FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/191 |
Resumo: | A formação continuada tem se tornado imprescindível para suprir as fragilidades evidenciadas no processo de ensino de diferentes áreas. Para isso o professor necessita se atualizar continuamente e buscar novas estratégias didático-metodológicas que possam favorecer o ensino e a aprendizagem do estudante contemporâneo. Assim, pretende-se, neste trabalho, analisar os saberes docentes mobilizados, mediante o desenvolvimento de uma atividade investigativa, inicialmente proposta para o ensino de Matemática e Língua Portuguesa, junto a um grupo de docentes de uma escola urbana da rede estadual de Mato Grosso. Para tal recorremos a Ponte, Brocardo e Oliveira (2006); Smole e Diniz (2012). A metodologia adotada situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizado como uma pesquisa participante. Os dados foram produzidos por meio da observação participante, relato oral e escrito, áudio e fotos coletadas durante a realização da oficina. Os resultados indicaram que o uso de materiais manipulativos, associado a atividades investigativas, constitui-se como alternativa metodológica em potencial para o ensino e aprendizagem de Matemática, amplia as possibilidades de trabalho interdisciplinar facilitando o envolvimento e a construção de conhecimentos matemáticos e linguísticos de forma lúdica e agradável, repercutindo na formação docente dos profissionais da unidade escolar. |
id |
IFMT_d1ab07a3fcfa03210b8e014ea36558fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/191 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANAEnsino de MatemáticaInterdisciplinaridadeOficina de Aprendizagem.A formação continuada tem se tornado imprescindível para suprir as fragilidades evidenciadas no processo de ensino de diferentes áreas. Para isso o professor necessita se atualizar continuamente e buscar novas estratégias didático-metodológicas que possam favorecer o ensino e a aprendizagem do estudante contemporâneo. Assim, pretende-se, neste trabalho, analisar os saberes docentes mobilizados, mediante o desenvolvimento de uma atividade investigativa, inicialmente proposta para o ensino de Matemática e Língua Portuguesa, junto a um grupo de docentes de uma escola urbana da rede estadual de Mato Grosso. Para tal recorremos a Ponte, Brocardo e Oliveira (2006); Smole e Diniz (2012). A metodologia adotada situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizado como uma pesquisa participante. Os dados foram produzidos por meio da observação participante, relato oral e escrito, áudio e fotos coletadas durante a realização da oficina. Os resultados indicaram que o uso de materiais manipulativos, associado a atividades investigativas, constitui-se como alternativa metodológica em potencial para o ensino e aprendizagem de Matemática, amplia as possibilidades de trabalho interdisciplinar facilitando o envolvimento e a construção de conhecimentos matemáticos e linguísticos de forma lúdica e agradável, repercutindo na formação docente dos profissionais da unidade escolar.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/19110.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 75-90Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 75-90Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 75-902526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/191/54Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Fabio Caires deBuchardt, Arlete Tavares2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/191Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA Oliveira, Fabio Caires de Ensino de Matemática Interdisciplinaridade Oficina de Aprendizagem. |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA |
author |
Oliveira, Fabio Caires de |
author_facet |
Oliveira, Fabio Caires de Buchardt, Arlete Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Buchardt, Arlete Tavares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Fabio Caires de Buchardt, Arlete Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Interdisciplinaridade Oficina de Aprendizagem. |
topic |
Ensino de Matemática Interdisciplinaridade Oficina de Aprendizagem. |
description |
A formação continuada tem se tornado imprescindível para suprir as fragilidades evidenciadas no processo de ensino de diferentes áreas. Para isso o professor necessita se atualizar continuamente e buscar novas estratégias didático-metodológicas que possam favorecer o ensino e a aprendizagem do estudante contemporâneo. Assim, pretende-se, neste trabalho, analisar os saberes docentes mobilizados, mediante o desenvolvimento de uma atividade investigativa, inicialmente proposta para o ensino de Matemática e Língua Portuguesa, junto a um grupo de docentes de uma escola urbana da rede estadual de Mato Grosso. Para tal recorremos a Ponte, Brocardo e Oliveira (2006); Smole e Diniz (2012). A metodologia adotada situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizado como uma pesquisa participante. Os dados foram produzidos por meio da observação participante, relato oral e escrito, áudio e fotos coletadas durante a realização da oficina. Os resultados indicaram que o uso de materiais manipulativos, associado a atividades investigativas, constitui-se como alternativa metodológica em potencial para o ensino e aprendizagem de Matemática, amplia as possibilidades de trabalho interdisciplinar facilitando o envolvimento e a construção de conhecimentos matemáticos e linguísticos de forma lúdica e agradável, repercutindo na formação docente dos profissionais da unidade escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Matemática Matemática Matemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/191 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/191 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/191/54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 75-90 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 75-90 Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 75-90 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723514437632 |