A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/611 |
Resumo: | Resumo: Teve-se por objetivo analisar como a avaliação e o erro no processo de ensino-aprendizagem têm sido abordados na formação inicial e continuada de professores de matemática. Metodologicamente a pesquisa é de abordagem qualitativa e de campo. Participaram 5 professores de matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais de Ouro Preto do Oeste/RO. Para tanto, utilizou-se questionário, entrevista semiestruturada e procedeu-se a análise documental de Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná. Verificou-se que somente 2 professores participaram de algum tipo de estudo sobre avaliação e erro no processo de ensino-aprendizagem na formação inicial, e 4 professores tiveram acesso à discussão da referida temática na formação continuada. Nos PPCs, dos ciclos de 2000-2005 e 2006-2016, não foram encontrados elementos que se referem ao erro, no entanto, no segundo PPC, identificou-se em um componente curricular, mais especificamente em uma unidade, a discussão sobre a avaliação como um dos conteúdos programáticos. Espera-se que os resultados propiciem reflexões sobre a importância de ser oportunizado ao professor de matemática conhecimento acerca da avaliação na formação inicial e continuada.Palavras-chave: O erro; Ensino-aprendizagem; Formação inicial; Formação Continuada; Professor de matemática. Abstract: This article’s aim was to analyze how evaluation and error in the teaching-learning process has been addressed in the initial and continuing education of mathematics teachers. Methodologically the research has a qualitative and field approach. Five mathematics teachers who work in the final years of elementary and high school from state schools in Ouro Preto do Oeste/RO participated. For this purpose, a questionnaire, semi-structured interview was used and the documental analysis of Pedagogical Projects of the Course (PPCs) of the Mathematics Degree at the Federal University of Rondônia (UNIR), Campus of Ji-Paraná was carried out. It was found that only two teachers participated in some type of study on evaluation and error in the teaching-learning process in the initial training, and four teachers had access to the discussion of that theme in continuing education. In the PPCs, from the 2000-2005 and 2006-2016 cycles, no elements were found that refer to the error, however, in the second PPC, the discussion of evaluation as a component was identified in a curricular component more specifically in a unit programmatic content. It is expected that the results will provide reflections on the importance of giving mathematics teacher knowledge about the assessment in initial and continuing education.Keywords: The mistake; Teaching and learning; Initial formation; Continuing Education; Mathematics teacher. |
id |
IFMT_e3c71ba619a930e52d415ded4f5e5bb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/611 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAO erroEnsino-aprendizagemFormação inicialFormação ContinuadaProfessor de matemática.Resumo: Teve-se por objetivo analisar como a avaliação e o erro no processo de ensino-aprendizagem têm sido abordados na formação inicial e continuada de professores de matemática. Metodologicamente a pesquisa é de abordagem qualitativa e de campo. Participaram 5 professores de matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais de Ouro Preto do Oeste/RO. Para tanto, utilizou-se questionário, entrevista semiestruturada e procedeu-se a análise documental de Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná. Verificou-se que somente 2 professores participaram de algum tipo de estudo sobre avaliação e erro no processo de ensino-aprendizagem na formação inicial, e 4 professores tiveram acesso à discussão da referida temática na formação continuada. Nos PPCs, dos ciclos de 2000-2005 e 2006-2016, não foram encontrados elementos que se referem ao erro, no entanto, no segundo PPC, identificou-se em um componente curricular, mais especificamente em uma unidade, a discussão sobre a avaliação como um dos conteúdos programáticos. Espera-se que os resultados propiciem reflexões sobre a importância de ser oportunizado ao professor de matemática conhecimento acerca da avaliação na formação inicial e continuada.Palavras-chave: O erro; Ensino-aprendizagem; Formação inicial; Formação Continuada; Professor de matemática. Abstract: This article’s aim was to analyze how evaluation and error in the teaching-learning process has been addressed in the initial and continuing education of mathematics teachers. Methodologically the research has a qualitative and field approach. Five mathematics teachers who work in the final years of elementary and high school from state schools in Ouro Preto do Oeste/RO participated. For this purpose, a questionnaire, semi-structured interview was used and the documental analysis of Pedagogical Projects of the Course (PPCs) of the Mathematics Degree at the Federal University of Rondônia (UNIR), Campus of Ji-Paraná was carried out. It was found that only two teachers participated in some type of study on evaluation and error in the teaching-learning process in the initial training, and four teachers had access to the discussion of that theme in continuing education. In the PPCs, from the 2000-2005 and 2006-2016 cycles, no elements were found that refer to the error, however, in the second PPC, the discussion of evaluation as a component was identified in a curricular component more specifically in a unit programmatic content. It is expected that the results will provide reflections on the importance of giving mathematics teacher knowledge about the assessment in initial and continuing education.Keywords: The mistake; Teaching and learning; Initial formation; Continuing Education; Mathematics teacher.