Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n4-126 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180 |
Resumo: | A experimentação tem sido amplamente usada em aulas de Ciências, mas seu papel na aprendizagem parece não estar suficientemente entendido. Neste estudo, objetivamos analisar o papel de atividades experimentais em aulas de Química, a partir de duas abordagens metodológicas: uma que chamamos de tradicional, em que o professor explica os procedimentos, os estudantes realizam o experimento e o professor novamente explica os resultados; na outra, que chamamos de alternativa, o professor realiza questionamentos iniciais, visando identificar concepções prévias, sem analisá-las, sendo que os estudantes realizam o experimento e uma ampla discussão é estabelecida, a fim de chegar ao entendimento do que aconteceu durante a atividade experimental. O conceito explorado foi de densidade, em quatro experimentos realizados em duas turmas de uma escola da rede municipal de Jequié/BA. As aulas foram filmadas, gravadas e os estudantes responderam a um instrumento de avaliação do conhecimento. Os vídeos foram assistidos pelos autores e a análise se centrou nas respostas presentes no instrumento de avaliação. Os resultados sugerem que as aulas experimentais são bem mais produtivas quando realizadas considerando o conhecimento prévio dos alunos, desde que em seu desenvolvimento o professor faça intervenções, visando discutir e promover a evolução dessas. |
id |
VERACRUZ-0_761c968e3555c5d6e5715819b8d8a139 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46180 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)experimentaçãoabordagens metodológicasconcepções préviasdensidade.A experimentação tem sido amplamente usada em aulas de Ciências, mas seu papel na aprendizagem parece não estar suficientemente entendido. Neste estudo, objetivamos analisar o papel de atividades experimentais em aulas de Química, a partir de duas abordagens metodológicas: uma que chamamos de tradicional, em que o professor explica os procedimentos, os estudantes realizam o experimento e o professor novamente explica os resultados; na outra, que chamamos de alternativa, o professor realiza questionamentos iniciais, visando identificar concepções prévias, sem analisá-las, sendo que os estudantes realizam o experimento e uma ampla discussão é estabelecida, a fim de chegar ao entendimento do que aconteceu durante a atividade experimental. O conceito explorado foi de densidade, em quatro experimentos realizados em duas turmas de uma escola da rede municipal de Jequié/BA. As aulas foram filmadas, gravadas e os estudantes responderam a um instrumento de avaliação do conhecimento. Os vídeos foram assistidos pelos autores e a análise se centrou nas respostas presentes no instrumento de avaliação. Os resultados sugerem que as aulas experimentais são bem mais produtivas quando realizadas considerando o conhecimento prévio dos alunos, desde que em seu desenvolvimento o professor faça intervenções, visando discutir e promover a evolução dessas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4618010.34117/bjdv8n4-126Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24608-24628Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24608-24628Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24608-246282525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Jeferson Chagasda Silva, Eliana Sardinade Araújo, Sulene Alvesde Quadros, Ana Luizada Silva, Leydiane TrindadeCunha, Juciane Silva2022-06-22T19:39:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46180Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:22.428424Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative) |
title |
Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative) |
spellingShingle |
Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative) Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative) do Nascimento, Jeferson Chagas experimentação abordagens metodológicas concepções prévias densidade. do Nascimento, Jeferson Chagas experimentação abordagens metodológicas concepções prévias densidade. |
title_short |
Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative) |
title_full |
Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative) |
title_fullStr |
Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative) Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative) |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative) Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative) |
title_sort |
Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative) |
author |
do Nascimento, Jeferson Chagas |
author_facet |
do Nascimento, Jeferson Chagas do Nascimento, Jeferson Chagas da Silva, Eliana Sardina de Araújo, Sulene Alves de Quadros, Ana Luiza da Silva, Leydiane Trindade Cunha, Juciane Silva da Silva, Eliana Sardina de Araújo, Sulene Alves de Quadros, Ana Luiza da Silva, Leydiane Trindade Cunha, Juciane Silva |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Eliana Sardina de Araújo, Sulene Alves de Quadros, Ana Luiza da Silva, Leydiane Trindade Cunha, Juciane Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento, Jeferson Chagas da Silva, Eliana Sardina de Araújo, Sulene Alves de Quadros, Ana Luiza da Silva, Leydiane Trindade Cunha, Juciane Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
experimentação abordagens metodológicas concepções prévias densidade. |
topic |
experimentação abordagens metodológicas concepções prévias densidade. |
description |
A experimentação tem sido amplamente usada em aulas de Ciências, mas seu papel na aprendizagem parece não estar suficientemente entendido. Neste estudo, objetivamos analisar o papel de atividades experimentais em aulas de Química, a partir de duas abordagens metodológicas: uma que chamamos de tradicional, em que o professor explica os procedimentos, os estudantes realizam o experimento e o professor novamente explica os resultados; na outra, que chamamos de alternativa, o professor realiza questionamentos iniciais, visando identificar concepções prévias, sem analisá-las, sendo que os estudantes realizam o experimento e uma ampla discussão é estabelecida, a fim de chegar ao entendimento do que aconteceu durante a atividade experimental. O conceito explorado foi de densidade, em quatro experimentos realizados em duas turmas de uma escola da rede municipal de Jequié/BA. As aulas foram filmadas, gravadas e os estudantes responderam a um instrumento de avaliação do conhecimento. Os vídeos foram assistidos pelos autores e a análise se centrou nas respostas presentes no instrumento de avaliação. Os resultados sugerem que as aulas experimentais são bem mais produtivas quando realizadas considerando o conhecimento prévio dos alunos, desde que em seu desenvolvimento o professor faça intervenções, visando discutir e promover a evolução dessas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180 10.34117/bjdv8n4-126 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24608-24628 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24608-24628 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24608-24628 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822219165985931264 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-126 |