FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabio Caires de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Buchardt, Arlete Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/191
Resumo: A formação continuada tem se tornado imprescindível para suprir as fragilidades evidenciadas no processo de ensino de diferentes áreas. Para isso o professor necessita se atualizar continuamente e buscar novas estratégias didático-metodológicas que possam favorecer o ensino e a aprendizagem do estudante contemporâneo. Assim, pretende-se, neste trabalho, analisar os saberes docentes mobilizados, mediante o desenvolvimento de uma atividade investigativa, inicialmente proposta para o ensino de Matemática e Língua Portuguesa, junto a um grupo de docentes de uma escola urbana da rede estadual de Mato Grosso. Para tal recorremos a Ponte, Brocardo e Oliveira (2006); Smole e Diniz (2012). A metodologia adotada situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizado como uma pesquisa participante. Os dados foram produzidos por meio da observação participante, relato oral e escrito, áudio e fotos coletadas durante a realização da oficina. Os resultados indicaram que o uso de materiais manipulativos, associado a atividades investigativas, constitui-se como alternativa metodológica em potencial para o ensino e aprendizagem de Matemática, amplia as possibilidades de trabalho interdisciplinar facilitando o envolvimento e a construção de conhecimentos matemáticos e linguísticos de forma lúdica e agradável, repercutindo na formação docente dos profissionais da unidade escolar.
id IFMT_d1ab07a3fcfa03210b8e014ea36558fc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/191
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANAEnsino de MatemáticaInterdisciplinaridadeOficina de Aprendizagem.A formação continuada tem se tornado imprescindível para suprir as fragilidades evidenciadas no processo de ensino de diferentes áreas. Para isso o professor necessita se atualizar continuamente e buscar novas estratégias didático-metodológicas que possam favorecer o ensino e a aprendizagem do estudante contemporâneo. Assim, pretende-se, neste trabalho, analisar os saberes docentes mobilizados, mediante o desenvolvimento de uma atividade investigativa, inicialmente proposta para o ensino de Matemática e Língua Portuguesa, junto a um grupo de docentes de uma escola urbana da rede estadual de Mato Grosso. Para tal recorremos a Ponte, Brocardo e Oliveira (2006); Smole e Diniz (2012). A metodologia adotada situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizado como uma pesquisa participante. Os dados foram produzidos por meio da observação participante, relato oral e escrito, áudio e fotos coletadas durante a realização da oficina. Os resultados indicaram que o uso de materiais manipulativos, associado a atividades investigativas, constitui-se como alternativa metodológica em potencial para o ensino e aprendizagem de Matemática, amplia as possibilidades de trabalho interdisciplinar facilitando o envolvimento e a construção de conhecimentos matemáticos e linguísticos de forma lúdica e agradável, repercutindo na formação docente dos profissionais da unidade escolar.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/19110.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 75-90Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 75-90Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 75-902526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/191/54Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Fabio Caires deBuchardt, Arlete Tavares2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/191Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
title FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
Oliveira, Fabio Caires de
Ensino de Matemática
Interdisciplinaridade
Oficina de Aprendizagem.
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
author Oliveira, Fabio Caires de
author_facet Oliveira, Fabio Caires de
Buchardt, Arlete Tavares
author_role author
author2 Buchardt, Arlete Tavares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabio Caires de
Buchardt, Arlete Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Interdisciplinaridade
Oficina de Aprendizagem.
topic Ensino de Matemática
Interdisciplinaridade
Oficina de Aprendizagem.
description A formação continuada tem se tornado imprescindível para suprir as fragilidades evidenciadas no processo de ensino de diferentes áreas. Para isso o professor necessita se atualizar continuamente e buscar novas estratégias didático-metodológicas que possam favorecer o ensino e a aprendizagem do estudante contemporâneo. Assim, pretende-se, neste trabalho, analisar os saberes docentes mobilizados, mediante o desenvolvimento de uma atividade investigativa, inicialmente proposta para o ensino de Matemática e Língua Portuguesa, junto a um grupo de docentes de uma escola urbana da rede estadual de Mato Grosso. Para tal recorremos a Ponte, Brocardo e Oliveira (2006); Smole e Diniz (2012). A metodologia adotada situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizado como uma pesquisa participante. Os dados foram produzidos por meio da observação participante, relato oral e escrito, áudio e fotos coletadas durante a realização da oficina. Os resultados indicaram que o uso de materiais manipulativos, associado a atividades investigativas, constitui-se como alternativa metodológica em potencial para o ensino e aprendizagem de Matemática, amplia as possibilidades de trabalho interdisciplinar facilitando o envolvimento e a construção de conhecimentos matemáticos e linguísticos de forma lúdica e agradável, repercutindo na formação docente dos profissionais da unidade escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/191
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/191
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/191/54
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 75-90
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 75-90
Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 75-90
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723514437632