A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Trevisan, Eberson Paulo, Ribeiro, Kátia Dias Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/176
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada entre os anos de 2015 e 2017, em que se buscou investigar práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública do município de Juara (MT). Essa escola é considerada bem conceituada em relação à gestão e ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nosso objetivo neste trabalho é refletir sobre o processo de formação e profissionalização docente, com vistas a compreender a relação entre teoria e prática, no contexto desta escola. Abordamos a prática a partir das experiências vivenciadas e narradas por professores desta escola.  Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que utilizamos as narrativas docentes como forma de produção de dados. Foi possível identificar que há uma significativa preocupação dos docentes da escola com a formação continuada e com o desenvolvimento de projetos que envolvam todos os professores, de forma a indicar que o trabalho coletivo e a estreita relação entre a teoria e a prática têm possibilitado o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem ser consideradas bem-sucedidas e até mesmo inovadoras.
id IFMT_8d21b6d48b24d5688cd719856474a45a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/176
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRAPráticas PedagógicasNarrativas DocentesDesenvolvimento Profissional.Este trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada entre os anos de 2015 e 2017, em que se buscou investigar práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública do município de Juara (MT). Essa escola é considerada bem conceituada em relação à gestão e ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nosso objetivo neste trabalho é refletir sobre o processo de formação e profissionalização docente, com vistas a compreender a relação entre teoria e prática, no contexto desta escola. Abordamos a prática a partir das experiências vivenciadas e narradas por professores desta escola.  Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que utilizamos as narrativas docentes como forma de produção de dados. Foi possível identificar que há uma significativa preocupação dos docentes da escola com a formação continuada e com o desenvolvimento de projetos que envolvam todos os professores, de forma a indicar que o trabalho coletivo e a estreita relação entre a teoria e a prática têm possibilitado o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem ser consideradas bem-sucedidas e até mesmo inovadoras.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/17610.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p352-365.id176Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 352-365Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 352-365Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 352-3652526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/176/75Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrevisan, Andreia Cristina RodriguesTrevisan, Eberson PauloRibeiro, Kátia Dias Ferreira2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/176Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA
title A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA
spellingShingle A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA
Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Práticas Pedagógicas
Narrativas Docentes
Desenvolvimento Profissional.
title_short A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA
title_full A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA
title_fullStr A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA
title_full_unstemmed A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA
title_sort A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA
author Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
author_facet Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Trevisan, Eberson Paulo
Ribeiro, Kátia Dias Ferreira
author_role author
author2 Trevisan, Eberson Paulo
Ribeiro, Kátia Dias Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Trevisan, Eberson Paulo
Ribeiro, Kátia Dias Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Pedagógicas
Narrativas Docentes
Desenvolvimento Profissional.
topic Práticas Pedagógicas
Narrativas Docentes
Desenvolvimento Profissional.
description Este trabalho é fruto de uma pesquisa que foi realizada entre os anos de 2015 e 2017, em que se buscou investigar práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública do município de Juara (MT). Essa escola é considerada bem conceituada em relação à gestão e ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nosso objetivo neste trabalho é refletir sobre o processo de formação e profissionalização docente, com vistas a compreender a relação entre teoria e prática, no contexto desta escola. Abordamos a prática a partir das experiências vivenciadas e narradas por professores desta escola.  Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que utilizamos as narrativas docentes como forma de produção de dados. Foi possível identificar que há uma significativa preocupação dos docentes da escola com a formação continuada e com o desenvolvimento de projetos que envolvam todos os professores, de forma a indicar que o trabalho coletivo e a estreita relação entre a teoria e a prática têm possibilitado o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem ser consideradas bem-sucedidas e até mesmo inovadoras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/176
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p352-365.id176
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/176
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p352-365.id176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/176/75
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 352-365
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 352-365
Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 352-365
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723498708992