UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/87 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo ensinar o movimento retórico do gênero resumo escolar a estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas. O referencial teórico está representado pelas contribuições dos estudos retóricos de gênero (BAZERMAN (2009) e do gênero textual resumo (LEITE 2006; MACHADO, LOUSADA & ABREU-TARDELI 2004). Esta investigação é de natureza qualitativa e os instrumentos para análise dos dados estão compostos por dois resumos escritos em dois momentos diferentes: (1) antes do ensino do movimento retórico de gênero e (2) após o ensino do movimento retórico. Os resultados demonstram que, na primeira etapa, muitos estudantes entendiam que resumir era copiar de modo fiel os trechos considerados importantes. Na segunda etapa, percebemos que houve melhoras significativas quanto à escrita do gênero. A conclusão aponta para a necessidade de inclusão no ensino médio integrado de atividades de escrita dos gêneros que circulam na sua área de formação. |
id |
IFMT_29b5fd4fb51ebb161cae60c63e7f9f23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/87 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIOEnsino médio integradoEstudos retóricos de gêneroResumo.Este trabalho teve como objetivo ensinar o movimento retórico do gênero resumo escolar a estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas. O referencial teórico está representado pelas contribuições dos estudos retóricos de gênero (BAZERMAN (2009) e do gênero textual resumo (LEITE 2006; MACHADO, LOUSADA & ABREU-TARDELI 2004). Esta investigação é de natureza qualitativa e os instrumentos para análise dos dados estão compostos por dois resumos escritos em dois momentos diferentes: (1) antes do ensino do movimento retórico de gênero e (2) após o ensino do movimento retórico. Os resultados demonstram que, na primeira etapa, muitos estudantes entendiam que resumir era copiar de modo fiel os trechos considerados importantes. Na segunda etapa, percebemos que houve melhoras significativas quanto à escrita do gênero. A conclusão aponta para a necessidade de inclusão no ensino médio integrado de atividades de escrita dos gêneros que circulam na sua área de formação.Revista Prática Docente2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguagensLinguagensLinguagensapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/8710.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p229-240.id87Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 229-240Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 229-240Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 229-2402526-214910.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/87/34Copyright (c) 2017 Revista Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Nayane SantosLima-Duarte, Flávia Karolina2018-12-26T17:49:53Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/87Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:53Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
title |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Lopes, Nayane Santos Ensino médio integrado Estudos retóricos de gênero Resumo. |
title_short |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
title_full |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
author |
Lopes, Nayane Santos |
author_facet |
Lopes, Nayane Santos Lima-Duarte, Flávia Karolina |
author_role |
author |
author2 |
Lima-Duarte, Flávia Karolina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Nayane Santos Lima-Duarte, Flávia Karolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio integrado Estudos retóricos de gênero Resumo. |
topic |
Ensino médio integrado Estudos retóricos de gênero Resumo. |
description |
Este trabalho teve como objetivo ensinar o movimento retórico do gênero resumo escolar a estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas. O referencial teórico está representado pelas contribuições dos estudos retóricos de gênero (BAZERMAN (2009) e do gênero textual resumo (LEITE 2006; MACHADO, LOUSADA & ABREU-TARDELI 2004). Esta investigação é de natureza qualitativa e os instrumentos para análise dos dados estão compostos por dois resumos escritos em dois momentos diferentes: (1) antes do ensino do movimento retórico de gênero e (2) após o ensino do movimento retórico. Os resultados demonstram que, na primeira etapa, muitos estudantes entendiam que resumir era copiar de modo fiel os trechos considerados importantes. Na segunda etapa, percebemos que houve melhoras significativas quanto à escrita do gênero. A conclusão aponta para a necessidade de inclusão no ensino médio integrado de atividades de escrita dos gêneros que circulam na sua área de formação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Linguagens Linguagens Linguagens |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/87 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p229-240.id87 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/87 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p229-240.id87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/87/34 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 229-240 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 229-240 Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 229-240 2526-2149 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723458863104 |