EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Prática Docente |
Download full: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/361 |
Summary: | Este artigo apresenta um estudo de isometrias de rotação. O estudo é parte de um curso de formação continuada decorrente de uma dissertação de Mestrado, apresentada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale Taquari, Univates. O curso envolveu cinco professores de Matemática, do 6º ao 9º ano, de uma escola da Rede Pública de Amarante do Maranhão/MA. Foram abordadas atividades de isometrias de rotação, com possibilidade de exploração com ou sem o uso do software GeoGebra. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as atividades propostas aos professores e respondidas por eles, as gravações de áudios e vídeos, a observação e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados apontaram que o curso de formação continuada contribuiu para incorporação do software GeoGebra, como recurso tecnológico, na prática dos professores, indicando mudanças futuras, dado o interesse demonstrado nos encontros de formação. |
id |
IFMT_9f4db66212871246ccc947582b05f6f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/361 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃOIsometrias de rotaçãogeoGebraformação de professoresEste artigo apresenta um estudo de isometrias de rotação. O estudo é parte de um curso de formação continuada decorrente de uma dissertação de Mestrado, apresentada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale Taquari, Univates. O curso envolveu cinco professores de Matemática, do 6º ao 9º ano, de uma escola da Rede Pública de Amarante do Maranhão/MA. Foram abordadas atividades de isometrias de rotação, com possibilidade de exploração com ou sem o uso do software GeoGebra. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as atividades propostas aos professores e respondidas por eles, as gravações de áudios e vídeos, a observação e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados apontaram que o curso de formação continuada contribuiu para incorporação do software GeoGebra, como recurso tecnológico, na prática dos professores, indicando mudanças futuras, dado o interesse demonstrado nos encontros de formação.Revista Prática Docente2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/36110.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p42-60.id361Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 42-60Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 42-60Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 42-602526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/361/166Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRehfeldt, Márcia Jussara HeppOliveira, Edicionina Marinho GomesSchuck, Rogério José2020-01-27T10:12:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/361Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:12:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO |
title |
EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO |
spellingShingle |
EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp Isometrias de rotação geoGebra formação de professores |
title_short |
EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO |
title_full |
EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO |
title_fullStr |
EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO |
title_full_unstemmed |
EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO |
title_sort |
EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO |
author |
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp |
author_facet |
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp Oliveira, Edicionina Marinho Gomes Schuck, Rogério José |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Edicionina Marinho Gomes Schuck, Rogério José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp Oliveira, Edicionina Marinho Gomes Schuck, Rogério José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Isometrias de rotação geoGebra formação de professores |
topic |
Isometrias de rotação geoGebra formação de professores |
description |
Este artigo apresenta um estudo de isometrias de rotação. O estudo é parte de um curso de formação continuada decorrente de uma dissertação de Mestrado, apresentada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale Taquari, Univates. O curso envolveu cinco professores de Matemática, do 6º ao 9º ano, de uma escola da Rede Pública de Amarante do Maranhão/MA. Foram abordadas atividades de isometrias de rotação, com possibilidade de exploração com ou sem o uso do software GeoGebra. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as atividades propostas aos professores e respondidas por eles, as gravações de áudios e vídeos, a observação e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados apontaram que o curso de formação continuada contribuiu para incorporação do software GeoGebra, como recurso tecnológico, na prática dos professores, indicando mudanças futuras, dado o interesse demonstrado nos encontros de formação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Matemática Matemática Matemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/361 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p42-60.id361 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/361 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p42-60.id361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/361/166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 42-60 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 42-60 Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 42-60 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723991539712 |