Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Jeferson Chagas
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva, Eliana Sardina, de Araújo, Sulene Alves, de Quadros, Ana Luiza, da Silva, Leydiane Trindade, Cunha, Juciane Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180
Resumo: A experimentação tem sido amplamente usada em aulas de Ciências, mas seu papel na aprendizagem parece não estar suficientemente entendido. Neste estudo, objetivamos analisar o papel de atividades experimentais em aulas de Química, a partir de duas abordagens metodológicas: uma que chamamos de tradicional, em que o professor explica os procedimentos, os estudantes realizam o experimento e o professor novamente explica os resultados; na outra, que chamamos de alternativa, o professor realiza questionamentos iniciais, visando identificar concepções prévias, sem analisá-las, sendo que os estudantes realizam o experimento e uma ampla discussão é estabelecida, a fim de chegar ao entendimento do que aconteceu durante a atividade experimental. O conceito explorado foi de densidade, em quatro experimentos realizados em duas turmas de uma escola da rede municipal de Jequié/BA. As aulas foram filmadas, gravadas e os estudantes responderam a um instrumento de avaliação do conhecimento. Os vídeos foram assistidos pelos autores e a análise se centrou nas respostas presentes no instrumento de avaliação. Os resultados sugerem que as aulas experimentais são bem mais produtivas quando realizadas considerando o conhecimento prévio dos alunos, desde que em seu desenvolvimento o professor faça intervenções, visando discutir e promover a evolução dessas.
id VERACRUZ-0_761c968e3555c5d6e5715819b8d8a139
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46180
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)experimentaçãoabordagens metodológicasconcepções préviasdensidade.A experimentação tem sido amplamente usada em aulas de Ciências, mas seu papel na aprendizagem parece não estar suficientemente entendido. Neste estudo, objetivamos analisar o papel de atividades experimentais em aulas de Química, a partir de duas abordagens metodológicas: uma que chamamos de tradicional, em que o professor explica os procedimentos, os estudantes realizam o experimento e o professor novamente explica os resultados; na outra, que chamamos de alternativa, o professor realiza questionamentos iniciais, visando identificar concepções prévias, sem analisá-las, sendo que os estudantes realizam o experimento e uma ampla discussão é estabelecida, a fim de chegar ao entendimento do que aconteceu durante a atividade experimental. O conceito explorado foi de densidade, em quatro experimentos realizados em duas turmas de uma escola da rede municipal de Jequié/BA. As aulas foram filmadas, gravadas e os estudantes responderam a um instrumento de avaliação do conhecimento. Os vídeos foram assistidos pelos autores e a análise se centrou nas respostas presentes no instrumento de avaliação. Os resultados sugerem que as aulas experimentais são bem mais produtivas quando realizadas considerando o conhecimento prévio dos alunos, desde que em seu desenvolvimento o professor faça intervenções, visando discutir e promover a evolução dessas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4618010.34117/bjdv8n4-126Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24608-24628Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24608-24628Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24608-246282525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Jeferson Chagasda Silva, Eliana Sardinade Araújo, Sulene Alvesde Quadros, Ana Luizada Silva, Leydiane TrindadeCunha, Juciane Silva2022-06-22T19:39:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46180Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:22.428424Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
title Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
spellingShingle Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
do Nascimento, Jeferson Chagas
experimentação
abordagens metodológicas
concepções prévias
densidade.
title_short Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
title_full Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
title_fullStr Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
title_full_unstemmed Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
title_sort Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa) / Learning from experimental activities in science teaching in two approaches (traditional x alternative)
author do Nascimento, Jeferson Chagas
author_facet do Nascimento, Jeferson Chagas
da Silva, Eliana Sardina
de Araújo, Sulene Alves
de Quadros, Ana Luiza
da Silva, Leydiane Trindade
Cunha, Juciane Silva
author_role author
author2 da Silva, Eliana Sardina
de Araújo, Sulene Alves
de Quadros, Ana Luiza
da Silva, Leydiane Trindade
Cunha, Juciane Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Jeferson Chagas
da Silva, Eliana Sardina
de Araújo, Sulene Alves
de Quadros, Ana Luiza
da Silva, Leydiane Trindade
Cunha, Juciane Silva
dc.subject.por.fl_str_mv experimentação
abordagens metodológicas
concepções prévias
densidade.
topic experimentação
abordagens metodológicas
concepções prévias
densidade.
description A experimentação tem sido amplamente usada em aulas de Ciências, mas seu papel na aprendizagem parece não estar suficientemente entendido. Neste estudo, objetivamos analisar o papel de atividades experimentais em aulas de Química, a partir de duas abordagens metodológicas: uma que chamamos de tradicional, em que o professor explica os procedimentos, os estudantes realizam o experimento e o professor novamente explica os resultados; na outra, que chamamos de alternativa, o professor realiza questionamentos iniciais, visando identificar concepções prévias, sem analisá-las, sendo que os estudantes realizam o experimento e uma ampla discussão é estabelecida, a fim de chegar ao entendimento do que aconteceu durante a atividade experimental. O conceito explorado foi de densidade, em quatro experimentos realizados em duas turmas de uma escola da rede municipal de Jequié/BA. As aulas foram filmadas, gravadas e os estudantes responderam a um instrumento de avaliação do conhecimento. Os vídeos foram assistidos pelos autores e a análise se centrou nas respostas presentes no instrumento de avaliação. Os resultados sugerem que as aulas experimentais são bem mais produtivas quando realizadas considerando o conhecimento prévio dos alunos, desde que em seu desenvolvimento o professor faça intervenções, visando discutir e promover a evolução dessas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180
10.34117/bjdv8n4-126
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24608-24628
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24608-24628
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24608-24628
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645590656974848