A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/248 |
Resumo: | Resumo: Este é um relato de experiência sobre a sondagem da escrita realizada com alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, uma das atividades propostas pelas Orientadoras de Estudos (OE) do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2016 Polo Nova Iguaçu/RJ. Nosso objetivo com este relato é acentuar a importância da sondagem da escrita como instrumento de avaliação no período da alfabetização. Aplicamos um ditado para a escrita e leitura imediata pelos alunos das escolas em que atuamos como Orientadoras Pedagógicas. Percebemos significativos avanços na aprendizagem das crianças. Concluímos que tal prática deve ocorrer constantemente em todo o período da alfabetização de modo a mobilizar estratégias de intervenção pelo professor e o desenvolvimento dos alunos.Palavras-chave: Avaliação. Sondagem. Alfabetização. Abstract: This is an experience report on the writing analysis conducted with students of the first three years of elementary school, one of the activities proposed by the Trainers of Studies of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) 2016 Polo Nova Iguaçu / RJ. Our objective with this report is to emphasize the importance of the writing analysis as an evaluation tool in the literacy period. We apply a dictation and an immediate reading of by the students of the schools in which we act as Pedagogical Consuellors. We have seen significant advances in children's learning. We concluded that such practice must occur constantly throughout the period of literacy in order to mobilize intervention strategies of the teacher for the students development.Keywords: Evaluation. Probing. Literacy. |
id |
IFMT_87e81de0f1d8f3cf2502d3c90cb34822 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/248 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃOSondagem da escritaAlfabetizaçãoAvaliaçãoResumo: Este é um relato de experiência sobre a sondagem da escrita realizada com alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, uma das atividades propostas pelas Orientadoras de Estudos (OE) do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2016 Polo Nova Iguaçu/RJ. Nosso objetivo com este relato é acentuar a importância da sondagem da escrita como instrumento de avaliação no período da alfabetização. Aplicamos um ditado para a escrita e leitura imediata pelos alunos das escolas em que atuamos como Orientadoras Pedagógicas. Percebemos significativos avanços na aprendizagem das crianças. Concluímos que tal prática deve ocorrer constantemente em todo o período da alfabetização de modo a mobilizar estratégias de intervenção pelo professor e o desenvolvimento dos alunos.Palavras-chave: Avaliação. Sondagem. Alfabetização. Abstract: This is an experience report on the writing analysis conducted with students of the first three years of elementary school, one of the activities proposed by the Trainers of Studies of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) 2016 Polo Nova Iguaçu / RJ. Our objective with this report is to emphasize the importance of the writing analysis as an evaluation tool in the literacy period. We apply a dictation and an immediate reading of by the students of the schools in which we act as Pedagogical Consuellors. We have seen significant advances in children's learning. We concluded that such practice must occur constantly throughout the period of literacy in order to mobilize intervention strategies of the teacher for the students development.Keywords: Evaluation. Probing. Literacy.Revista Prática Docente2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguagensLinguagensLinguagensapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/24810.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p453-460.id248Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 453-460Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 453-460Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 453-4602526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/248/89Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Patrícia RodriguesSantos, Alessandra de Souza2018-12-26T18:15:55Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/248Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T18:15:55Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO |
title |
A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO Rocha, Patrícia Rodrigues Sondagem da escrita Alfabetização Avaliação |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO |
author |
Rocha, Patrícia Rodrigues |
author_facet |
Rocha, Patrícia Rodrigues Santos, Alessandra de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Alessandra de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Patrícia Rodrigues Santos, Alessandra de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sondagem da escrita Alfabetização Avaliação |
topic |
Sondagem da escrita Alfabetização Avaliação |
description |
Resumo: Este é um relato de experiência sobre a sondagem da escrita realizada com alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, uma das atividades propostas pelas Orientadoras de Estudos (OE) do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2016 Polo Nova Iguaçu/RJ. Nosso objetivo com este relato é acentuar a importância da sondagem da escrita como instrumento de avaliação no período da alfabetização. Aplicamos um ditado para a escrita e leitura imediata pelos alunos das escolas em que atuamos como Orientadoras Pedagógicas. Percebemos significativos avanços na aprendizagem das crianças. Concluímos que tal prática deve ocorrer constantemente em todo o período da alfabetização de modo a mobilizar estratégias de intervenção pelo professor e o desenvolvimento dos alunos.Palavras-chave: Avaliação. Sondagem. Alfabetização. Abstract: This is an experience report on the writing analysis conducted with students of the first three years of elementary school, one of the activities proposed by the Trainers of Studies of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) 2016 Polo Nova Iguaçu / RJ. Our objective with this report is to emphasize the importance of the writing analysis as an evaluation tool in the literacy period. We apply a dictation and an immediate reading of by the students of the schools in which we act as Pedagogical Consuellors. We have seen significant advances in children's learning. We concluded that such practice must occur constantly throughout the period of literacy in order to mobilize intervention strategies of the teacher for the students development.Keywords: Evaluation. Probing. Literacy. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Linguagens Linguagens Linguagens |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/248 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p453-460.id248 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/248 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p453-460.id248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/248/89 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 453-460 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 453-460 Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 453-460 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723954839552 |