PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/426 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas de professores da Educação Básica no ensino de Transformações Geométricas. Como aporte teórico foi feita uma revisão bibliográfica de estudos referentes ao ensino das Transformações Geométricas, estudos sobre a formação do professor, e nos documentos oficiais que norteiam o ensino no Brasil como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Para o desenvolvimento da pesquisa elaboramos e aplicamos um questionário a 20 professores de matemática que atuam na Educação Básica. Os resultados obtidos apontaram que alguns dos professores não ensinam as Transformações Geométricas, e os que ensinam apresentam dificuldade para trabalhar este conteúdo com os alunos, e que possuem algumas dificuldades metodológicas, além de possuírem desconhecimento da conexão desse conteúdo com outros da matemática. |
id |
IFMT_2fca409ee1460fdc46fbd64531665d7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/426 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICASEducação MatemáticaEnsino de MatemáticaTransformações Geométricas.Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas de professores da Educação Básica no ensino de Transformações Geométricas. Como aporte teórico foi feita uma revisão bibliográfica de estudos referentes ao ensino das Transformações Geométricas, estudos sobre a formação do professor, e nos documentos oficiais que norteiam o ensino no Brasil como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Para o desenvolvimento da pesquisa elaboramos e aplicamos um questionário a 20 professores de matemática que atuam na Educação Básica. Os resultados obtidos apontaram que alguns dos professores não ensinam as Transformações Geométricas, e os que ensinam apresentam dificuldade para trabalhar este conteúdo com os alunos, e que possuem algumas dificuldades metodológicas, além de possuírem desconhecimento da conexão desse conteúdo com outros da matemática.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/42610.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 375-390Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 375-390Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 375-3902526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/426/226Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalcher Junior, João do Espírito Santo LimaJucá, Rosineide de Sousa2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/426Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS |
title |
PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS |
spellingShingle |
PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS Malcher Junior, João do Espírito Santo Lima Educação Matemática Ensino de Matemática Transformações Geométricas. |
title_short |
PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS |
title_full |
PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS |
title_fullStr |
PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS |
title_sort |
PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS |
author |
Malcher Junior, João do Espírito Santo Lima |
author_facet |
Malcher Junior, João do Espírito Santo Lima Jucá, Rosineide de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Jucá, Rosineide de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malcher Junior, João do Espírito Santo Lima Jucá, Rosineide de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Ensino de Matemática Transformações Geométricas. |
topic |
Educação Matemática Ensino de Matemática Transformações Geométricas. |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas de professores da Educação Básica no ensino de Transformações Geométricas. Como aporte teórico foi feita uma revisão bibliográfica de estudos referentes ao ensino das Transformações Geométricas, estudos sobre a formação do professor, e nos documentos oficiais que norteiam o ensino no Brasil como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Para o desenvolvimento da pesquisa elaboramos e aplicamos um questionário a 20 professores de matemática que atuam na Educação Básica. Os resultados obtidos apontaram que alguns dos professores não ensinam as Transformações Geométricas, e os que ensinam apresentam dificuldade para trabalhar este conteúdo com os alunos, e que possuem algumas dificuldades metodológicas, além de possuírem desconhecimento da conexão desse conteúdo com outros da matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Matemática Matemática Matemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/426 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/426 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/426/226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 375-390 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 375-390 Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 375-390 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724016705536 |