UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Nayane Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima-Duarte, Flávia Karolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/87
Resumo: Este trabalho teve como objetivo ensinar o movimento retórico do gênero resumo escolar a estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas. O referencial teórico está representado pelas contribuições dos estudos retóricos de gênero (BAZERMAN (2009) e do gênero textual resumo (LEITE 2006; MACHADO, LOUSADA & ABREU-TARDELI 2004). Esta investigação é de natureza qualitativa e os instrumentos para análise dos dados estão compostos por dois resumos escritos em dois momentos diferentes: (1) antes do ensino do movimento retórico de gênero e (2) após o ensino do movimento retórico. Os resultados demonstram que, na primeira etapa, muitos estudantes entendiam que resumir era copiar de modo fiel os trechos considerados importantes. Na segunda etapa, percebemos que houve melhoras significativas quanto à escrita do gênero. A conclusão aponta para a necessidade de inclusão no ensino médio integrado de atividades de escrita dos gêneros que circulam na sua área de formação.
id IFMT_29b5fd4fb51ebb161cae60c63e7f9f23
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/87
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIOEnsino médio integradoEstudos retóricos de gêneroResumo.Este trabalho teve como objetivo ensinar o movimento retórico do gênero resumo escolar a estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas. O referencial teórico está representado pelas contribuições dos estudos retóricos de gênero (BAZERMAN (2009) e do gênero textual resumo (LEITE 2006; MACHADO, LOUSADA & ABREU-TARDELI 2004). Esta investigação é de natureza qualitativa e os instrumentos para análise dos dados estão compostos por dois resumos escritos em dois momentos diferentes: (1) antes do ensino do movimento retórico de gênero e (2) após o ensino do movimento retórico. Os resultados demonstram que, na primeira etapa, muitos estudantes entendiam que resumir era copiar de modo fiel os trechos considerados importantes. Na segunda etapa, percebemos que houve melhoras significativas quanto à escrita do gênero. A conclusão aponta para a necessidade de inclusão no ensino médio integrado de atividades de escrita dos gêneros que circulam na sua área de formação.Revista Prática Docente2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguagensLinguagensLinguagensapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/8710.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p229-240.id87Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 229-240Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 229-240Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 229-2402526-214910.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/87/34Copyright (c) 2017 Revista Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Nayane SantosLima-Duarte, Flávia Karolina2018-12-26T17:49:53Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/87Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:53Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
title UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
spellingShingle UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Lopes, Nayane Santos
Ensino médio integrado
Estudos retóricos de gênero
Resumo.
title_short UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
title_full UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
title_fullStr UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
title_sort UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
author Lopes, Nayane Santos
author_facet Lopes, Nayane Santos
Lima-Duarte, Flávia Karolina
author_role author
author2 Lima-Duarte, Flávia Karolina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Nayane Santos
Lima-Duarte, Flávia Karolina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio integrado
Estudos retóricos de gênero
Resumo.
topic Ensino médio integrado
Estudos retóricos de gênero
Resumo.
description Este trabalho teve como objetivo ensinar o movimento retórico do gênero resumo escolar a estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas. O referencial teórico está representado pelas contribuições dos estudos retóricos de gênero (BAZERMAN (2009) e do gênero textual resumo (LEITE 2006; MACHADO, LOUSADA & ABREU-TARDELI 2004). Esta investigação é de natureza qualitativa e os instrumentos para análise dos dados estão compostos por dois resumos escritos em dois momentos diferentes: (1) antes do ensino do movimento retórico de gênero e (2) após o ensino do movimento retórico. Os resultados demonstram que, na primeira etapa, muitos estudantes entendiam que resumir era copiar de modo fiel os trechos considerados importantes. Na segunda etapa, percebemos que houve melhoras significativas quanto à escrita do gênero. A conclusão aponta para a necessidade de inclusão no ensino médio integrado de atividades de escrita dos gêneros que circulam na sua área de formação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Linguagens
Linguagens
Linguagens
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/87
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p229-240.id87
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/87
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p229-240.id87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/87/34
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 229-240
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 229-240
Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 229-240
2526-2149
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723458863104