A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessim, Marcelo Orlando Sales
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leite, Eliana Alves Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/611
Resumo: Resumo: Teve-se por objetivo analisar como a avaliação e o erro no processo de ensino-aprendizagem têm sido abordados na formação inicial e continuada de professores de matemática. Metodologicamente a pesquisa é de abordagem qualitativa e de campo. Participaram 5 professores de matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais de Ouro Preto do Oeste/RO. Para tanto, utilizou-se questionário, entrevista semiestruturada e procedeu-se a análise documental de Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná. Verificou-se que somente 2 professores participaram de algum tipo de estudo sobre avaliação e erro no processo de ensino-aprendizagem na formação inicial, e 4 professores tiveram acesso à discussão da referida temática na formação continuada. Nos PPCs, dos ciclos de 2000-2005 e 2006-2016, não foram encontrados elementos que se referem ao erro, no entanto, no segundo PPC, identificou-se em um componente curricular, mais especificamente em uma unidade, a discussão sobre a avaliação como um dos conteúdos programáticos. Espera-se que os resultados propiciem reflexões sobre a importância de ser oportunizado ao professor de matemática conhecimento acerca da avaliação na formação inicial e continuada.Palavras-chave: O erro; Ensino-aprendizagem; Formação inicial; Formação Continuada; Professor de matemática. Abstract: This article’s aim was to analyze how evaluation and error in the teaching-learning process has been addressed in the initial and continuing education of mathematics teachers. Methodologically the research has a qualitative and field approach. Five mathematics teachers who work in the final years of elementary and high school from state schools in Ouro Preto do Oeste/RO participated. For this purpose, a questionnaire, semi-structured interview was used and the documental analysis of Pedagogical Projects of the Course (PPCs) of the Mathematics Degree at the Federal University of Rondônia (UNIR), Campus of Ji-Paraná was carried out. It was found that only two teachers participated in some type of study on evaluation and error in the teaching-learning process in the initial training, and four teachers had access to the discussion of that theme in continuing education. In the PPCs, from the 2000-2005 and 2006-2016 cycles, no elements were found that refer to the error, however, in the second PPC, the discussion of evaluation as a component was identified in a curricular component more specifically in a unit programmatic content. It is expected that the results will provide reflections on the importance of giving mathematics teacher knowledge about the assessment in initial and continuing education.Keywords: The mistake; Teaching and learning; Initial formation; Continuing Education; Mathematics teacher.
id IFMT_e3c71ba619a930e52d415ded4f5e5bb2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/611
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAO erroEnsino-aprendizagemFormação inicialFormação ContinuadaProfessor de matemática.Resumo: Teve-se por objetivo analisar como a avaliação e o erro no processo de ensino-aprendizagem têm sido abordados na formação inicial e continuada de professores de matemática. Metodologicamente a pesquisa é de abordagem qualitativa e de campo. Participaram 5 professores de matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais de Ouro Preto do Oeste/RO. Para tanto, utilizou-se questionário, entrevista semiestruturada e procedeu-se a análise documental de Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná. Verificou-se que somente 2 professores participaram de algum tipo de estudo sobre avaliação e erro no processo de ensino-aprendizagem na formação inicial, e 4 professores tiveram acesso à discussão da referida temática na formação continuada. Nos PPCs, dos ciclos de 2000-2005 e 2006-2016, não foram encontrados elementos que se referem ao erro, no entanto, no segundo PPC, identificou-se em um componente curricular, mais especificamente em uma unidade, a discussão sobre a avaliação como um dos conteúdos programáticos. Espera-se que os resultados propiciem reflexões sobre a importância de ser oportunizado ao professor de matemática conhecimento acerca da avaliação na formação inicial e continuada.Palavras-chave: O erro; Ensino-aprendizagem; Formação inicial; Formação Continuada; Professor de matemática. Abstract: This article’s aim was to analyze how evaluation and error in the teaching-learning process has been addressed in the initial and continuing education of mathematics teachers. Methodologically the research has a qualitative and field approach. Five mathematics teachers who work in the final years of elementary and high school from state schools in Ouro Preto do Oeste/RO participated. For this purpose, a questionnaire, semi-structured interview was used and the documental analysis of Pedagogical Projects of the Course (PPCs) of the Mathematics Degree at the Federal University of Rondônia (UNIR), Campus of Ji-Paraná was carried out. It was found that only two teachers participated in some type of study on evaluation and error in the teaching-learning process in the initial training, and four teachers had access to the discussion of that theme in continuing education. In the PPCs, from the 2000-2005 and 2006-2016 cycles, no elements were found that refer to the error, however, in the second PPC, the discussion of evaluation as a component was identified in a curricular component more specifically in a unit programmatic content. It is expected that the results will provide reflections on the importance of giving mathematics teacher knowledge about the assessment in initial and continuing education.Keywords: The mistake; Teaching and learning; Initial formation; Continuing Education; Mathematics teacher.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/61110.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p544-562.id611Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 544-562Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 544-562Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 544-5622526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/611/285Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessim, Marcelo Orlando SalesLeite, Eliana Alves Pereira2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/611Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
spellingShingle A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Pessim, Marcelo Orlando Sales
O erro
Ensino-aprendizagem
Formação inicial
Formação Continuada
Professor de matemática.
