O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Eliane Oliveira da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marques, Paulo Roberto Brasil de Oliveira, Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/606
Resumo: Resumo: A literatura especializada vem apontando mudanças no ensino de ciências e exprime a experimentação como uma alternativa para o processo de construção de saberes científicos por meio da reflexão e investigação. No contexto nacional, o cenário escolar mantém práticas pedagógicas ainda resistentes às mudanças relacionadas a alfabetização científica mediadas por práticas experimentais. Assim, a presente pesquisa objetivou investigar a concepção de professores de ciências sobre de implementação de práticas experimentais em escolas da rede pública de Ensino Fundamental. Com base nos aspectos metodológicos de uma abordagem qualitativa, os dados foram tratados por análise de conteúdo e organizados na perspectiva de uma rede sistêmica. Os resultados obtidos revelaram que os professores de ciências compreendem a importância da utilização da experimentação para construção de saberes científicos, porém, os planejamentos escolares não contemplam a inserção efetiva dessas atividades, tendo como principais fatores a falta de recursos e espaço próprio destinado à prática experimental.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Práticas Experimentais; Professores de Ciências. Abstract: The specialized literature has pointed out changes in science education and expresses experimentation as an alternative to the process of building scientific knowledge through reflection and investigation. In the national context, the school scenario maintains pedagogical practices that are still resistant to changes related to scientific literacy mediated by experimental practices. Thus, the present research aimed to investigate the conception of science teachers about the implementation of experimental practices in public elementary schools. Based on the methodological aspects of a qualitative approach, the data were treated by content analysis and organized from the perspective of a systemic network. The results obtained revealed that science teachers understand the importance of using experimentation to build scientific knowledge, however, school planning does not include the effective insertion of these activities, having as main factors the lack of resources and proper space for experimental practice.Keywords: Science Teaching; Experimental Practices; Science Teachers.
id IFMT_4eed1126179da84a006ccdb07370ae5a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/606
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIASEnsino de ciênciasExperimentaçãoConcepções de professoresResumo: A literatura especializada vem apontando mudanças no ensino de ciências e exprime a experimentação como uma alternativa para o processo de construção de saberes científicos por meio da reflexão e investigação. No contexto nacional, o cenário escolar mantém práticas pedagógicas ainda resistentes às mudanças relacionadas a alfabetização científica mediadas por práticas experimentais. Assim, a presente pesquisa objetivou investigar a concepção de professores de ciências sobre de implementação de práticas experimentais em escolas da rede pública de Ensino Fundamental. Com base nos aspectos metodológicos de uma abordagem qualitativa, os dados foram tratados por análise de conteúdo e organizados na perspectiva de uma rede sistêmica. Os resultados obtidos revelaram que os professores de ciências compreendem a importância da utilização da experimentação para construção de saberes científicos, porém, os planejamentos escolares não contemplam a inserção efetiva dessas atividades, tendo como principais fatores a falta de recursos e espaço próprio destinado à prática experimental.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Práticas Experimentais; Professores de Ciências. Abstract: The specialized literature has pointed out changes in science education and expresses experimentation as an alternative to the process of building scientific knowledge through reflection and investigation. In the national context, the school scenario maintains pedagogical practices that are still resistant to changes related to scientific literacy mediated by experimental practices. Thus, the present research aimed to investigate the conception of science teachers about the implementation of experimental practices in public elementary schools. Based on the methodological aspects of a qualitative approach, the data were treated by content analysis and organized from the perspective of a systemic network. The results obtained revealed that science teachers understand the importance of using experimentation to build scientific knowledge, however, school planning does not include the effective insertion of these activities, having as main factors the lack of resources and proper space for experimental practice.Keywords: Science Teaching; Experimental Practices; Science Teachers.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/60610.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p271-288.id606Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 271-288Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 271-288Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 271-2882526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/606/270Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Eliane Oliveira daMarques, Paulo Roberto Brasil de OliveiraMarques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/606Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Silva, Maria Eliane Oliveira da
Ensino de ciências
Experimentação
Concepções de professores
title_short O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
author Silva, Maria Eliane Oliveira da
author_facet Silva, Maria Eliane Oliveira da
Marques, Paulo Roberto Brasil de Oliveira
Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
author_role author
author2 Marques, Paulo Roberto Brasil de Oliveira
Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Eliane Oliveira da
Marques, Paulo Roberto Brasil de Oliveira
Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Experimentação
Concepções de professores
topic Ensino de ciências
Experimentação
Concepções de professores
description Resumo: A literatura especializada vem apontando mudanças no ensino de ciências e exprime a experimentação como uma alternativa para o processo de construção de saberes científicos por meio da reflexão e investigação. No contexto nacional, o cenário escolar mantém práticas pedagógicas ainda resistentes às mudanças relacionadas a alfabetização científica mediadas por práticas experimentais. Assim, a presente pesquisa objetivou investigar a concepção de professores de ciências sobre de implementação de práticas experimentais em escolas da rede pública de Ensino Fundamental. Com base nos aspectos metodológicos de uma abordagem qualitativa, os dados foram tratados por análise de conteúdo e organizados na perspectiva de uma rede sistêmica. Os resultados obtidos revelaram que os professores de ciências compreendem a importância da utilização da experimentação para construção de saberes científicos, porém, os planejamentos escolares não contemplam a inserção efetiva dessas atividades, tendo como principais fatores a falta de recursos e espaço próprio destinado à prática experimental.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Práticas Experimentais; Professores de Ciências. Abstract: The specialized literature has pointed out changes in science education and expresses experimentation as an alternative to the process of building scientific knowledge through reflection and investigation. In the national context, the school scenario maintains pedagogical practices that are still resistant to changes related to scientific literacy mediated by experimental practices. Thus, the present research aimed to investigate the conception of science teachers about the implementation of experimental practices in public elementary schools. Based on the methodological aspects of a qualitative approach, the data were treated by content analysis and organized from the perspective of a systemic network. The results obtained revealed that science teachers understand the importance of using experimentation to build scientific knowledge, however, school planning does not include the effective insertion of these activities, having as main factors the lack of resources and proper space for experimental practice.Keywords: Science Teaching; Experimental Practices; Science Teachers.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/606
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p271-288.id606
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/606
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p271-288.id606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/606/270
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 271-288
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 271-288
Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 271-288
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724104785920