ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/173 |
Resumo: | O objetivo do artigo foi investigar o conhecimento sobre o conceito e o ensino de polígono. Participaram do estudo dois estudantes do quarto ano de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior do estado do Paraná. Após serem selecionados a partir de um teste conceitual, participaram de uma entrevista individual e áudio-gravada. Os resultados mostraram que a estudante do curso noturno possuía pouco conhecimento sobre o conceito de polígono em termo de seus atributos definidores. Possuía, sobretudo, pouco conhecimento para exercer um ensino organizado, pois possivelmente realizaria o modo tradicional aprendido na escola. Por outro lado, os resultados mostraram que a estudante do curso integral apresentou conhecimento adequado sobre os aspectos envolvendo os atributos definidores e irrelevantes e sobre os exemplos e não exemplos de polígono. Apresentou, sobretudo, conhecimento sobre o ensino de polígono que valorizou esses aspectos no ensino. |
id |
IFMT_d47c4da2df2aa851e234dd352389d7e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/173 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONOPolígonoFormação ConceitualConceitos GeométricosFormação Inicial.O objetivo do artigo foi investigar o conhecimento sobre o conceito e o ensino de polígono. Participaram do estudo dois estudantes do quarto ano de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior do estado do Paraná. Após serem selecionados a partir de um teste conceitual, participaram de uma entrevista individual e áudio-gravada. Os resultados mostraram que a estudante do curso noturno possuía pouco conhecimento sobre o conceito de polígono em termo de seus atributos definidores. Possuía, sobretudo, pouco conhecimento para exercer um ensino organizado, pois possivelmente realizaria o modo tradicional aprendido na escola. Por outro lado, os resultados mostraram que a estudante do curso integral apresentou conhecimento adequado sobre os aspectos envolvendo os atributos definidores e irrelevantes e sobre os exemplos e não exemplos de polígono. Apresentou, sobretudo, conhecimento sobre o ensino de polígono que valorizou esses aspectos no ensino.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/17310.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p32-49.id173Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 32-49Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 32-49Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 32-492526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/173/51Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastilho, Giovana RodriguesProença, Marcelo Carlos de2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/173Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO |
title |
ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO |
spellingShingle |
ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO Castilho, Giovana Rodrigues Polígono Formação Conceitual Conceitos Geométricos Formação Inicial. |
title_short |
ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO |
title_full |
ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO |
title_fullStr |
ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO |
title_sort |
ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO |
author |
Castilho, Giovana Rodrigues |
author_facet |
Castilho, Giovana Rodrigues Proença, Marcelo Carlos de |
author_role |
author |
author2 |
Proença, Marcelo Carlos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castilho, Giovana Rodrigues Proença, Marcelo Carlos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polígono Formação Conceitual Conceitos Geométricos Formação Inicial. |
topic |
Polígono Formação Conceitual Conceitos Geométricos Formação Inicial. |
description |
O objetivo do artigo foi investigar o conhecimento sobre o conceito e o ensino de polígono. Participaram do estudo dois estudantes do quarto ano de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior do estado do Paraná. Após serem selecionados a partir de um teste conceitual, participaram de uma entrevista individual e áudio-gravada. Os resultados mostraram que a estudante do curso noturno possuía pouco conhecimento sobre o conceito de polígono em termo de seus atributos definidores. Possuía, sobretudo, pouco conhecimento para exercer um ensino organizado, pois possivelmente realizaria o modo tradicional aprendido na escola. Por outro lado, os resultados mostraram que a estudante do curso integral apresentou conhecimento adequado sobre os aspectos envolvendo os atributos definidores e irrelevantes e sobre os exemplos e não exemplos de polígono. Apresentou, sobretudo, conhecimento sobre o ensino de polígono que valorizou esses aspectos no ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Matemática Matemática Matemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/173 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p32-49.id173 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/173 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p32-49.id173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/173/51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 32-49 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 32-49 Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 32-49 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723495563264 |