EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Ana Flávia Silva de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/235
Resumo: Resumo: A Política Nacional de Educação Ambiental regulamenta a necessidade de contemplar a Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, sem delimitá-la como disciplina específica do currículo. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as concepções de ambiente desenvolvidas em uma aula de campo com estudantes do ensino médio de uma Escola Estadual em Tempo Integral no município de Rondonópolis, MT. O percurso metodológico se deu através de visita prévia ao local de estudo, aplicação do questionário pré-aula de campo, do roteiro para roda de conversa, vivência em campo e aplicação do questionário pós-aula de campo. Os resultados do questionário inicial e da roda de conversa evidenciam que os estudantes não têm clareza do que entendem por Educação Ambiental, sendo as Concepções de Natureza e Lugar em que se vive as mais frequentes. Através dos relatos durante a aula de campo e do questionário foi possível perceber Concepções mais abrangentes sobre o ambiente se comparado aos resultados obtidos inicialmente. Pode-se concluir que durante a aula de campo, fluíram sentimentos de bem estar, amizade, solidariedade, partilha e respeito, que desencadearam em aprendizados significativos dos conceitos científicos através da vivência em ambiente natural.Palavras-chave: Educação Ambiental. Ensino de Ciências. Aula de Campo. Abstract: The National Environmental Education Policy regulates the need to contemplate Environmental Education at all levels and modalities of teaching, without delimiting it as a specific discipline of the curriculum. The present research had as objective to identify the conceptions of environment developed in a field class with high school students of a State School in Integral Time in the municipality of Rondonópolis, MT. The methodological course was based on a previous visit to the study site, the application of the pre-camp questionnaire, the script for the discussion wheel, the experience in the field and the application of the post-field questionnaire. The results of the initial questionnaire and the discussion wheel show that students are not clear about what they mean by Environmental Education, and the Nature and Place Concepts are the most frequent ones. Through the reports during the field class and the questionnaire it was possible to perceive more comprehensive conceptions about the environment compared to the results obtained initially. It can be concluded that during the field lesson, feelings of well-being, friendship, solidarity, sharing and respect flowed that triggered in meaningful learning of scientific concepts through living in a natural environment.Keywords: Environmental Education. Science Teaching. Field Classroom.
id IFMT_376d0d88f9f64ceaf3eade4676d58bfd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/235
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPOEducação AmbientalEnsino de CiênciasAula de CampoResumo: A Política Nacional de Educação Ambiental regulamenta a necessidade de contemplar a Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, sem delimitá-la como disciplina específica do currículo. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as concepções de ambiente desenvolvidas em uma aula de campo com estudantes do ensino médio de uma Escola Estadual em Tempo Integral no município de Rondonópolis, MT. O percurso metodológico se deu através de visita prévia ao local de estudo, aplicação do questionário pré-aula de campo, do roteiro para roda de conversa, vivência em campo e aplicação do questionário pós-aula de campo. Os resultados do questionário inicial e da roda de conversa evidenciam que os estudantes não têm clareza do que entendem por Educação Ambiental, sendo as Concepções de Natureza e Lugar em que se vive as mais frequentes. Através dos relatos durante a aula de campo e do questionário foi possível perceber Concepções mais abrangentes sobre o ambiente se comparado aos resultados obtidos inicialmente. Pode-se concluir que durante a aula de campo, fluíram sentimentos de bem estar, amizade, solidariedade, partilha e respeito, que desencadearam em aprendizados significativos dos conceitos científicos através da vivência em ambiente natural.Palavras-chave: Educação Ambiental. Ensino de Ciências. Aula de Campo. Abstract: The National Environmental Education Policy regulates the need to contemplate Environmental Education at all levels and modalities of teaching, without delimiting it as a specific discipline of the curriculum. The present research had as objective to identify the conceptions of environment developed in a field class with high school students of a State School in Integral Time in the municipality of Rondonópolis, MT. The methodological course was based on a previous visit to the study site, the application of the pre-camp questionnaire, the script for the discussion wheel, the experience in the field and the application of the post-field questionnaire. The results of the initial questionnaire and the discussion wheel show that students are not clear about what they mean by Environmental Education, and the Nature and Place Concepts are the most frequent ones. Through the reports during the field class and the questionnaire it was possible to perceive more comprehensive conceptions about the environment compared to the results obtained initially. It can be concluded that during the field lesson, feelings of well-being, friendship, solidarity, sharing and respect flowed that triggered in meaningful learning of scientific concepts through living in a natural environment.Keywords: Environmental Education. Science Teaching. Field Classroom.Revista Prática Docente2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/23510.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p539-556.id235Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 539-556Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 539-556Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 539-5562526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/235/95Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Ana Flávia Silva deMansilla, Débora Eriléia Pedrotti2018-12-26T18:15:52Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/235Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T18:15:52Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPO
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPO
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPO
Assis, Ana Flávia Silva de
Educação Ambiental
Ensino de Ciências
Aula de Campo
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPO
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPO
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPO
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPO
author Assis, Ana Flávia Silva de
author_facet Assis, Ana Flávia Silva de
Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
author_role author
author2 Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Ana Flávia Silva de
Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Ensino de Ciências
Aula de Campo
topic Educação Ambiental
Ensino de Ciências
Aula de Campo
description Resumo: A Política Nacional de Educação Ambiental regulamenta a necessidade de contemplar a Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, sem delimitá-la como disciplina específica do currículo. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as concepções de ambiente desenvolvidas em uma aula de campo com estudantes do ensino médio de uma Escola Estadual em Tempo Integral no município de Rondonópolis, MT. O percurso metodológico se deu através de visita prévia ao local de estudo, aplicação do questionário pré-aula de campo, do roteiro para roda de conversa, vivência em campo e aplicação do questionário pós-aula de campo. Os resultados do questionário inicial e da roda de conversa evidenciam que os estudantes não têm clareza do que entendem por Educação Ambiental, sendo as Concepções de Natureza e Lugar em que se vive as mais frequentes. Através dos relatos durante a aula de campo e do questionário foi possível perceber Concepções mais abrangentes sobre o ambiente se comparado aos resultados obtidos inicialmente. Pode-se concluir que durante a aula de campo, fluíram sentimentos de bem estar, amizade, solidariedade, partilha e respeito, que desencadearam em aprendizados significativos dos conceitos científicos através da vivência em ambiente natural.Palavras-chave: Educação Ambiental. Ensino de Ciências. Aula de Campo. Abstract: The National Environmental Education Policy regulates the need to contemplate Environmental Education at all levels and modalities of teaching, without delimiting it as a specific discipline of the curriculum. The present research had as objective to identify the conceptions of environment developed in a field class with high school students of a State School in Integral Time in the municipality of Rondonópolis, MT. The methodological course was based on a previous visit to the study site, the application of the pre-camp questionnaire, the script for the discussion wheel, the experience in the field and the application of the post-field questionnaire. The results of the initial questionnaire and the discussion wheel show that students are not clear about what they mean by Environmental Education, and the Nature and Place Concepts are the most frequent ones. Through the reports during the field class and the questionnaire it was possible to perceive more comprehensive conceptions about the environment compared to the results obtained initially. It can be concluded that during the field lesson, feelings of well-being, friendship, solidarity, sharing and respect flowed that triggered in meaningful learning of scientific concepts through living in a natural environment.Keywords: Environmental Education. Science Teaching. Field Classroom.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/235
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p539-556.id235
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/235
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p539-556.id235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/235/95
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 539-556
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 539-556
Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 539-556
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723945402368