O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14048 |
Resumo: | O Programa de Matemática (2013) enuncia como subconteúdos das isometrias do plano: reflexão central; reflexão axial; rotação e simetrias de rotação e de reflexão. A experiência letiva diz-nos que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem destes conteúdos. Por isso, foram definidas estratégias, para o processo de aprendizagem e ensino sobre isometrias do plano, utilizando o GeoGebra, como dinâmica complementar ao uso de ferramentas mais tradicionais, como a régua e o compasso. Neste estudo foi possível percecionar vantagens, desta complementaridade, com impacto positivo no conhecimento dos estudantes sobre os conteúdos em estudo. Mas surgiram, também, outras dificuldades quer na aprendizagem quer na ação do professor que urge refletir e analisar |
id |
RCAP_a3f2e71b8c74c679b3776db07b01d2fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14048 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º anoisometrias do planoVisualizaçãoTecnologiasGeoGebraO Programa de Matemática (2013) enuncia como subconteúdos das isometrias do plano: reflexão central; reflexão axial; rotação e simetrias de rotação e de reflexão. A experiência letiva diz-nos que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem destes conteúdos. Por isso, foram definidas estratégias, para o processo de aprendizagem e ensino sobre isometrias do plano, utilizando o GeoGebra, como dinâmica complementar ao uso de ferramentas mais tradicionais, como a régua e o compasso. Neste estudo foi possível percecionar vantagens, desta complementaridade, com impacto positivo no conhecimento dos estudantes sobre os conteúdos em estudo. Mas surgiram, também, outras dificuldades quer na aprendizagem quer na ação do professor que urge refletir e analisarRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Dárida2019-06-19T10:39:41Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14048porPinto da Silva, N. M., & Fernandes, D. M. (2017). O GeoGebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º ano. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 6(2), 65–80.2237- 9657info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:41.462081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º ano |
title |
O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º ano |
spellingShingle |
O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º ano Fernandes, Dárida isometrias do plano Visualização Tecnologias GeoGebra |
title_short |
O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º ano |
title_full |
O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º ano |
title_fullStr |
O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º ano |
title_full_unstemmed |
O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º ano |
title_sort |
O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º ano |
author |
Fernandes, Dárida |
author_facet |
Fernandes, Dárida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Dárida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
isometrias do plano Visualização Tecnologias GeoGebra |
topic |
isometrias do plano Visualização Tecnologias GeoGebra |
description |
O Programa de Matemática (2013) enuncia como subconteúdos das isometrias do plano: reflexão central; reflexão axial; rotação e simetrias de rotação e de reflexão. A experiência letiva diz-nos que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem destes conteúdos. Por isso, foram definidas estratégias, para o processo de aprendizagem e ensino sobre isometrias do plano, utilizando o GeoGebra, como dinâmica complementar ao uso de ferramentas mais tradicionais, como a régua e o compasso. Neste estudo foi possível percecionar vantagens, desta complementaridade, com impacto positivo no conhecimento dos estudantes sobre os conteúdos em estudo. Mas surgiram, também, outras dificuldades quer na aprendizagem quer na ação do professor que urge refletir e analisar |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2019-06-19T10:39:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/14048 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/14048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pinto da Silva, N. M., & Fernandes, D. M. (2017). O GeoGebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º ano. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 6(2), 65–80. 2237- 9657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131428736204800 |