RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/308 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual teve por objetivo verificar como estudantes em ação continuada empregavam a estratégia da Resolução de Problemas para articular conteúdos envolvendo fatos da adição e subtração de números naturais. Para tal, foram propostos dois problemas, os quais apresentavam questionamentos que propiciavam aplicar as etapas dessa metodologia, na visão de autores consagrados da área, juntamente com a utilização de alguns recursos da teoria dos Registros de Representação Semiótica, a fim de fortalecer a alfabetização em Matemática relativa às duas operações, bem como fatos básicos envolvidos nas mesmas. Os resultados sugerem que a metodologia foi eficaz e que os participantes puderam refletir, tomar decisões e embasar sua prática profissional voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
id |
IFMT_4ac2aa410a99b976d2a0b23241d2090a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/308 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALResolução de ProblemasBNCCAnos IniciaisRegistros de Representação Semiótica.Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual teve por objetivo verificar como estudantes em ação continuada empregavam a estratégia da Resolução de Problemas para articular conteúdos envolvendo fatos da adição e subtração de números naturais. Para tal, foram propostos dois problemas, os quais apresentavam questionamentos que propiciavam aplicar as etapas dessa metodologia, na visão de autores consagrados da área, juntamente com a utilização de alguns recursos da teoria dos Registros de Representação Semiótica, a fim de fortalecer a alfabetização em Matemática relativa às duas operações, bem como fatos básicos envolvidos nas mesmas. Os resultados sugerem que a metodologia foi eficaz e que os participantes puderam refletir, tomar decisões e embasar sua prática profissional voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Revista Prática Docente2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/30810.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p5-23.id308Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 5-23Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 5-23Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 5-232526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/308/163Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeivas, José Carlos Pinto2020-01-27T10:12:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/308Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:12:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Leivas, José Carlos Pinto Resolução de Problemas BNCC Anos Iniciais Registros de Representação Semiótica. |
title_short |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Leivas, José Carlos Pinto |
author_facet |
Leivas, José Carlos Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leivas, José Carlos Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de Problemas BNCC Anos Iniciais Registros de Representação Semiótica. |
topic |
Resolução de Problemas BNCC Anos Iniciais Registros de Representação Semiótica. |
description |
Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual teve por objetivo verificar como estudantes em ação continuada empregavam a estratégia da Resolução de Problemas para articular conteúdos envolvendo fatos da adição e subtração de números naturais. Para tal, foram propostos dois problemas, os quais apresentavam questionamentos que propiciavam aplicar as etapas dessa metodologia, na visão de autores consagrados da área, juntamente com a utilização de alguns recursos da teoria dos Registros de Representação Semiótica, a fim de fortalecer a alfabetização em Matemática relativa às duas operações, bem como fatos básicos envolvidos nas mesmas. Os resultados sugerem que a metodologia foi eficaz e que os participantes puderam refletir, tomar decisões e embasar sua prática profissional voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Matemática Matemática Matemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/308 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p5-23.id308 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/308 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p5-23.id308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/308/163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 5-23 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 5-23 Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 5-23 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723987345408 |