Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Jeferson Chagas
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva, Eliana Sardina, de Araújo, Sulene Alves, de Quadros, Ana Luiza, da Silva, Leydiane Trindade, Cunha, Juciane Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n4-126
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180
Resumo: A experimentação tem sido amplamente usada em aulas de Ciências, mas seu papel na aprendizagem parece não estar suficientemente entendido. Neste estudo, objetivamos analisar o papel de atividades experimentais em aulas de Química, a partir de duas abordagens metodológicas: uma que chamamos de tradicional, em que o professor explica os procedimentos, os estudantes realizam o experimento e o professor novamente explica os resultados; na outra, que chamamos de alternativa, o professor realiza questionamentos iniciais, visando identificar concepções prévias, sem analisá-las, sendo que os estudantes realizam o experimento e uma ampla discussão é estabelecida, a fim de chegar ao entendimento do que aconteceu durante a atividade experimental. O conceito explorado foi de densidade, em quatro experimentos realizados em duas turmas de uma escola da rede municipal de Jequié/BA. As aulas foram filmadas, gravadas e os estudantes responderam a um instrumento de avaliação do conhecimento. Os vídeos foram assistidos pelos autores e a análise se centrou nas respostas presentes no instrumento de avaliação. Os resultados sugerem que as aulas experimentais são bem mais produtivas quando realizadas considerando o conhecimento prévio dos alunos, desde que em seu desenvolvimento o professor faça intervenções, visando discutir e promover a evolução dessas.
id VERACRUZ-0_761c968e3555c5d6e5715819b8d8a139
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46180
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)experimentaçãoabordagens metodológicasconcepções préviasdensidade.A experimentação tem sido amplamente usada em aulas de Ciências, mas seu papel na aprendizagem parece não estar suficientemente entendido. Neste estudo, objetivamos analisar o papel de atividades experimentais em aulas de Química, a partir de duas abordagens metodológicas: uma que chamamos de tradicional, em que o professor explica os procedimentos, os estudantes realizam o experimento e o professor novamente explica os resultados; na outra, que chamamos de alternativa, o professor realiza questionamentos iniciais, visando identificar concepções prévias, sem analisá-las, sendo que os estudantes realizam o experimento e uma ampla discussão é estabelecida, a fim de chegar ao entendimento do que aconteceu durante a atividade experimental. O conceito explorado foi de densidade, em quatro experimentos realizados em duas turmas de uma escola da rede municipal de Jequié/BA. As aulas foram filmadas, gravadas e os estudantes responderam a um instrumento de avaliação do conhecimento. Os vídeos foram assistidos pelos autores e a análise se centrou nas respostas presentes no instrumento de avaliação. Os resultados sugerem que as aulas experimentais são bem mais produtivas quando realizadas considerando o conhecimento prévio dos alunos, desde que em seu desenvolvimento o professor faça intervenções, visando discutir e promover a evolução dessas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4618010.34117/bjdv8n4-126Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24608-24628Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24608-24628Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24608-246282525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Jeferson Chagasda Silva, Eliana Sardinade Araújo, Sulene Alvesde Quadros, Ana Luizada Silva, Leydiane TrindadeCunha, Juciane Silva2022-06-22T19:39:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46180Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:22.428424Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
title Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
spellingShingle Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
do Nascimento, Jeferson Chagas
experimentação
abordagens metodológicas
concepções prévias
densidade.
do Nascimento, Jeferson Chagas
experimentação
abordagens metodológicas
concepções prévias
densidade.
title_short Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
title_full Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
title_fullStr Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
title_full_unstemmed Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
title_sort Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
author do Nascimento, Jeferson Chagas
author_facet do Nascimento, Jeferson Chagas
do Nascimento, Jeferson Chagas
da Silva, Eliana Sardina
de Araújo, Sulene Alves
de Quadros, Ana Luiza
da Silva, Leydiane Trindade
Cunha, Juciane Silva
da Silva, Eliana Sardina
de Araújo, Sulene Alves
de Quadros, Ana Luiza
da Silva, Leydiane Trindade
Cunha, Juciane Silva
author_role author
author2 da Silva, Eliana Sardina
de Araújo, Sulene Alves
de Quadros, Ana Luiza
da Silva, Leydiane Trindade
Cunha, Juciane Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Jeferson Chagas
da Silva, Eliana Sardina
de Araújo, Sulene Alves
de Quadros, Ana Luiza
da Silva, Leydiane Trindade
Cunha, Juciane Silva
dc.subject.por.fl_str_mv experimentação
abordagens metodológicas
concepções prévias
densidade.
topic experimentação
abordagens metodológicas
concepções prévias
densidade.
description A experimentação tem sido amplamente usada em aulas de Ciências, mas seu papel na aprendizagem parece não estar suficientemente entendido. Neste estudo, objetivamos analisar o papel de atividades experimentais em aulas de Química, a partir de duas abordagens metodológicas: uma que chamamos de tradicional, em que o professor explica os procedimentos, os estudantes realizam o experimento e o professor novamente explica os resultados; na outra, que chamamos de alternativa, o professor realiza questionamentos iniciais, visando identificar concepções prévias, sem analisá-las, sendo que os estudantes realizam o experimento e uma ampla discussão é estabelecida, a fim de chegar ao entendimento do que aconteceu durante a atividade experimental. O conceito explorado foi de densidade, em quatro experimentos realizados em duas turmas de uma escola da rede municipal de Jequié/BA. As aulas foram filmadas, gravadas e os estudantes responderam a um instrumento de avaliação do conhecimento. Os vídeos foram assistidos pelos autores e a análise se centrou nas respostas presentes no instrumento de avaliação. Os resultados sugerem que as aulas experimentais são bem mais produtivas quando realizadas considerando o conhecimento prévio dos alunos, desde que em seu desenvolvimento o professor faça intervenções, visando discutir e promover a evolução dessas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180
10.34117/bjdv8n4-126
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24608-24628
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24608-24628
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24608-24628
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822219165985931264
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n4-126