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/61110.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p544-562.id611Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 544-562Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 544-562Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 544-5622526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/611/285Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessim, Marcelo Orlando SalesLeite, Eliana Alves Pereira2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/611Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title |
A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Pessim, Marcelo Orlando Sales O erro Ensino-aprendizagem Formação inicial Formação Continuada Professor de matemática. |
title_short |
A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_full |
A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_sort |
A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
author |
Pessim, Marcelo Orlando Sales |
author_facet |
Pessim, Marcelo Orlando Sales Leite, Eliana Alves Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Eliana Alves Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessim, Marcelo Orlando Sales Leite, Eliana Alves Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O erro Ensino-aprendizagem Formação inicial Formação Continuada Professor de matemática. |
topic |
O erro Ensino-aprendizagem Formação inicial Formação Continuada Professor de matemática. |
description |
Resumo: Teve-se por objetivo analisar como a avaliação e o erro no processo de ensino-aprendizagem têm sido abordados na formação inicial e continuada de professores de matemática. Metodologicamente a pesquisa é de abordagem qualitativa e de campo. Participaram 5 professores de matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais de Ouro Preto do Oeste/RO. Para tanto, utilizou-se questionário, entrevista semiestruturada e procedeu-se a análise documental de Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná. Verificou-se que somente 2 professores participaram de algum tipo de estudo sobre avaliação e erro no processo de ensino-aprendizagem na formação inicial, e 4 professores tiveram acesso à discussão da referida temática na formação continuada. Nos PPCs, dos ciclos de 2000-2005 e 2006-2016, não foram encontrados elementos que se referem ao erro, no entanto, no segundo PPC, identificou-se em um componente curricular, mais especificamente em uma unidade, a discussão sobre a avaliação como um dos conteúdos programáticos. Espera-se que os resultados propiciem reflexões sobre a importância de ser oportunizado ao professor de matemática conhecimento acerca da avaliação na formação inicial e continuada.Palavras-chave: O erro; Ensino-aprendizagem; Formação inicial; Formação Continuada; Professor de matemática. Abstract: This article’s aim was to analyze how evaluation and error in the teaching-learning process has been addressed in the initial and continuing education of mathematics teachers. Methodologically the research has a qualitative and field approach. Five mathematics teachers who work in the final years of elementary and high school from state schools in Ouro Preto do Oeste/RO participated. For this purpose, a questionnaire, semi-structured interview was used and the documental analysis of Pedagogical Projects of the Course (PPCs) of the Mathematics Degree at the Federal University of Rondônia (UNIR), Campus of Ji-Paraná was carried out. It was found that only two teachers participated in some type of study on evaluation and error in the teaching-learning process in the initial training, and four teachers had access to the discussion of that theme in continuing education. In the PPCs, from the 2000-2005 and 2006-2016 cycles, no elements were found that refer to the error, however, in the second PPC, the discussion of evaluation as a component was identified in a curricular component more specifically in a unit programmatic content. It is expected that the results will provide reflections on the importance of giving mathematics teacher knowledge about the assessment in initial and continuing education.Keywords: The mistake; Teaching and learning; Initial formation; Continuing Education; Mathematics teacher. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/611 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p544-562.id611 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/611 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p544-562.id611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/611/285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 544-562 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 544-562 Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 544-562 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724112125952 |