A MATEMÁTICA APLICADA NO CURSO DE SERVIÇO DE RESTAURANTE E BAR DO IFCE: EXPLORANDO AS GRANDEZAS E MEDIDAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joelma Nogueira dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Ana Carolina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/18
Resumo: O presente trabalho mostra uma ação na disciplina Matemática Aplicada na turma do primeiro semestre do curso técnico de nível médio subsequente em Serviço de Restaurante e Bar (SRB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Camocim. A ação se deu por meio de aulas práticas e com instrumentos de medida ocorrendo em sala de aula e na cozinha do curso localizada no próprio Campus. A ideia era explorar conteúdos do bloco Grandezas e Medidas trabalhando com uma Matemática mais palpável e voltada para a prática dos futuros técnicos, visto que esses profissionais que atuam em áreas, cujo eixo tecnológico é Hospitalidade e Lazer, têm em seu cotidiano de trabalho situações que exigem algumas competências envolvendo o pensamento matemático. A ação gerou uma interação maior dos alunos com a disciplina resultando em um melhor desempenho na aprendizagem da Matemática Aplicada voltada para o curso SRB.
id IFMT_c28371890bce2dcacffc531628d1430e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/18
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling A MATEMÁTICA APLICADA NO CURSO DE SERVIÇO DE RESTAURANTE E BAR DO IFCE: EXPLORANDO AS GRANDEZAS E MEDIDASAprendizagemAulas práticasGrandezas e medidasMatemática aplicadaPensamento matemáticoO presente trabalho mostra uma ação na disciplina Matemática Aplicada na turma do primeiro semestre do curso técnico de nível médio subsequente em Serviço de Restaurante e Bar (SRB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Camocim. A ação se deu por meio de aulas práticas e com instrumentos de medida ocorrendo em sala de aula e na cozinha do curso localizada no próprio Campus. A ideia era explorar conteúdos do bloco Grandezas e Medidas trabalhando com uma Matemática mais palpável e voltada para a prática dos futuros técnicos, visto que esses profissionais que atuam em áreas, cujo eixo tecnológico é Hospitalidade e Lazer, têm em seu cotidiano de trabalho situações que exigem algumas competências envolvendo o pensamento matemático. A ação gerou uma interação maior dos alunos com a disciplina resultando em um melhor desempenho na aprendizagem da Matemática Aplicada voltada para o curso SRB.Revista Prática Docente2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/1810.23926/rpd.v1i1.18Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 1 No. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 44-53Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 1 Núm. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 44-53Revista Prática Docente; v. 1 n. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 44-532526-214910.23926/rpd.v1i1reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/18/12Copyright (c) 2016 Revista Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Joelma Nogueira dosPereira, Ana Carolina Costa2020-05-13T16:45:25Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/18Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-05-13T16:45:25Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A MATEMÁTICA APLICADA NO CURSO DE SERVIÇO DE RESTAURANTE E BAR DO IFCE: EXPLORANDO AS GRANDEZAS E MEDIDAS
title A MATEMÁTICA APLICADA NO CURSO DE SERVIÇO DE RESTAURANTE E BAR DO IFCE: EXPLORANDO AS GRANDEZAS E MEDIDAS
spellingShingle A MATEMÁTICA APLICADA NO CURSO DE SERVIÇO DE RESTAURANTE E BAR DO IFCE: EXPLORANDO AS GRANDEZAS E MEDIDAS
Santos, Joelma Nogueira dos
Aprendizagem
Aulas práticas
Grandezas e medidas
Matemática aplicada
Pensamento matemático
title_short A MATEMÁTICA APLICADA NO CURSO DE SERVIÇO DE RESTAURANTE E BAR DO IFCE: EXPLORANDO AS GRANDEZAS E MEDIDAS
title_full A MATEMÁTICA APLICADA NO CURSO DE SERVIÇO DE RESTAURANTE E BAR DO IFCE: EXPLORANDO AS GRANDEZAS E MEDIDAS
title_fullStr A MATEMÁTICA APLICADA NO CURSO DE SERVIÇO DE RESTAURANTE E BAR DO IFCE: EXPLORANDO AS GRANDEZAS E MEDIDAS
title_full_unstemmed A MATEMÁTICA APLICADA NO CURSO DE SERVIÇO DE RESTAURANTE E BAR DO IFCE: EXPLORANDO AS GRANDEZAS E MEDIDAS
title_sort A MATEMÁTICA APLICADA NO CURSO DE SERVIÇO DE RESTAURANTE E BAR DO IFCE: EXPLORANDO AS GRANDEZAS E MEDIDAS
author Santos, Joelma Nogueira dos
author_facet Santos, Joelma Nogueira dos
Pereira, Ana Carolina Costa
author_role author
author2 Pereira, Ana Carolina Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joelma Nogueira dos
Pereira, Ana Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Aulas práticas
Grandezas e medidas
Matemática aplicada
Pensamento matemático
topic Aprendizagem
Aulas práticas
Grandezas e medidas
Matemática aplicada
Pensamento matemático
description O presente trabalho mostra uma ação na disciplina Matemática Aplicada na turma do primeiro semestre do curso técnico de nível médio subsequente em Serviço de Restaurante e Bar (SRB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Camocim. A ação se deu por meio de aulas práticas e com instrumentos de medida ocorrendo em sala de aula e na cozinha do curso localizada no próprio Campus. A ideia era explorar conteúdos do bloco Grandezas e Medidas trabalhando com uma Matemática mais palpável e voltada para a prática dos futuros técnicos, visto que esses profissionais que atuam em áreas, cujo eixo tecnológico é Hospitalidade e Lazer, têm em seu cotidiano de trabalho situações que exigem algumas competências envolvendo o pensamento matemático. A ação gerou uma interação maior dos alunos com a disciplina resultando em um melhor desempenho na aprendizagem da Matemática Aplicada voltada para o curso SRB.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/18
10.23926/rpd.v1i1.18
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/18
identifier_str_mv 10.23926/rpd.v1i1.18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/18/12
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prática Docente
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Prática Docente
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 1 No. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 44-53
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 1 Núm. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 44-53
Revista Prática Docente; v. 1 n. 1 (2016): Julho a Dezembro de 2016; 44-53
2526-2149
10.23926/rpd.v1i1
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723422162944