ÁCIDOS E BASES NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/408 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar as potencialidades didáticas de uma atividade experimental investigativa sobre ácidos e bases. A atividade foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. A intervenção pedagógica envolveu reflexão sobre como reconhecer produtos ácidos e alcalinos presentes no dia a dia, a leitura e discussão de um texto sobre origem e características físicas e químicas de substâncias ácidas e alcalinas, realização do experimento utilizando várias substâncias cotidianas de caráter ácido e básico, bem como uma escala de pH preparada com extrato de repolho roxo e soluções aquosas de ácido clorídrico e hidróxido de sódio. Após o experimento, mediante discussão, os alunos, em grupos, responderam questões com vistas à análise dos dados observados. Na sequência responderam individualmente a uma questão que tinha o intuito de verificar a aplicação do conhecimento. Os resultados evidenciam que os alunos tiveram boa compreensão acerca dos conhecimentos desenvolvidos, o que nos leva a concluir que experimentos investigativos, como o discutido aqui, favorecem a aprendizagem de conhecimentos científicos. |
id |
IFMT_9fd24120513e0f0bfdd82ca915f92b78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/408 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
ÁCIDOS E BASES NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO MÉDIOEnsino de Químicaácidos e basesexperimentação.O presente trabalho teve como objetivo investigar as potencialidades didáticas de uma atividade experimental investigativa sobre ácidos e bases. A atividade foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. A intervenção pedagógica envolveu reflexão sobre como reconhecer produtos ácidos e alcalinos presentes no dia a dia, a leitura e discussão de um texto sobre origem e características físicas e químicas de substâncias ácidas e alcalinas, realização do experimento utilizando várias substâncias cotidianas de caráter ácido e básico, bem como uma escala de pH preparada com extrato de repolho roxo e soluções aquosas de ácido clorídrico e hidróxido de sódio. Após o experimento, mediante discussão, os alunos, em grupos, responderam questões com vistas à análise dos dados observados. Na sequência responderam individualmente a uma questão que tinha o intuito de verificar a aplicação do conhecimento. Os resultados evidenciam que os alunos tiveram boa compreensão acerca dos conhecimentos desenvolvidos, o que nos leva a concluir que experimentos investigativos, como o discutido aqui, favorecem a aprendizagem de conhecimentos científicos.Revista Prática Docente2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/40810.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p227-241.id408Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 227-241Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 227-241Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 227-2412526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/408/177Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Paula CavalcanteBatista, Michel CorciRodrigues, Maria AparecidaSantin Filho, Ourides2020-01-27T10:12:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/408Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:12:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ÁCIDOS E BASES NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO MÉDIO |
title |
ÁCIDOS E BASES NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
ÁCIDOS E BASES NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO MÉDIO Monteiro, Paula Cavalcante Ensino de Química ácidos e bases experimentação. |
title_short |
ÁCIDOS E BASES NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO MÉDIO |
title_full |
ÁCIDOS E BASES NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
ÁCIDOS E BASES NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
ÁCIDOS E BASES NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO MÉDIO |
title_sort |
ÁCIDOS E BASES NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO MÉDIO |
author |
Monteiro, Paula Cavalcante |
author_facet |
Monteiro, Paula Cavalcante Batista, Michel Corci Rodrigues, Maria Aparecida Santin Filho, Ourides |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Michel Corci Rodrigues, Maria Aparecida Santin Filho, Ourides |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Paula Cavalcante Batista, Michel Corci Rodrigues, Maria Aparecida Santin Filho, Ourides |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química ácidos e bases experimentação. |
topic |
Ensino de Química ácidos e bases experimentação. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo investigar as potencialidades didáticas de uma atividade experimental investigativa sobre ácidos e bases. A atividade foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. A intervenção pedagógica envolveu reflexão sobre como reconhecer produtos ácidos e alcalinos presentes no dia a dia, a leitura e discussão de um texto sobre origem e características físicas e químicas de substâncias ácidas e alcalinas, realização do experimento utilizando várias substâncias cotidianas de caráter ácido e básico, bem como uma escala de pH preparada com extrato de repolho roxo e soluções aquosas de ácido clorídrico e hidróxido de sódio. Após o experimento, mediante discussão, os alunos, em grupos, responderam questões com vistas à análise dos dados observados. Na sequência responderam individualmente a uma questão que tinha o intuito de verificar a aplicação do conhecimento. Os resultados evidenciam que os alunos tiveram boa compreensão acerca dos conhecimentos desenvolvidos, o que nos leva a concluir que experimentos investigativos, como o discutido aqui, favorecem a aprendizagem de conhecimentos científicos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/408 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p227-241.id408 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/408 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p227-241.id408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/408/177 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 227-241 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 227-241 Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 227-241 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724013559808 |