O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Choupina, Elisabete
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Meirinhos, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12485
Resumo: Com este estudo, seguindo a metodologia de estudo de caso, pretende analisar-se a possibilidade do desenvolvimento profissional docente ocorrer em comunidade virtual de prática, mais concretamente na comunidade de prática EVTec. Esta comunidade surgiu em 2007, por iniciativa do seu coordenador e era constituída, em meados de 2012, por 538 membros. Os seus membros eram essencialmente professores portugueses da disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Procuramos investigar se a comunidade virtual de prática tem sido útil para servir a prática profissional dos participantes. Investigamos como são utilizados os fóruns, que importância, os seus membros, atribuem a esta comunidade, como é que a caracterizam e que sugestões apresentam para a melhorar. Verificamos que esta comunidade apresenta bastante dinâmica, discutem-se problemas profissionais, partilha-se a prática e, em consequência tem-se apresentado como um suporte importante para, informalmente, os professores se desenvolverem profissionalmente.
id RCAP_b48abde4999e9163f8a330cf8206325d
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de práticaDesenvolvimento profissional docenteComunidade virtual de práticaCom este estudo, seguindo a metodologia de estudo de caso, pretende analisar-se a possibilidade do desenvolvimento profissional docente ocorrer em comunidade virtual de prática, mais concretamente na comunidade de prática EVTec. Esta comunidade surgiu em 2007, por iniciativa do seu coordenador e era constituída, em meados de 2012, por 538 membros. Os seus membros eram essencialmente professores portugueses da disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Procuramos investigar se a comunidade virtual de prática tem sido útil para servir a prática profissional dos participantes. Investigamos como são utilizados os fóruns, que importância, os seus membros, atribuem a esta comunidade, como é que a caracterizam e que sugestões apresentam para a melhorar. Verificamos que esta comunidade apresenta bastante dinâmica, discutem-se problemas profissionais, partilha-se a prática e, em consequência tem-se apresentado como um suporte importante para, informalmente, os professores se desenvolverem profissionalmente.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBChoupina, ElisabeteMeirinhos, Manuel2015-12-10T12:26:00Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12485porChoupina, Elisabete de Jesus Martinho Fernandes; Meirinhos, Manuel (2014). O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645 - 4774. 6:1, p. 50-651645 - 477410.34620/eduser.v6i1.59info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:47.090032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática
title O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática
spellingShingle O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática
Choupina, Elisabete
Desenvolvimento profissional docente
Comunidade virtual de prática
title_short O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática
title_full O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática
title_fullStr O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática
title_full_unstemmed O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática
title_sort O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática
author Choupina, Elisabete
author_facet Choupina, Elisabete
Meirinhos, Manuel
author_role author
author2 Meirinhos, Manuel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Choupina, Elisabete
Meirinhos, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente
Comunidade virtual de prática
topic Desenvolvimento profissional docente
Comunidade virtual de prática
description Com este estudo, seguindo a metodologia de estudo de caso, pretende analisar-se a possibilidade do desenvolvimento profissional docente ocorrer em comunidade virtual de prática, mais concretamente na comunidade de prática EVTec. Esta comunidade surgiu em 2007, por iniciativa do seu coordenador e era constituída, em meados de 2012, por 538 membros. Os seus membros eram essencialmente professores portugueses da disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Procuramos investigar se a comunidade virtual de prática tem sido útil para servir a prática profissional dos participantes. Investigamos como são utilizados os fóruns, que importância, os seus membros, atribuem a esta comunidade, como é que a caracterizam e que sugestões apresentam para a melhorar. Verificamos que esta comunidade apresenta bastante dinâmica, discutem-se problemas profissionais, partilha-se a prática e, em consequência tem-se apresentado como um suporte importante para, informalmente, os professores se desenvolverem profissionalmente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-12-10T12:26:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12485
url http://hdl.handle.net/10198/12485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Choupina, Elisabete de Jesus Martinho Fernandes; Meirinhos, Manuel (2014). O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645 - 4774. 6:1, p. 50-65
1645 - 4774
10.34620/eduser.v6i1.59
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135268809211904