DAS CONVERSAS NAS NOITES ESTRELADAS DA ALDEIA PARA A SALA DE AULA: A LITERATURA ORAL INDÍGENA COMO FONTE PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS ADEQUADOS ÀS ESCOLAS INDÍGENAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thiago Silva e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/520
Resumo: Este artigo analisa qualitativamente, considerando o arcabouço teórico de Munduruku (2014), Cascudo (2006), e dos Referenciais Curriculares Nacionais para as Escolas Indígenas, os resultados de uma oficina realizada, em 2018, com professores indígenas e não indígenas atuantes em aldeias Guajajara e Canela Ramkokamekrá, a qual propunha a produção de material diferenciado e a capacitação dos docentes para a adoção de metodologias que respeitassem os processos próprios de aprendizagem de cada comunidade. As análises indicam que a escola tem ajudado a cristalizar percepções infecundas sobre literatura e escrita, na medida em que desprestigia a oralidade. Por outro lado, observou-se também que as propostas metodológicas e os materiais construídos ao longo da oficina oferecem caminhos possíveis pelos quais a educação escolar indígena pode trilhar a fim de garantir um currículo intercultural, diversificado e diferenciado.
id IFMT_998f01009824432d43d0b6a6937d4b13
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/520
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling DAS CONVERSAS NAS NOITES ESTRELADAS DA ALDEIA PARA A SALA DE AULA: A LITERATURA ORAL INDÍGENA COMO FONTE PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS ADEQUADOS ÀS ESCOLAS INDÍGENASEducação Escolar IndígenaInterculturalidadeLiteratura Oral Indígena.Este artigo analisa qualitativamente, considerando o arcabouço teórico de Munduruku (2014), Cascudo (2006), e dos Referenciais Curriculares Nacionais para as Escolas Indígenas, os resultados de uma oficina realizada, em 2018, com professores indígenas e não indígenas atuantes em aldeias Guajajara e Canela Ramkokamekrá, a qual propunha a produção de material diferenciado e a capacitação dos docentes para a adoção de metodologias que respeitassem os processos próprios de aprendizagem de cada comunidade. As análises indicam que a escola tem ajudado a cristalizar percepções infecundas sobre literatura e escrita, na medida em que desprestigia a oralidade. Por outro lado, observou-se também que as propostas metodológicas e os materiais construídos ao longo da oficina oferecem caminhos possíveis pelos quais a educação escolar indígena pode trilhar a fim de garantir um currículo intercultural, diversificado e diferenciado.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguagensLinguagensLinguagensapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/52010.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p546-558.id520Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 546-558Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 546-558Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 546-5582526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/520/247Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thiago Silva e2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/520Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv DAS CONVERSAS NAS NOITES ESTRELADAS DA ALDEIA PARA A SALA DE AULA: A LITERATURA ORAL INDÍGENA COMO FONTE PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS ADEQUADOS ÀS ESCOLAS INDÍGENAS
title DAS CONVERSAS NAS NOITES ESTRELADAS DA ALDEIA PARA A SALA DE AULA: A LITERATURA ORAL INDÍGENA COMO FONTE PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS ADEQUADOS ÀS ESCOLAS INDÍGENAS
spellingShingle DAS CONVERSAS NAS NOITES ESTRELADAS DA ALDEIA PARA A SALA DE AULA: A LITERATURA ORAL INDÍGENA COMO FONTE PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS ADEQUADOS ÀS ESCOLAS INDÍGENAS
Silva, Thiago Silva e
Educação Escolar Indígena
Interculturalidade
Literatura Oral Indígena.
title_short DAS CONVERSAS NAS NOITES ESTRELADAS DA ALDEIA PARA A SALA DE AULA: A LITERATURA ORAL INDÍGENA COMO FONTE PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS ADEQUADOS ÀS ESCOLAS INDÍGENAS
title_full DAS CONVERSAS NAS NOITES ESTRELADAS DA ALDEIA PARA A SALA DE AULA: A LITERATURA ORAL INDÍGENA COMO FONTE PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS ADEQUADOS ÀS ESCOLAS INDÍGENAS
title_fullStr DAS CONVERSAS NAS NOITES ESTRELADAS DA ALDEIA PARA A SALA DE AULA: A LITERATURA ORAL INDÍGENA COMO FONTE PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS ADEQUADOS ÀS ESCOLAS INDÍGENAS
title_full_unstemmed DAS CONVERSAS NAS NOITES ESTRELADAS DA ALDEIA PARA A SALA DE AULA: A LITERATURA ORAL INDÍGENA COMO FONTE PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS ADEQUADOS ÀS ESCOLAS INDÍGENAS
title_sort DAS CONVERSAS NAS NOITES ESTRELADAS DA ALDEIA PARA A SALA DE AULA: A LITERATURA ORAL INDÍGENA COMO FONTE PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS ADEQUADOS ÀS ESCOLAS INDÍGENAS
author Silva, Thiago Silva e
author_facet Silva, Thiago Silva e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thiago Silva e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar Indígena
Interculturalidade
Literatura Oral Indígena.
topic Educação Escolar Indígena
Interculturalidade
Literatura Oral Indígena.
description Este artigo analisa qualitativamente, considerando o arcabouço teórico de Munduruku (2014), Cascudo (2006), e dos Referenciais Curriculares Nacionais para as Escolas Indígenas, os resultados de uma oficina realizada, em 2018, com professores indígenas e não indígenas atuantes em aldeias Guajajara e Canela Ramkokamekrá, a qual propunha a produção de material diferenciado e a capacitação dos docentes para a adoção de metodologias que respeitassem os processos próprios de aprendizagem de cada comunidade. As análises indicam que a escola tem ajudado a cristalizar percepções infecundas sobre literatura e escrita, na medida em que desprestigia a oralidade. Por outro lado, observou-se também que as propostas metodológicas e os materiais construídos ao longo da oficina oferecem caminhos possíveis pelos quais a educação escolar indígena pode trilhar a fim de garantir um currículo intercultural, diversificado e diferenciado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Linguagens
Linguagens
Linguagens
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/520
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p546-558.id520
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/520
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p546-558.id520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/520/247
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 546-558
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 546-558
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 546-558
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724064940032