atividades desafiadoras para construir atitudes científicas e pedagógicas necessárias à compreensão do assunto investigado e discutido.Palavras-chave: Estratégia de ensino. Júri simulado. Ensino com pesquisa. Educação Escolar Indígena. RCNEI/Indígena. Abstract: Teaching strategies may contribute to an effective instruction as well as to an intrinsic motivation of the student learning. Among the several teaching strategies, they are highlighted, in this paper, the “teaching with research” and the “mimic jury” as methodological procedures to discuss the indigenous school education, based on a school subject of the 5th school term, performed by a teacher education undergraduate course (named Pedagogy) in a local College in Barra do Corda - MA - Brazil. This is an experience report with its application that involves both strategies mentioned, to discuss issues which are relevant to the school education which is offered to the indigenous communities. Bearing in mind the enormous importance of the chosen theme, mainly because of the central region of the state of Maranhão that presents a large contingent indigenous population whose descendants are from the ethnic groups Canela (Ramkokamekrá and Apaniekrá) and Tenetehara-Guajajara. The strategies “teaching with research” and “mimic jury” have provided challenging activities to develop scientific and pedagogical atitudes necessary to understand the subject investigated and discussed.Keywords: teaching strategy. Mimic jury. Teaching with research. Indigenous school education. RCNEI/indigenous.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/221
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p752-767.id221
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/221
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p752-767.id221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/221/107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 752-767
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 752-767
Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 752-767
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1822179453066805248
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p752-767.id221