As representações das figuras geométricas presentes no nosso cotidiano: uma excursão para percepção de conhecimentos geométricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Pachêco, Franklin Fernando
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pachêco, Gisele Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/225
Resumo: O presente relato tem por objetivo analisar a implementação de uma oficina em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental acerca do conteúdo das figuras geométricas planas, por meio da vivência da excursão intitulada “a matemática está em toda parte” na cidade de Olinda no estado de Pernambuco. Essa viagem foi fruto de uma das atividades propostas pela disciplina Tendências da Educação Matemática no curso de Pós-Graduação em Ensino da Matemática, nível lato sensu, de uma faculdade pertencente à Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. A finalidade pedagógica da excursão foi de explorar a presença da matemática nas diversas situações do cotidiano, sejam nos objetos criados pelos homens ou originados pela natureza. Para fundamentar o presente trabalho adotou-se as ideias de Paviani e Fontana (2009) ao ressaltarem que a oficina pedagógica atende a duas finalidades. A primeira diz respeito a articulação de conceitos, pressupostos e noções com ações concretas, vivenciadas pelo participante ou aprendiz. Já a segunda enfatiza a vivência e execução de tarefas em equipe, isto é, apropriação ou construção coletiva de saberes. Metodologicamente, participaram 20 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da aplicação da oficina, sendo trabalhado o conteúdo das figuras geométricas planas. Conclui-se, portanto, que os alunos ficaram entusiasmados com a possibilidade de aprenderem ou relembrarem os conceitos geométricos/matemáticos por meio de um aporte presentes em seu cotidiano. Portanto essa proposta traz que é relevante os professores de matemática adaptarem suas metodologias de ensino para proporcionar aulas mais gratificantes dessa área de conhecimento. 
id SBEM_fea4a04d26b24a716e1d8c55b663ed90
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/225
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling As representações das figuras geométricas presentes no nosso cotidiano: uma excursão para percepção de conhecimentos geométricosMatemática CotidianaOficinaPercepção VisualO presente relato tem por objetivo analisar a implementação de uma oficina em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental acerca do conteúdo das figuras geométricas planas, por meio da vivência da excursão intitulada “a matemática está em toda parte” na cidade de Olinda no estado de Pernambuco. Essa viagem foi fruto de uma das atividades propostas pela disciplina Tendências da Educação Matemática no curso de Pós-Graduação em Ensino da Matemática, nível lato sensu, de uma faculdade pertencente à Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. A finalidade pedagógica da excursão foi de explorar a presença da matemática nas diversas situações do cotidiano, sejam nos objetos criados pelos homens ou originados pela natureza. Para fundamentar o presente trabalho adotou-se as ideias de Paviani e Fontana (2009) ao ressaltarem que a oficina pedagógica atende a duas finalidades. A primeira diz respeito a articulação de conceitos, pressupostos e noções com ações concretas, vivenciadas pelo participante ou aprendiz. Já a segunda enfatiza a vivência e execução de tarefas em equipe, isto é, apropriação ou construção coletiva de saberes. Metodologicamente, participaram 20 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da aplicação da oficina, sendo trabalhado o conteúdo das figuras geométricas planas. Conclui-se, portanto, que os alunos ficaram entusiasmados com a possibilidade de aprenderem ou relembrarem os conceitos geométricos/matemáticos por meio de um aporte presentes em seu cotidiano. Portanto essa proposta traz que é relevante os professores de matemática adaptarem suas metodologias de ensino para proporcionar aulas mais gratificantes dessa área de conhecimento. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/225Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 22 (2019): maio/ago. 2019; 308 - 320Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 22 (2019): maio/ago. 2019; 308 - 320Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019; 308 - 3202526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/225/237https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Pachêco, Franklin FernandoPachêco, Gisele Ferreira2023-07-11T02:17:34Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/225Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T02:17:34Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações das figuras geométricas presentes no nosso cotidiano: uma excursão para percepção de conhecimentos geométricos
title As representações das figuras geométricas presentes no nosso cotidiano: uma excursão para percepção de conhecimentos geométricos
spellingShingle As representações das figuras geométricas presentes no nosso cotidiano: uma excursão para percepção de conhecimentos geométricos
Ferreira Pachêco, Franklin Fernando
Matemática Cotidiana
Oficina
Percepção Visual
title_short As representações das figuras geométricas presentes no nosso cotidiano: uma excursão para percepção de conhecimentos geométricos
title_full As representações das figuras geométricas presentes no nosso cotidiano: uma excursão para percepção de conhecimentos geométricos
title_fullStr As representações das figuras geométricas presentes no nosso cotidiano: uma excursão para percepção de conhecimentos geométricos
title_full_unstemmed As representações das figuras geométricas presentes no nosso cotidiano: uma excursão para percepção de conhecimentos geométricos
title_sort As representações das figuras geométricas presentes no nosso cotidiano: uma excursão para percepção de conhecimentos geométricos
author Ferreira Pachêco, Franklin Fernando
author_facet Ferreira Pachêco, Franklin Fernando
Pachêco, Gisele Ferreira
author_role author
author2 Pachêco, Gisele Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Pachêco, Franklin Fernando
Pachêco, Gisele Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática Cotidiana
Oficina
Percepção Visual
topic Matemática Cotidiana
Oficina
Percepção Visual
description O presente relato tem por objetivo analisar a implementação de uma oficina em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental acerca do conteúdo das figuras geométricas planas, por meio da vivência da excursão intitulada “a matemática está em toda parte” na cidade de Olinda no estado de Pernambuco. Essa viagem foi fruto de uma das atividades propostas pela disciplina Tendências da Educação Matemática no curso de Pós-Graduação em Ensino da Matemática, nível lato sensu, de uma faculdade pertencente à Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. A finalidade pedagógica da excursão foi de explorar a presença da matemática nas diversas situações do cotidiano, sejam nos objetos criados pelos homens ou originados pela natureza. Para fundamentar o presente trabalho adotou-se as ideias de Paviani e Fontana (2009) ao ressaltarem que a oficina pedagógica atende a duas finalidades. A primeira diz respeito a articulação de conceitos, pressupostos e noções com ações concretas, vivenciadas pelo participante ou aprendiz. Já a segunda enfatiza a vivência e execução de tarefas em equipe, isto é, apropriação ou construção coletiva de saberes. Metodologicamente, participaram 20 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da aplicação da oficina, sendo trabalhado o conteúdo das figuras geométricas planas. Conclui-se, portanto, que os alunos ficaram entusiasmados com a possibilidade de aprenderem ou relembrarem os conceitos geométricos/matemáticos por meio de um aporte presentes em seu cotidiano. Portanto essa proposta traz que é relevante os professores de matemática adaptarem suas metodologias de ensino para proporcionar aulas mais gratificantes dessa área de conhecimento. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/225
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/225/237
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 22 (2019): maio/ago. 2019; 308 - 320
Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 22 (2019): maio/ago. 2019; 308 - 320
Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019; 308 - 320
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495507238912