ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Giovana Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Proença, Marcelo Carlos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/173
Resumo: O objetivo do artigo foi investigar o conhecimento sobre o conceito e o ensino de polígono. Participaram do estudo dois estudantes do quarto ano de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior do estado do Paraná. Após serem selecionados a partir de um teste conceitual, participaram de uma entrevista individual e áudio-gravada. Os resultados mostraram que a estudante do curso noturno possuía pouco conhecimento sobre o conceito de polígono em termo de seus atributos definidores. Possuía, sobretudo, pouco conhecimento para exercer um ensino organizado, pois possivelmente realizaria o modo tradicional aprendido na escola. Por outro lado, os resultados mostraram que a estudante do curso integral apresentou conhecimento adequado sobre os aspectos envolvendo os atributos definidores e irrelevantes e sobre os exemplos e não exemplos de polígono. Apresentou, sobretudo, conhecimento sobre o ensino de polígono que valorizou esses aspectos no ensino.
id IFMT_d47c4da2df2aa851e234dd352389d7e0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/173
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONOPolígonoFormação ConceitualConceitos GeométricosFormação Inicial.O objetivo do artigo foi investigar o conhecimento sobre o conceito e o ensino de polígono. Participaram do estudo dois estudantes do quarto ano de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior do estado do Paraná. Após serem selecionados a partir de um teste conceitual, participaram de uma entrevista individual e áudio-gravada. Os resultados mostraram que a estudante do curso noturno possuía pouco conhecimento sobre o conceito de polígono em termo de seus atributos definidores. Possuía, sobretudo, pouco conhecimento para exercer um ensino organizado, pois possivelmente realizaria o modo tradicional aprendido na escola. Por outro lado, os resultados mostraram que a estudante do curso integral apresentou conhecimento adequado sobre os aspectos envolvendo os atributos definidores e irrelevantes e sobre os exemplos e não exemplos de polígono. Apresentou, sobretudo, conhecimento sobre o ensino de polígono que valorizou esses aspectos no ensino.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/17310.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p32-49.id173Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 32-49Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 32-49Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 32-492526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/173/51Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastilho, Giovana RodriguesProença, Marcelo Carlos de2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/173Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO
title ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO
spellingShingle ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO
Castilho, Giovana Rodrigues
Polígono
Formação Conceitual
Conceitos Geométricos
Formação Inicial.
title_short ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO
title_full ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO
title_fullStr ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO
title_full_unstemmed ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO
title_sort ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO
author Castilho, Giovana Rodrigues
author_facet Castilho, Giovana Rodrigues
Proença, Marcelo Carlos de
author_role author
author2 Proença, Marcelo Carlos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Giovana Rodrigues
Proença, Marcelo Carlos de
dc.subject.por.fl_str_mv Polígono
Formação Conceitual
Conceitos Geométricos
Formação Inicial.
topic Polígono
Formação Conceitual
Conceitos Geométricos
Formação Inicial.
description O objetivo do artigo foi investigar o conhecimento sobre o conceito e o ensino de polígono. Participaram do estudo dois estudantes do quarto ano de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior do estado do Paraná. Após serem selecionados a partir de um teste conceitual, participaram de uma entrevista individual e áudio-gravada. Os resultados mostraram que a estudante do curso noturno possuía pouco conhecimento sobre o conceito de polígono em termo de seus atributos definidores. Possuía, sobretudo, pouco conhecimento para exercer um ensino organizado, pois possivelmente realizaria o modo tradicional aprendido na escola. Por outro lado, os resultados mostraram que a estudante do curso integral apresentou conhecimento adequado sobre os aspectos envolvendo os atributos definidores e irrelevantes e sobre os exemplos e não exemplos de polígono. Apresentou, sobretudo, conhecimento sobre o ensino de polígono que valorizou esses aspectos no ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/173
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p32-49.id173
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/173
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p32-49.id173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/173/51
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 32-49
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 32-49
Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 32-49
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723495563264