POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1755 |
Resumo: | Nesta exposição, apresentamos algumas reflexões e proposições relativas à educação integral, à educação em tempo integral e à ampliação de oportunidades educativas, sobretudo a crianças, adolescentes e jovens em idade de escolarização obrigatória. Com isso, desejamos mobilizar e potencializar novos e contínuos movimentos e diálogos que contribuam para a formação humana com maior integralidade. Para isso, selecionamos alguns elementos principais advindos de minhas investigações realizadas nos últimos anos no campo de análise de políticas públicas e sobre políticas de educação integral em tempo integral. Inicialmente, discorremos sobre a concepção de educação (integral) e sobre alguns aspectos do processo de constituição da política pública. A partir disso, apresentamos dois desenhos de políticas públicas coexistentes: políticas de educação em tempo integral e políticas de ampliação de oportunidades educativas a crianças, adolescentes e jovens. No horizonte, almejamos avanços na promoção de mais e melhores condições formativas que corroborem a construção de uma sociedade mais justa e humana. |
id |
UFOPA-1_5e34d1e407233072aff886910c45b819 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1755 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integralPolíticas PúblicasEducação integralEducação em tempo integralNesta exposição, apresentamos algumas reflexões e proposições relativas à educação integral, à educação em tempo integral e à ampliação de oportunidades educativas, sobretudo a crianças, adolescentes e jovens em idade de escolarização obrigatória. Com isso, desejamos mobilizar e potencializar novos e contínuos movimentos e diálogos que contribuam para a formação humana com maior integralidade. Para isso, selecionamos alguns elementos principais advindos de minhas investigações realizadas nos últimos anos no campo de análise de políticas públicas e sobre políticas de educação integral em tempo integral. Inicialmente, discorremos sobre a concepção de educação (integral) e sobre alguns aspectos do processo de constituição da política pública. A partir disso, apresentamos dois desenhos de políticas públicas coexistentes: políticas de educação em tempo integral e políticas de ampliação de oportunidades educativas a crianças, adolescentes e jovens. No horizonte, almejamos avanços na promoção de mais e melhores condições formativas que corroborem a construção de uma sociedade mais justa e humana.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2021-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/175510.24065/2237-9460.2015v1n1ID1755Revista Exitus; v. 11 (2021); e0201802237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1755/1041Copyright (c) 2021 Cláudia da Mota Darós Parente https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessParente , Cláudia da Mota Darós2021-11-02T00:00:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1755Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:30.008830Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integral |
title |
POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integral |
spellingShingle |
POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integral Parente , Cláudia da Mota Darós Políticas Públicas Educação integral Educação em tempo integral |
title_short |
POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integral |
title_full |
POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integral |
title_fullStr |
POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integral |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integral |
title_sort |
POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integral |
author |
Parente , Cláudia da Mota Darós |
author_facet |
Parente , Cláudia da Mota Darós |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parente , Cláudia da Mota Darós |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas Educação integral Educação em tempo integral |
topic |
Políticas Públicas Educação integral Educação em tempo integral |
description |
Nesta exposição, apresentamos algumas reflexões e proposições relativas à educação integral, à educação em tempo integral e à ampliação de oportunidades educativas, sobretudo a crianças, adolescentes e jovens em idade de escolarização obrigatória. Com isso, desejamos mobilizar e potencializar novos e contínuos movimentos e diálogos que contribuam para a formação humana com maior integralidade. Para isso, selecionamos alguns elementos principais advindos de minhas investigações realizadas nos últimos anos no campo de análise de políticas públicas e sobre políticas de educação integral em tempo integral. Inicialmente, discorremos sobre a concepção de educação (integral) e sobre alguns aspectos do processo de constituição da política pública. A partir disso, apresentamos dois desenhos de políticas públicas coexistentes: políticas de educação em tempo integral e políticas de ampliação de oportunidades educativas a crianças, adolescentes e jovens. No horizonte, almejamos avanços na promoção de mais e melhores condições formativas que corroborem a construção de uma sociedade mais justa e humana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1755 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1755 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1755 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1755/1041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cláudia da Mota Darós Parente https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cláudia da Mota Darós Parente https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 11 (2021); e020180 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711039654199296 |