LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/88 |
Resumo: | O presente estudo é parte de uma pesquisa realizada com 39 professores da educação pública de Mato Grosso. O mesmo objetivou analisar e verificar se os projetos de formação continuada do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica, (CEFAPRO), do município de Cuiabá, estado de Mato Grosso contemplaram o letramento digital dos professores, caso contemple, em que medida contribui para a prática pedagógica no contexto tecnológico vigente. A pesquisa foi construída em uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de análise foram a entrevista e os documentos oficiais da Secretaria de Estado e de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC). Os resultados indicam que: a formação recebida contribuiu com a prática pedagógica e que, a maioria dos entrevistados considera-se aptos para trabalhar com os recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica. No entanto, são muitas as variáveis que interferem de modo ao CEFAPRO de Cuiabá não atinjam o seu objetivo na totalidade. Assim, ao fazer a triangulação dos dados, resultado da pesquisa, relatório do CEFAPRO e experiência da pesquisadora, percebemos que apesar das dificuldades encontradas, estão cumprindo com a sua função: que é gerir a formação continuada. |
id |
IFMT_d5b75a3bfeff826529b430ae7b38288d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/88 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSOEnsinoDocenteFormação continuadaLetramento digital.O presente estudo é parte de uma pesquisa realizada com 39 professores da educação pública de Mato Grosso. O mesmo objetivou analisar e verificar se os projetos de formação continuada do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica, (CEFAPRO), do município de Cuiabá, estado de Mato Grosso contemplaram o letramento digital dos professores, caso contemple, em que medida contribui para a prática pedagógica no contexto tecnológico vigente. A pesquisa foi construída em uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de análise foram a entrevista e os documentos oficiais da Secretaria de Estado e de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC). Os resultados indicam que: a formação recebida contribuiu com a prática pedagógica e que, a maioria dos entrevistados considera-se aptos para trabalhar com os recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica. No entanto, são muitas as variáveis que interferem de modo ao CEFAPRO de Cuiabá não atinjam o seu objetivo na totalidade. Assim, ao fazer a triangulação dos dados, resultado da pesquisa, relatório do CEFAPRO e experiência da pesquisadora, percebemos que apesar das dificuldades encontradas, estão cumprindo com a sua função: que é gerir a formação continuada. Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/8810.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p249-262.id88Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 249-262Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 249-262Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 249-2622526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/88/65Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Maria Aparecida dosNantes, Eliza Adriana SheuerMaciel, Cilene Maria Lima Antunes2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/88Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO |
title |
LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO |
spellingShingle |
LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO Reis, Maria Aparecida dos Ensino Docente Formação continuada Letramento digital. |
title_short |
LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO |
title_full |
LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO |
title_fullStr |
LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO |
title_full_unstemmed |
LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO |
title_sort |
LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO |
author |
Reis, Maria Aparecida dos |
author_facet |
Reis, Maria Aparecida dos Nantes, Eliza Adriana Sheuer Maciel, Cilene Maria Lima Antunes |
author_role |
author |
author2 |
Nantes, Eliza Adriana Sheuer Maciel, Cilene Maria Lima Antunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Maria Aparecida dos Nantes, Eliza Adriana Sheuer Maciel, Cilene Maria Lima Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Docente Formação continuada Letramento digital. |
topic |
Ensino Docente Formação continuada Letramento digital. |
description |
O presente estudo é parte de uma pesquisa realizada com 39 professores da educação pública de Mato Grosso. O mesmo objetivou analisar e verificar se os projetos de formação continuada do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica, (CEFAPRO), do município de Cuiabá, estado de Mato Grosso contemplaram o letramento digital dos professores, caso contemple, em que medida contribui para a prática pedagógica no contexto tecnológico vigente. A pesquisa foi construída em uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de análise foram a entrevista e os documentos oficiais da Secretaria de Estado e de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC). Os resultados indicam que: a formação recebida contribuiu com a prática pedagógica e que, a maioria dos entrevistados considera-se aptos para trabalhar com os recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica. No entanto, são muitas as variáveis que interferem de modo ao CEFAPRO de Cuiabá não atinjam o seu objetivo na totalidade. Assim, ao fazer a triangulação dos dados, resultado da pesquisa, relatório do CEFAPRO e experiência da pesquisadora, percebemos que apesar das dificuldades encontradas, estão cumprindo com a sua função: que é gerir a formação continuada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/88 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p249-262.id88 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/88 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p249-262.id88 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/88/65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 249-262 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 249-262 Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 249-262 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723460960256 |