Política pública e educação integral no Brasil : do nacional-desenvolvimentismo ao neodesenvolvimentismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Magda Gisela Cruz dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gonçalves, Leonardo Dorneles, Paludo, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252324
Resumo: Evidenciar as contradições das principais políticas de educação integral na escola pública de Educação Básica e problematizar suas relações com o desenvolvimento do capitalismo no Brasil foram os objetivos centrais neste estudo. Para tanto, realizamos a análise sobre as intencionalidades das políticas de educação integral dos últimos anos, respaldada por pesquisa bibliográfica sobre a história da educação integral nas políticas educacionais brasileiras, em diálogo com autores como Falleiros, Pronko e Oliveira (2010), Shiroma, Moraes e Evangelista (2000), Frigotto (2000) e Cavaliere (2010). Com a intencionalidade de analisar as concepções de educação integral no chamado modelo neodesenvolvimentista, recorremos à primeira versão do Programa Mais Educação que, lançada em 2007, vigorou até 2016. Os estudos efetivados permitem analisar a política de educação integral no Brasil como um instrumento que cumpre papéis distintos em cada período histórico, mas que tem se efetivado na relação com os objetivos apresentados pelas diferentes formas de sociabilidade capitalista, distanciando-se radicalmente dos referenciais históricos, teóricos e práticos que sustentam a educação integral na perspectiva anticapitalista e da emancipação humana.
id UFRGS-2_2869ac1ce0db14a845f4f4a93135d144
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252324
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Magda Gisela Cruz dosGonçalves, Leonardo DornelesPaludo, Conceição2022-12-03T05:10:46Z20180104-4311http://hdl.handle.net/10183/252324001153046Evidenciar as contradições das principais políticas de educação integral na escola pública de Educação Básica e problematizar suas relações com o desenvolvimento do capitalismo no Brasil foram os objetivos centrais neste estudo. Para tanto, realizamos a análise sobre as intencionalidades das políticas de educação integral dos últimos anos, respaldada por pesquisa bibliográfica sobre a história da educação integral nas políticas educacionais brasileiras, em diálogo com autores como Falleiros, Pronko e Oliveira (2010), Shiroma, Moraes e Evangelista (2000), Frigotto (2000) e Cavaliere (2010). Com a intencionalidade de analisar as concepções de educação integral no chamado modelo neodesenvolvimentista, recorremos à primeira versão do Programa Mais Educação que, lançada em 2007, vigorou até 2016. Os estudos efetivados permitem analisar a política de educação integral no Brasil como um instrumento que cumpre papéis distintos em cada período histórico, mas que tem se efetivado na relação com os objetivos apresentados pelas diferentes formas de sociabilidade capitalista, distanciando-se radicalmente dos referenciais históricos, teóricos e práticos que sustentam a educação integral na perspectiva anticapitalista e da emancipação humana.To demonstrate the contradictions of the main policies of integral education in the public school of Basic Education and to problematize their relations with the development of capitalism in Brazil they were the central objectives of this study. In order to do so, we analyze the intentionalities of the policies of integral education of the last years, supported by bibliographical research on the history of integral education in Brazilian educational policies, in dialogue with authors such as Falleiros, Pronko and Oliveira (2010), Shiroma, Moraes and Evangelista (2000), Frigotto (2000) and Cavaliere (2010). According to the intention of analyzing the conceptions of integral education in the so-called neodevelopmental model, we resorted to the first version of the Program: Mais Educação, which launched in 2007, lasted until 2016. The studies carried out allow us to analyze the politics of integral education in Brazil as an instrument that plays different roles in each historical period. However, it has become effective in relation to the objectives presented by the different forms of capitalist sociability and radically distancing itself from the historical, theoretical and practical that support integral education in the anti-capitalist perspective and human emancipationEvidenciar las contradicciones de las principales políticas de educación integral en la escuela pública de Educación Básica y problematizar sus relaciones con el desarrollo del capitalismo en Brasil fueron los objetivos centrales del estudio. Para estos fines, realizamos el análisis sobre las intencionalidades de las políticas de educación integral de los últimos años, respaldada por una investigación bibliográfica sobre la historia de la educación integral en las políticas educacionales brasileñas, en diálogo con autores como Falleiros, Pronko y Oliveira (2010), Shiroma, Moraes y Evangelista (2000), Frigotto (2000) y Cavaliere (2010). Con la intencionalidad en de analizar las concepciones de educación integral en el llamado modelo neodesarrollista, recurrimos a la primera versión del “Programa Mais Educação” que, lanzada n 2007, vigoró hacia 2016. Los estudios realizados permiten analizar la política de educación integral en Brasil como un instrumento que cumple papeles distintos en cada periodo histórico, pero que tiene se concretado en la relación con los objetivos planteados por las diferentes formas de sociabilidad capitalista, distanciándose radicalmente de los referenciales históricos, teóricos y prácticos que sostienen la