O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/475 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar o produto educacional, na forma de História em Quadrinhos (HQ), intitulada “Conversa entre amigos”, desenvolvida com base nos resultados da pesquisa “Evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres”. A referida pesquisa foi pautada na análise dos fatores determinantes para a ocorrência da evasão escolar no Curso Técnico em Informática Subsequente/Concomitante noturno do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres e na percepção de discentes, docentes e equipe pedagógica acerca desse fenômeno. Na construção do material aqui apresentado, foram observados aspectos relativos ao desenvolvimento de produtos educacionais, estabelecendo algumas unidades de sentido entre o problema da evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a História em Quadrinhos e o mundo do trabalho. Como resultados, destaca-se a disponibilização da HQ em plataforma digital, com a possibilidade de espelhar outras práticas, incentivar o desenvolvimento de ações que busquem reduzir os índices de evasão no curso pesquisado, além de contribuir para que jovens e adultos que ingressam a EPT não interrompam os percursos formativos ao longo da trajetória escolar e, como cidadãos que vivem do trabalho, possam também dar prosseguimento nos estudos. |
id |
IFMT_5c9ca57e27c656a7b9f67155ea51f790 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/475 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTESEvasão EscolarMundo do TrabalhoProduto Educacional.O presente artigo tem como objetivo apresentar o produto educacional, na forma de História em Quadrinhos (HQ), intitulada “Conversa entre amigos”, desenvolvida com base nos resultados da pesquisa “Evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres”. A referida pesquisa foi pautada na análise dos fatores determinantes para a ocorrência da evasão escolar no Curso Técnico em Informática Subsequente/Concomitante noturno do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres e na percepção de discentes, docentes e equipe pedagógica acerca desse fenômeno. Na construção do material aqui apresentado, foram observados aspectos relativos ao desenvolvimento de produtos educacionais, estabelecendo algumas unidades de sentido entre o problema da evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a História em Quadrinhos e o mundo do trabalho. Como resultados, destaca-se a disponibilização da HQ em plataforma digital, com a possibilidade de espelhar outras práticas, incentivar o desenvolvimento de ações que busquem reduzir os índices de evasão no curso pesquisado, além de contribuir para que jovens e adultos que ingressam a EPT não interrompam os percursos formativos ao longo da trajetória escolar e, como cidadãos que vivem do trabalho, possam também dar prosseguimento nos estudos.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/47510.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p775-790.id475Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 775-790Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 775-790Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 775-7902526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/475/234Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Flávia Alves de CastroSouza, José Carlos Moreira de2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/475Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES |
title |
O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES |
spellingShingle |
O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES Oliveira, Flávia Alves de Castro Evasão Escolar Mundo do Trabalho Produto Educacional. |
title_short |
O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES |
title_full |
O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES |
title_fullStr |
O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES |
title_full_unstemmed |
O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES |
title_sort |
O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES |
author |
Oliveira, Flávia Alves de Castro |
author_facet |
Oliveira, Flávia Alves de Castro Souza, José Carlos Moreira de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, José Carlos Moreira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Flávia Alves de Castro Souza, José Carlos Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão Escolar Mundo do Trabalho Produto Educacional. |
topic |
Evasão Escolar Mundo do Trabalho Produto Educacional. |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar o produto educacional, na forma de História em Quadrinhos (HQ), intitulada “Conversa entre amigos”, desenvolvida com base nos resultados da pesquisa “Evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres”. A referida pesquisa foi pautada na análise dos fatores determinantes para a ocorrência da evasão escolar no Curso Técnico em Informática Subsequente/Concomitante noturno do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres e na percepção de discentes, docentes e equipe pedagógica acerca desse fenômeno. Na construção do material aqui apresentado, foram observados aspectos relativos ao desenvolvimento de produtos educacionais, estabelecendo algumas unidades de sentido entre o problema da evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a História em Quadrinhos e o mundo do trabalho. Como resultados, destaca-se a disponibilização da HQ em plataforma digital, com a possibilidade de espelhar outras práticas, incentivar o desenvolvimento de ações que busquem reduzir os índices de evasão no curso pesquisado, além de contribuir para que jovens e adultos que ingressam a EPT não interrompam os percursos formativos ao longo da trajetória escolar e, como cidadãos que vivem do trabalho, possam também dar prosseguimento nos estudos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/475 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p775-790.id475 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/475 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p775-790.id475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/475/234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 775-790 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 775-790 Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 775-790 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724039774208 |