A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/176 |
Resumo: | Este trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada entre os anos de 2015 e 2017, em que se buscou investigar práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública do município de Juara (MT). Essa escola é considerada bem conceituada em relação à gestão e ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nosso objetivo neste trabalho é refletir sobre o processo de formação e profissionalização docente, com vistas a compreender a relação entre teoria e prática, no contexto desta escola. Abordamos a prática a partir das experiências vivenciadas e narradas por professores desta escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que utilizamos as narrativas docentes como forma de produção de dados. Foi possível identificar que há uma significativa preocupação dos docentes da escola com a formação continuada e com o desenvolvimento de projetos que envolvam todos os professores, de forma a indicar que o trabalho coletivo e a estreita relação entre a teoria e a prática têm possibilitado o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem ser consideradas bem-sucedidas e até mesmo inovadoras. |
id |
IFMT_8d21b6d48b24d5688cd719856474a45a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/176 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRAPráticas PedagógicasNarrativas DocentesDesenvolvimento Profissional.Este trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada entre os anos de 2015 e 2017, em que se buscou investigar práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública do município de Juara (MT). Essa escola é considerada bem conceituada em relação à gestão e ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nosso objetivo neste trabalho é refletir sobre o processo de formação e profissionalização docente, com vistas a compreender a relação entre teoria e prática, no contexto desta escola. Abordamos a prática a partir das experiências vivenciadas e narradas por professores desta escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que utilizamos as narrativas docentes como forma de produção de dados. Foi possível identificar que há uma significativa preocupação dos docentes da escola com a formação continuada e com o desenvolvimento de projetos que envolvam todos os professores, de forma a indicar que o trabalho coletivo e a estreita relação entre a teoria e a prática têm possibilitado o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem ser consideradas bem-sucedidas e até mesmo inovadoras.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/17610.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p352-365.id176Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 352-365Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 352-365Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 352-3652526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/176/75Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrevisan, Andreia Cristina RodriguesTrevisan, Eberson PauloRibeiro, Kátia Dias Ferreira2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/176Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA |
title |
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA |
spellingShingle |
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues Práticas Pedagógicas Narrativas Docentes Desenvolvimento Profissional. |
title_short |
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA |
title_full |
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA |
title_fullStr |
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA |
title_sort |
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA |
author |
Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues |
author_facet |
Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Eberson Paulo Ribeiro, Kátia Dias Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Trevisan, Eberson Paulo Ribeiro, Kátia Dias Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Eberson Paulo Ribeiro, Kátia Dias Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Pedagógicas Narrativas Docentes Desenvolvimento Profissional. |
topic |
Práticas Pedagógicas Narrativas Docentes Desenvolvimento Profissional. |
description |
Este trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada entre os anos de 2015 e 2017, em que se buscou investigar práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública do município de Juara (MT). Essa escola é considerada bem conceituada em relação à gestão e ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nosso objetivo neste trabalho é refletir sobre o processo de formação e profissionalização docente, com vistas a compreender a relação entre teoria e prática, no contexto desta escola. Abordamos a prática a partir das experiências vivenciadas e narradas por professores desta escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que utilizamos as narrativas docentes como forma de produção de dados. Foi possível identificar que há uma significativa preocupação dos docentes da escola com a formação continuada e com o desenvolvimento de projetos que envolvam todos os professores, de forma a indicar que o trabalho coletivo e a estreita relação entre a teoria e a prática têm possibilitado o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem ser consideradas bem-sucedidas e até mesmo inovadoras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/176 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p352-365.id176 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/176 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p352-365.id176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/176/75 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 352-365 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 352-365 Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 352-365 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723498708992 |