A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICO-FORMATIVA DOS ADOLESCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Anderson Augusto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes, Cleonice Terezinha, Carvalhal, Maria Isabel Martins Mourão, Nascimento, Edgar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/506
Resumo: Este estudo é um recorte da pesquisa, em nível de mestrado, “Influência de um programa de consciência corporal em estudantes do ensino médio”, que foi realizada no IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista, cujo objetivo é verificar a influência da prática do mindfulness para a promoção da saúde e complementação acadêmico-formativa de adolescentes. Neste trabalho, evidenciaram-se resultados preliminares e as percepções dos estudantes acerca de tal prática na escola. De tipologia pesquisa-ação com abordagem qualitativo-quantitativa, o estudo se desenvolveu entre março e maio de 2019. Para a produção de dados, foram utilizados questionários e protocolos específicos da área da Educação Física, sendo tais instrumentos aplicados nas fases pré e pós-intervenções. O programa se efetivou com o desenvolvimento de vivências de mindfulness que promoviam uma profunda reflexão sobre o corpo-mente, ocorrendo na escola e nas residências de cada participante. Resultados preliminares demonstraram que após quatro seções presenciais, aliadas a oito semanas consecutivas de práticas de mindfulness domiciliar, foi possível verificar uma melhora na percepção e conduta que estes adolescentes tiveram para com os seus corpos e ações diárias. Por fim, pode-se considerar que tais vivências foram ferramentas essenciais para uma visão mais contextualizada, acerca da relevância das intervenções sistêmicas nos fatores biopsicossociais e acadêmico-formativos.
id IFMT_8b34780a44c2426f3a6e6cb84ac1b006
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/506
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICO-FORMATIVA DOS ADOLESCENTESMindfulnessNeurociênciaEnsino-aprendizagemEmbodied cognition.Este estudo é um recorte da pesquisa, em nível de mestrado, “Influência de um programa de consciência corporal em estudantes do ensino médio”, que foi realizada no IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista, cujo objetivo é verificar a influência da prática do mindfulness para a promoção da saúde e complementação acadêmico-formativa de adolescentes. Neste trabalho, evidenciaram-se resultados preliminares e as percepções dos estudantes acerca de tal prática na escola. De tipologia pesquisa-ação com abordagem qualitativo-quantitativa, o estudo se desenvolveu entre março e maio de 2019. Para a produção de dados, foram utilizados questionários e protocolos específicos da área da Educação Física, sendo tais instrumentos aplicados nas fases pré e pós-intervenções. O programa se efetivou com o desenvolvimento de vivências de mindfulness que promoviam uma profunda reflexão sobre o corpo-mente, ocorrendo na escola e nas residências de cada participante. Resultados preliminares demonstraram que após quatro seções presenciais, aliadas a oito semanas consecutivas de práticas de mindfulness domiciliar, foi possível verificar uma melhora na percepção e conduta que estes adolescentes tiveram para com os seus corpos e ações diárias. Por fim, pode-se considerar que tais vivências foram ferramentas essenciais para uma visão mais contextualizada, acerca da relevância das intervenções sistêmicas nos fatores biopsicossociais e acadêmico-formativos.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguagensLinguagensLinguagensapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/50610.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p524-545.id506Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 524-545Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 524-545Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 524-5452526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/506/227Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Anderson AugustoFernandes, Cleonice TerezinhaCarvalhal, Maria Isabel Martins MourãoNascimento, Edgar2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/506Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICO-FORMATIVA DOS ADOLESCENTES
title A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICO-FORMATIVA DOS ADOLESCENTES
spellingShingle A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICO-FORMATIVA DOS ADOLESCENTES
Ribeiro, Anderson Augusto
Mindfulness
Neurociência
Ensino-aprendizagem
Embodied cognition.
title_short A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICO-FORMATIVA DOS ADOLESCENTES
title_full A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICO-FORMATIVA DOS ADOLESCENTES
title_fullStr A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICO-FORMATIVA DOS ADOLESCENTES
title_full_unstemmed A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICO-FORMATIVA DOS ADOLESCENTES
title_sort A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICO-FORMATIVA DOS ADOLESCENTES
author Ribeiro, Anderson Augusto
author_facet Ribeiro, Anderson Augusto
Fernandes, Cleonice Terezinha
Carvalhal, Maria Isabel Martins Mourão
Nascimento, Edgar
author_role author
author2 Fernandes, Cleonice Terezinha
Carvalhal, Maria Isabel Martins Mourão
Nascimento, Edgar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Anderson Augusto
Fernandes, Cleonice Terezinha
Carvalhal, Maria Isabel Martins Mourão
Nascimento, Edgar
dc.subject.por.fl_str_mv Mindfulness
Neurociência
Ensino-aprendizagem
Embodied cognition.
topic Mindfulness
Neurociência
Ensino-aprendizagem
Embodied cognition.
description Este estudo é um recorte da pesquisa, em nível de mestrado, “Influência de um programa de consciência corporal em estudantes do ensino médio”, que foi realizada no IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista, cujo objetivo é verificar a influência da prática do mindfulness para a promoção da saúde e complementação acadêmico-formativa de adolescentes. Neste trabalho, evidenciaram-se resultados preliminares e as percepções dos estudantes acerca de tal prática na escola. De tipologia pesquisa-ação com abordagem qualitativo-quantitativa, o estudo se desenvolveu entre março e maio de 2019. Para a produção de dados, foram utilizados questionários e protocolos específicos da área da Educação Física, sendo tais instrumentos aplicados nas fases pré e pós-intervenções. O programa se efetivou com o desenvolvimento de vivências de mindfulness que promoviam uma profunda reflexão sobre o corpo-mente, ocorrendo na escola e nas residências de cada participante. Resultados preliminares demonstraram que após quatro seções presenciais, aliadas a oito semanas consecutivas de práticas de mindfulness domiciliar, foi possível verificar uma melhora na percepção e conduta que estes adolescentes tiveram para com os seus corpos e ações diárias. Por fim, pode-se considerar que tais vivências foram ferramentas essenciais para uma visão mais contextualizada, acerca da relevância das intervenções sistêmicas nos fatores biopsicossociais e acadêmico-formativos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Linguagens
Linguagens
Linguagens
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/506
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p524-545.id506
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/506
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p524-545.id506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/506/227
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 524-545
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 524-545
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 524-545
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724056551424