educación integral en la perspectiva anticapitalista y de la emancipación humanaapplication/pdfporRoteiro (Joaçaba). Joaçaba, SC. Vol. 43, n. 3 (set./dez. 2018), p. 1027-1050Educação integralPolíticas públicasIntegral educationPublic policyHuman emancipationEducación integralPolítica públicaEmancipación humanaPolítica pública e educação integral no Brasil : do nacional-desenvolvimentismo ao neodesenvolvimentismoPublic policy and integral education in Brazil : from national developmentalism to neo-developmentalismPolítica pública y educación integral en Brasil: del nacional-desarrollismo al neodesenvolvimentismofrom national developmentalism to neo-developmentalismPolítica pública y educación integral en Brasil : del nacional-desarrollismo al neodesenvolvimentismoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153046.pdf.txt001153046.pdf.txtExtracted Texttext/plain58378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252324/2/001153046.pdf.txt449d9987e389d639f9c03038ad152f0fMD52ORIGINAL001153046.pdfTexto completoapplication/pdf210912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252324/1/001153046.pdfe9441b2f8bf5fa1242333a6705b2d01fMD5110183/2523242023-05-20 03:44:59.922132oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252324Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-20T06:44:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Política pública e educação integral no Brasil : do nacional-desenvolvimentismo ao neodesenvolvimentismo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Public policy and integral education in Brazil : from national developmentalism to neo-developmentalismPolítica pública y educación integral en Brasil: del nacional-desarrollismo al neodesenvolvimentismo
dc.title.alternative.es.fl_str_mv from national developmentalism to neo-developmentalismPolítica pública y educación integral en Brasil : del nacional-desarrollismo al neodesenvolvimentismo
title Política pública e educação integral no Brasil : do nacional-desenvolvimentismo ao neodesenvolvimentismo
spellingShingle Política pública e educação integral no Brasil : do nacional-desenvolvimentismo ao neodesenvolvimentismo
Santos, Magda Gisela Cruz dos
Educação integral
Políticas públicas
Integral education
Public policy
Human emancipation
Educación integral
Política pública
Emancipación humana
title_short Política pública e educação integral no Brasil : do nacional-desenvolvimentismo ao neodesenvolvimentismo
title_full Política pública e educação integral no Brasil : do nacional-desenvolvimentismo ao neodesenvolvimentismo
title_fullStr Política pública e educação integral no Brasil : do nacional-desenvolvimentismo ao neodesenvolvimentismo
title_full_unstemmed Política pública e educação integral no Brasil : do nacional-desenvolvimentismo ao neodesenvolvimentismo
title_sort Política pública e educação integral no Brasil : do nacional-desenvolvimentismo ao neodesenvolvimentismo
author Santos, Magda Gisela Cruz dos
author_facet Santos, Magda Gisela Cruz dos
Gonçalves, Leonardo Dorneles
Paludo, Conceição
author_role author
author2 Gonçalves, Leonardo Dorneles
Paludo, Conceição
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Magda Gisela Cruz dos
Gonçalves, Leonardo Dorneles
Paludo, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Políticas públicas
topic Educação integral
Políticas públicas
Integral education
Public policy
Human emancipation
Educación integral
Política pública
Emancipación humana
dc.subject.eng.fl_str_mv Integral education
Public policy
Human emancipation
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación integral
Política pública
Emancipación humana
description Evidenciar as contradições das principais políticas de educação integral na escola pública de Educação Básica e problematizar suas relações com o desenvolvimento do capitalismo no Brasil foram os objetivos centrais neste estudo. Para tanto, realizamos a análise sobre as intencionalidades das políticas de educação integral dos últimos anos, respaldada por pesquisa bibliográfica sobre a história da educação integral nas políticas educacionais brasileiras, em diálogo com autores como Falleiros, Pronko e Oliveira (2010), Shiroma, Moraes e Evangelista (2000), Frigotto (2000) e Cavaliere (2010). Com a intencionalidade de analisar as concepções de educação integral no chamado modelo neodesenvolvimentista, recorremos à primeira versão do Programa Mais Educação que, lançada em 2007, vigorou até 2016. Os estudos efetivados permitem analisar a política de educação integral no Brasil como um instrumento que cumpre papéis distintos em cada período histórico, mas que tem se efetivado na relação com os objetivos apresentados pelas diferentes formas de sociabilidade capitalista, distanciando-se radicalmente dos referenciais históricos, teóricos e práticos que sustentam a educação integral na perspectiva anticapitalista e da emancipação humana.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-03T05:10:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252324
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4311
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153046
identifier_str_mv 0104-4311
001153046
url http://hdl.handle.net/10183/252324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba). Joaçaba, SC. Vol. 43, n. 3 (set./dez. 2018), p. 1027-1050
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252324/2/001153046.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252324/1/001153046.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 449d9987e389d639f9c03038ad152f0f
e9441b2f8bf5fa1242333a6705b2d01f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225075766067200