RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leivas, José Carlos Pinto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/308
Resumo: Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual teve por objetivo verificar como estudantes em ação continuada empregavam a estratégia da Resolução de Problemas para articular conteúdos envolvendo fatos da adição e subtração de números naturais. Para tal, foram propostos dois problemas, os quais apresentavam questionamentos que propiciavam aplicar as etapas dessa metodologia, na visão de autores consagrados da área, juntamente com a utilização de alguns recursos da teoria dos Registros de Representação Semiótica, a fim de fortalecer a alfabetização em Matemática relativa às duas operações, bem como fatos básicos envolvidos nas mesmas. Os resultados sugerem que a metodologia foi eficaz e que os participantes puderam refletir, tomar decisões e embasar sua prática profissional voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
id IFMT_4ac2aa410a99b976d2a0b23241d2090a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/308
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALResolução de ProblemasBNCCAnos IniciaisRegistros de Representação Semiótica.Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual teve por objetivo verificar como estudantes em ação continuada empregavam a estratégia da Resolução de Problemas para articular conteúdos envolvendo fatos da adição e subtração de números naturais. Para tal, foram propostos dois problemas, os quais apresentavam questionamentos que propiciavam aplicar as etapas dessa metodologia, na visão de autores consagrados da área, juntamente com a utilização de alguns recursos da teoria dos Registros de Representação Semiótica, a fim de fortalecer a alfabetização em Matemática relativa às duas operações, bem como fatos básicos envolvidos nas mesmas. Os resultados sugerem que a metodologia foi eficaz e que os participantes puderam refletir, tomar decisões e embasar sua prática profissional voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Revista Prática Docente2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/30810.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p5-23.id308Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 5-23Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 5-23Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 5-232526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/308/163Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeivas, José Carlos Pinto2020-01-27T10:12:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/308Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:12:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Leivas, José Carlos Pinto
Resolução de Problemas
BNCC
Anos Iniciais
Registros de Representação Semiótica.
title_short RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Leivas, José Carlos Pinto
author_facet Leivas, José Carlos Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leivas, José Carlos Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de Problemas
BNCC
Anos Iniciais
Registros de Representação Semiótica.
topic Resolução de Problemas
BNCC
Anos Iniciais
Registros de Representação Semiótica.
description Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual teve por objetivo verificar como estudantes em ação continuada empregavam a estratégia da Resolução de Problemas para articular conteúdos envolvendo fatos da adição e subtração de números naturais. Para tal, foram propostos dois problemas, os quais apresentavam questionamentos que propiciavam aplicar as etapas dessa metodologia, na visão de autores consagrados da área, juntamente com a utilização de alguns recursos da teoria dos Registros de Representação Semiótica, a fim de fortalecer a alfabetização em Matemática relativa às duas operações, bem como fatos básicos envolvidos nas mesmas. Os resultados sugerem que a metodologia foi eficaz e que os participantes puderam refletir, tomar decisões e embasar sua prática profissional voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/308
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p5-23.id308
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/308
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p5-23.id308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/308/163
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 5-23
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 5-23
Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 5-23
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723987345408