A AULA DE CAMPO EM GEOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Joel Maciel Pereira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Aldo Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/7416
Resumo: O presente artigo discute as contribuições das aulas de campo como metodologia de ensino no que se refere às possibilidades da mesma para a educação geográfica na escola. A aula de campo constitui um importante elemento para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, permitindo ir além da simples exposição mecânica dos conteúdos em sala de aula ao possibilitar a compreensão de uma realidade complexa a partir de um dado palpável, além de contribuir para enriquecer a disciplina de Geografia e dinamizar o trabalho do professor. Experiências pessoais obtidas durante práticas de aulas de campo justificam a elaboração deste trabalho, em que pretende-se desenvolver uma discussão sobre os aspectos favorecedores ao ensino da Geografia proporcionados a partir da utilização destas atividades. Por meio dos resultados de pesquisa desenvolvida com alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola municipal “Ulisses Maurício de Pontes” em Sertãozinho, no estado da Paraíba e do posicionamento de diferentes autores, procurou-se distinguir os pontos básicos necessários ao reconhecimento da aula de campo como um elemento importante para valorizar o ensino da Geografia, sobretudo por meio do conhecimento do meio onde o aluno está inserido.
id UEL-7_ec134f63f839c5b9fce091b039ff9008
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7416
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling A AULA DE CAMPO EM GEOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLAEnsino da GeografiaMetodologias de ensinoAula de campo.O presente artigo discute as contribuições das aulas de campo como metodologia de ensino no que se refere às possibilidades da mesma para a educação geográfica na escola. A aula de campo constitui um importante elemento para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, permitindo ir além da simples exposição mecânica dos conteúdos em sala de aula ao possibilitar a compreensão de uma realidade complexa a partir de um dado palpável, além de contribuir para enriquecer a disciplina de Geografia e dinamizar o trabalho do professor. Experiências pessoais obtidas durante práticas de aulas de campo justificam a elaboração deste trabalho, em que pretende-se desenvolver uma discussão sobre os aspectos favorecedores ao ensino da Geografia proporcionados a partir da utilização destas atividades. Por meio dos resultados de pesquisa desenvolvida com alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola municipal “Ulisses Maurício de Pontes” em Sertãozinho, no estado da Paraíba e do posicionamento de diferentes autores, procurou-se distinguir os pontos básicos necessários ao reconhecimento da aula de campo como um elemento importante para valorizar o ensino da Geografia, sobretudo por meio do conhecimento do meio onde o aluno está inserido.Universidade Estadual de Londrina2012-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/741610.5433/2447-1747.2011v20n2p99GEOGRAFIA (Londrina); v. 20 n. 2 (2011); 99-1142447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/7416/10649Copyright (c) 2012 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Joel Maciel PereiraOliveira, Aldo Gonçalves de2012-06-02T22:21:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7416Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2012-06-02T22:21:57Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A AULA DE CAMPO EM GEOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA
title A AULA DE CAMPO EM GEOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA
spellingShingle A AULA DE CAMPO EM GEOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA
Cordeiro, Joel Maciel Pereira
Ensino da Geografia
Metodologias de ensino
Aula de campo.
title_short A AULA DE CAMPO EM GEOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA
title_full A AULA DE CAMPO EM GEOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA
title_fullStr A AULA DE CAMPO EM GEOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA
title_full_unstemmed A AULA DE CAMPO EM GEOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA
title_sort A AULA DE CAMPO EM GEOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA
author Cordeiro, Joel Maciel Pereira
author_facet Cordeiro, Joel Maciel Pereira
Oliveira, Aldo Gonçalves de
author_role author
author2 Oliveira, Aldo Gonçalves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Joel Maciel Pereira
Oliveira, Aldo Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Geografia
Metodologias de ensino
Aula de campo.
topic Ensino da Geografia
Metodologias de ensino
Aula de campo.
description O presente artigo discute as contribuições das aulas de campo como metodologia de ensino no que se refere às possibilidades da mesma para a educação geográfica na escola. A aula de campo constitui um importante elemento para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, permitindo ir além da simples exposição mecânica dos conteúdos em sala de aula ao possibilitar a compreensão de uma realidade complexa a partir de um dado palpável, além de contribuir para enriquecer a disciplina de Geografia e dinamizar o trabalho do professor. Experiências pessoais obtidas durante práticas de aulas de campo justificam a elaboração deste trabalho, em que pretende-se desenvolver uma discussão sobre os aspectos favorecedores ao ensino da Geografia proporcionados a partir da utilização destas atividades. Por meio dos resultados de pesquisa desenvolvida com alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola municipal “Ulisses Maurício de Pontes” em Sertãozinho, no estado da Paraíba e do posicionamento de diferentes autores, procurou-se distinguir os pontos básicos necessários ao reconhecimento da aula de campo como um elemento importante para valorizar o ensino da Geografia, sobretudo por meio do conhecimento do meio onde o aluno está inserido.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/7416
10.5433/2447-1747.2011v20n2p99
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/7416
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2011v20n2p99
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/7416/10649
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 GEOGRAFIA (Londrina)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 GEOGRAFIA (Londrina)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 20 n. 2 (2011); 99-114
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315430295207936