LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Maria Aparecida dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nantes, Eliza Adriana Sheuer, Maciel, Cilene Maria Lima Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/88
Resumo: O presente estudo é parte de uma pesquisa realizada com 39 professores da educação pública de Mato Grosso. O mesmo objetivou analisar e verificar se os projetos de formação continuada do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica, (CEFAPRO), do município de Cuiabá, estado de Mato Grosso contemplaram o letramento digital dos professores, caso contemple, em que medida contribui para a prática pedagógica no contexto tecnológico vigente. A pesquisa foi construída em uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de análise foram a entrevista e os documentos oficiais da Secretaria de Estado e de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC). Os resultados indicam que: a formação recebida contribuiu com a prática pedagógica e que, a maioria dos entrevistados considera-se aptos para trabalhar com os recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica. No entanto, são muitas as variáveis que interferem de modo ao CEFAPRO de Cuiabá não atinjam o seu objetivo na totalidade. Assim, ao fazer a triangulação dos dados, resultado da pesquisa, relatório do CEFAPRO e experiência da pesquisadora, percebemos que apesar das dificuldades encontradas, estão cumprindo com a sua função: que é gerir a formação continuada. 
id IFMT_d5b75a3bfeff826529b430ae7b38288d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/88
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSOEnsinoDocenteFormação continuadaLetramento digital.O presente estudo é parte de uma pesquisa realizada com 39 professores da educação pública de Mato Grosso. O mesmo objetivou analisar e verificar se os projetos de formação continuada do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica, (CEFAPRO), do município de Cuiabá, estado de Mato Grosso contemplaram o letramento digital dos professores, caso contemple, em que medida contribui para a prática pedagógica no contexto tecnológico vigente. A pesquisa foi construída em uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de análise foram a entrevista e os documentos oficiais da Secretaria de Estado e de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC). Os resultados indicam que: a formação recebida contribuiu com a prática pedagógica e que, a maioria dos entrevistados considera-se aptos para trabalhar com os recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica. No entanto, são muitas as variáveis que interferem de modo ao CEFAPRO de Cuiabá não atinjam o seu objetivo na totalidade. Assim, ao fazer a triangulação dos dados, resultado da pesquisa, relatório do CEFAPRO e experiência da pesquisadora, percebemos que apesar das dificuldades encontradas, estão cumprindo com a sua função: que é gerir a formação continuada. Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/8810.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p249-262.id88Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 249-262Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 249-262Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 249-2622526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/88/65Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Maria Aparecida dosNantes, Eliza Adriana SheuerMaciel, Cilene Maria Lima Antunes2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/88Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO
title LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO
spellingShingle LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO
Reis, Maria Aparecida dos
Ensino
Docente
Formação continuada
Letramento digital.
title_short LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO
title_full LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO
title_fullStr LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO
title_full_unstemmed LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO
title_sort LETRAMENTO DIGIAL: UMA INVESTIGAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO
author Reis, Maria Aparecida dos
author_facet Reis, Maria Aparecida dos
Nantes, Eliza Adriana Sheuer
Maciel, Cilene Maria Lima Antunes
author_role author
author2 Nantes, Eliza Adriana Sheuer
Maciel, Cilene Maria Lima Antunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Maria Aparecida dos
Nantes, Eliza Adriana Sheuer
Maciel, Cilene Maria Lima Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Docente
Formação continuada
Letramento digital.
topic Ensino
Docente
Formação continuada
Letramento digital.
description O presente estudo é parte de uma pesquisa realizada com 39 professores da educação pública de Mato Grosso. O mesmo objetivou analisar e verificar se os projetos de formação continuada do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica, (CEFAPRO), do município de Cuiabá, estado de Mato Grosso contemplaram o letramento digital dos professores, caso contemple, em que medida contribui para a prática pedagógica no contexto tecnológico vigente. A pesquisa foi construída em uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de análise foram a entrevista e os documentos oficiais da Secretaria de Estado e de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC). Os resultados indicam que: a formação recebida contribuiu com a prática pedagógica e que, a maioria dos entrevistados considera-se aptos para trabalhar com os recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica. No entanto, são muitas as variáveis que interferem de modo ao CEFAPRO de Cuiabá não atinjam o seu objetivo na totalidade. Assim, ao fazer a triangulação dos dados, resultado da pesquisa, relatório do CEFAPRO e experiência da pesquisadora, percebemos que apesar das dificuldades encontradas, estão cumprindo com a sua função: que é gerir a formação continuada. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/88
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p249-262.id88
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/88
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p249-262.id88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/88/65
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 249-262
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 249-262
Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 249-262
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723460960256