title_short A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_fullStr A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_sort A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
author Pessim, Marcelo Orlando Sales
author_facet Pessim, Marcelo Orlando Sales
Leite, Eliana Alves Pereira
author_role author
author2 Leite, Eliana Alves Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessim, Marcelo Orlando Sales
Leite, Eliana Alves Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv O erro
Ensino-aprendizagem
Formação inicial
Formação Continuada
Professor de matemática.
topic O erro
Ensino-aprendizagem
Formação inicial
Formação Continuada
Professor de matemática.
description Resumo: Teve-se por objetivo analisar como a avaliação e o erro no processo de ensino-aprendizagem têm sido abordados na formação inicial e continuada de professores de matemática. Metodologicamente a pesquisa é de abordagem qualitativa e de campo. Participaram 5 professores de matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais de Ouro Preto do Oeste/RO. Para tanto, utilizou-se questionário, entrevista semiestruturada e procedeu-se a análise documental de Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná. Verificou-se que somente 2 professores participaram de algum tipo de estudo sobre avaliação e erro no processo de ensino-aprendizagem na formação inicial, e 4 professores tiveram acesso à discussão da referida temática na formação continuada. Nos PPCs, dos ciclos de 2000-2005 e 2006-2016, não foram encontrados elementos que se referem ao erro, no entanto, no segundo PPC, identificou-se em um componente curricular, mais especificamente em uma unidade, a discussão sobre a avaliação como um dos conteúdos programáticos. Espera-se que os resultados propiciem reflexões sobre a importância de ser oportunizado ao professor de matemática conhecimento acerca da avaliação na formação inicial e continuada.Palavras-chave: O erro; Ensino-aprendizagem; Formação inicial; Formação Continuada; Professor de matemática. Abstract: This article’s aim was to analyze how evaluation and error in the teaching-learning process has been addressed in the initial and continuing education of mathematics teachers. Methodologically the research has a qualitative and field approach. Five mathematics teachers who work in the final years of elementary and high school from state schools in Ouro Preto do Oeste/RO participated. For this purpose, a questionnaire, semi-structured interview was used and the documental analysis of Pedagogical Projects of the Course (PPCs) of the Mathematics Degree at the Federal University of Rondônia (UNIR), Campus of Ji-Paraná was carried out. It was found that only two teachers participated in some type of study on evaluation and error in the teaching-learning process in the initial training, and four teachers had access to the discussion of that theme in continuing education. In the PPCs, from the 2000-2005 and 2006-2016 cycles, no elements were found that refer to the error, however, in the second PPC, the discussion of evaluation as a component was identified in a curricular component more specifically in a unit programmatic content. It is expected that the results will provide reflections on the importance of giving mathematics teacher knowledge about the assessment in initial and continuing education.Keywords: The mistake; Teaching and learning; Initial formation; Continuing Education; Mathematics teacher.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/611
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p544-562.id611
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/611
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p544-562.id611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/611/285
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 544-562
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 544-562
Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 544-562
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724112125952