A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Thiago
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moll, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/234
Resumo: Resumo: A perspectiva contemporânea de educação integral é um direito do cidadão brasileiro respaldado por diferentes marcos legais, concebendo o ser humano em suas múltiplas dimensões e problematizando as finalidades e metodologias aplicadas no sistema atual, se torna uma possibilidade para se superar a crise educacional da atualidade. O Brasil historicamente teve pouca preocupação com a educação dos cidadãos, mas nas experiências que tivemos podemos analisar algumas concepções que se aproximavam da educação integral enquanto outras eram opostas aos princípios que essa defende. A metodologia utilizada vem da história cultural, onde a partir das contribuições de autores como Peter Burke e Jacques Le Goff buscou-se recortes de longa duração visando a construção de um processo de bricolagem, formando ‘uma’ história da educação integral no Brasil através de autores que tratam do tema.  Essa disputa de perspectivas acirra-se, nos dias atuais, nas disputas de projetos de governo na área da educação.Palavras-chave: Educação integral. Políticas públicas. História da educação. Abstract: The integral education’s current perspective is the Brazilian’s citizen rights, backed up by legal frameworks, becomes a possibility to overcome the educational crisis nowadays. Thus it is possible to conceive the human being through its multiple dimensions, focusing in the objectives and in the methodology applied. Historically Brazil had poor worries in terms of education with their citizens, but, in our experiences, we could analyze some conceptions approaching the integral, while others keep opposition from the principles. The methodology used comes from the cultural history contributions that some authors such as Peter Burke and Jacques Le Goff developed. This study has been done as a bricolage process during a long period, creating ‘one’ integral education history in Brazil. This perspective debate is identified in government projects being disputed for the educational area.Keywords: Integral education. Public politics. History of education.
id IFMT_bb2311a295c4e696b17e9c814192214d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/234
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICAEducação integralPolíticas públicasHistória da educaçãoResumo: A perspectiva contemporânea de educação integral é um direito do cidadão brasileiro respaldado por diferentes marcos legais, concebendo o ser humano em suas múltiplas dimensões e problematizando as finalidades e metodologias aplicadas no sistema atual, se torna uma possibilidade para se superar a crise educacional da atualidade. O Brasil historicamente teve pouca preocupação com a educação dos cidadãos, mas nas experiências que tivemos podemos analisar algumas concepções que se aproximavam da educação integral enquanto outras eram opostas aos princípios que essa defende. A metodologia utilizada vem da história cultural, onde a partir das contribuições de autores como Peter Burke e Jacques Le Goff buscou-se recortes de longa duração visando a construção de um processo de bricolagem, formando ‘uma’ história da educação integral no Brasil através de autores que tratam do tema.  Essa disputa de perspectivas acirra-se, nos dias atuais, nas disputas de projetos de governo na área da educação.Palavras-chave: Educação integral. Políticas públicas. História da educação. Abstract: The integral education’s current perspective is the Brazilian’s citizen rights, backed up by legal frameworks, becomes a possibility to overcome the educational crisis nowadays. Thus it is possible to conceive the human being through its multiple dimensions, focusing in the objectives and in the methodology applied. Historically Brazil had poor worries in terms of education with their citizens, but, in our experiences, we could analyze some conceptions approaching the integral, while others keep opposition from the principles. The methodology used comes from the cultural history contributions that some authors such as Peter Burke and Jacques Le Goff developed. This study has been done as a bricolage process during a long period, creating ‘one’ integral education history in Brazil. This perspective debate is identified in government projects being disputed for the educational area.Keywords: Integral education. Public politics. History of education.Revista Prática Docente2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/23410.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p813-829.id234Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 813-829Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 813-829Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 813-8292526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/234/111Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDutra, ThiagoMoll, Jaqueline2019-01-07T22:46:29Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/234Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2019-01-07T22:46:29Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA
title A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA
spellingShingle A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA
Dutra, Thiago
Educação integral
Políticas públicas
História da educação
title_short A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA
title_full A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA
title_fullStr A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA
title_sort A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA
author Dutra, Thiago
author_facet Dutra, Thiago
Moll, Jaqueline
author_role author
author2 Moll, Jaqueline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Thiago
Moll, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Políticas públicas
História da educação
topic Educação integral
Políticas públicas
História da educação
description Resumo: A perspectiva contemporânea de educação integral é um direito do cidadão brasileiro respaldado por diferentes marcos legais, concebendo o ser humano em suas múltiplas dimensões e problematizando as finalidades e metodologias aplicadas no sistema atual, se torna uma possibilidade para se superar a crise educacional da atualidade. O Brasil historicamente teve pouca preocupação com a educação dos cidadãos, mas nas experiências que tivemos podemos analisar algumas concepções que se aproximavam da educação integral enquanto outras eram opostas aos princípios que essa defende. A metodologia utilizada vem da história cultural, onde a partir das contribuições de autores como Peter Burke e Jacques Le Goff buscou-se recortes de longa duração visando a construção de um processo de bricolagem, formando ‘uma’ história da educação integral no Brasil através de autores que tratam do tema.  Essa disputa de perspectivas acirra-se, nos dias atuais, nas disputas de projetos de governo na área da educação.Palavras-chave: Educação integral. Políticas públicas. História da educação. Abstract: The integral education’s current perspective is the Brazilian’s citizen rights, backed up by legal frameworks, becomes a possibility to overcome the educational crisis nowadays. Thus it is possible to conceive the human being through its multiple dimensions, focusing in the objectives and in the methodology applied. Historically Brazil had poor worries in terms of education with their citizens, but, in our experiences, we could analyze some conceptions approaching the integral, while others keep opposition from the principles. The methodology used comes from the cultural history contributions that some authors such as Peter Burke and Jacques Le Goff developed. This study has been done as a bricolage process during a long period, creating ‘one’ integral education history in Brazil. This perspective debate is identified in government projects being disputed for the educational area.Keywords: Integral education. Public politics. History of education.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/234
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p813-829.id234
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/234
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p813-829.id234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/234/111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 813-829
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 813-829
Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 813-829
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723943305216