EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO

Bibliographic Details
Main Author: Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Publication Date: 2019
Other Authors: Oliveira, Edicionina Marinho Gomes, Schuck, Rogério José
Format: Article
Language: por
Source: Revista Prática Docente
Download full: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/361
Summary: Este artigo apresenta um estudo de isometrias de rotação. O estudo é parte de um curso de formação continuada decorrente de uma dissertação de Mestrado, apresentada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale Taquari, Univates. O curso envolveu cinco professores de Matemática, do 6º ao 9º ano, de uma escola da Rede Pública de Amarante do Maranhão/MA. Foram abordadas atividades de isometrias de rotação, com possibilidade de exploração com ou sem o uso do software GeoGebra. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as atividades propostas aos professores e respondidas por eles, as gravações de áudios e vídeos, a observação e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados apontaram que o curso de formação continuada contribuiu para incorporação do software GeoGebra, como recurso tecnológico, na prática dos professores, indicando mudanças futuras, dado o interesse demonstrado nos encontros de formação.
id IFMT_9f4db66212871246ccc947582b05f6f5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/361
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃOIsometrias de rotaçãogeoGebraformação de professoresEste artigo apresenta um estudo de isometrias de rotação. O estudo é parte de um curso de formação continuada decorrente de uma dissertação de Mestrado, apresentada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale Taquari, Univates. O curso envolveu cinco professores de Matemática, do 6º ao 9º ano, de uma escola da Rede Pública de Amarante do Maranhão/MA. Foram abordadas atividades de isometrias de rotação, com possibilidade de exploração com ou sem o uso do software GeoGebra. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as atividades propostas aos professores e respondidas por eles, as gravações de áudios e vídeos, a observação e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados apontaram que o curso de formação continuada contribuiu para incorporação do software GeoGebra, como recurso tecnológico, na prática dos professores, indicando mudanças futuras, dado o interesse demonstrado nos encontros de formação.Revista Prática Docente2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/36110.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p42-60.id361Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 42-60Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 42-60Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 42-602526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/361/166Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRehfeldt, Márcia Jussara HeppOliveira, Edicionina Marinho GomesSchuck, Rogério José2020-01-27T10:12:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/361Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:12:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO
title EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO
spellingShingle EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Isometrias de rotação
geoGebra
formação de professores
title_short EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO
title_full EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO
title_fullStr EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO
title_full_unstemmed EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO
title_sort EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO
author Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
author_facet Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Oliveira, Edicionina Marinho Gomes
Schuck, Rogério José
author_role author
author2 Oliveira, Edicionina Marinho Gomes
Schuck, Rogério José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Oliveira, Edicionina Marinho Gomes
Schuck, Rogério José
dc.subject.por.fl_str_mv Isometrias de rotação
geoGebra
formação de professores
topic Isometrias de rotação
geoGebra
formação de professores
description Este artigo apresenta um estudo de isometrias de rotação. O estudo é parte de um curso de formação continuada decorrente de uma dissertação de Mestrado, apresentada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale Taquari, Univates. O curso envolveu cinco professores de Matemática, do 6º ao 9º ano, de uma escola da Rede Pública de Amarante do Maranhão/MA. Foram abordadas atividades de isometrias de rotação, com possibilidade de exploração com ou sem o uso do software GeoGebra. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as atividades propostas aos professores e respondidas por eles, as gravações de áudios e vídeos, a observação e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados apontaram que o curso de formação continuada contribuiu para incorporação do software GeoGebra, como recurso tecnológico, na prática dos professores, indicando mudanças futuras, dado o interesse demonstrado nos encontros de formação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/361
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p42-60.id361
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/361
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p42-60.id361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/361/166
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 42-60
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 42-60
Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 42-60
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723991539712