POLÍTICAS PÚBLICAS: possibilidades e potencialidades da educação integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente , Cláudia da Mota Darós
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1755
Resumo: Nesta exposição, apresentamos algumas reflexões e proposições relativas à educação integral, à educação em tempo integral e à ampliação de oportunidades educativas, sobretudo a crianças, adolescentes e jovens em idade de escolarização obrigatória. Com isso, desejamos mobilizar e potencializar novos e contínuos movimentos e diálogos que contribuam para a formação humana com maior integralidade. Para isso, selecionamos alguns elementos principais advindos de minhas investigações realizadas nos últimos anos no campo de análise de políticas públicas e sobre políticas de educação integral em tempo integral. Inicialmente, discorremos sobre a concepção de educação (integral) e sobre alguns aspectos do processo de constituição da política pública. A partir disso, apresentamos dois desenhos de políticas públicas coexistentes: políticas de educação em tempo integral e políticas de ampliação de oportunidades educativas a crianças, adolescentes e jovens. No horizonte, almejamos avanços na promoção de mais e melhores condições formativas que corroborem a construção de uma sociedade mais justa e humana.
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