O DESAFIO DE TRANSFORMAR EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM PRÁTICAS COLETIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Fernanda Luzia de Almeida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Del Pino, José Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/130
Resumo: O presente artigo contempla uma reflexão sobre as perspectivas de efetivação de uma educação inclusiva no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI), sobretudo decorrentes das práticas individuais auxiliares na tomada de determinadas decisões docentes diante do imperativo legal da inclusão. O trabalho tem por objetivo tecer uma análise de discursos de alguns docentes do EMI sobre a importância da socialização dessas experiências para se pensar em práticas coletivas, instigando uma formação continuada colaborativa com foco na educação inclusiva. A abordagem é qualitativa e a análise do corpus se deu pelo procedimento metodológico da Análise de Discurso Francesa. Identificaram-se como principais resultados a necessidade de se revisar noções como as de diferença, igualdade e inclusão escolar, o percurso para a efetivação de práticas inclusivas, bem como de um maior envolvimento da gestão e da equipe multiprofissional para a elaboração e execução de políticas de formação continuada colaborativa. 
id IFMT_f622a07acb9213f9d8466a2d1955e3d4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/130
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling O DESAFIO DE TRANSFORMAR EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM PRÁTICAS COLETIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAREducação inclusivaIgualdadeDiferençaFormação continuada colaborativaEnsino Médio IntegradoO presente artigo contempla uma reflexão sobre as perspectivas de efetivação de uma educação inclusiva no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI), sobretudo decorrentes das práticas individuais auxiliares na tomada de determinadas decisões docentes diante do imperativo legal da inclusão. O trabalho tem por objetivo tecer uma análise de discursos de alguns docentes do EMI sobre a importância da socialização dessas experiências para se pensar em práticas coletivas, instigando uma formação continuada colaborativa com foco na educação inclusiva. A abordagem é qualitativa e a análise do corpus se deu pelo procedimento metodológico da Análise de Discurso Francesa. Identificaram-se como principais resultados a necessidade de se revisar noções como as de diferença, igualdade e inclusão escolar, o percurso para a efetivação de práticas inclusivas, bem como de um maior envolvimento da gestão e da equipe multiprofissional para a elaboração e execução de políticas de formação continuada colaborativa. Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/13010.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p295-315.id130Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 295-315Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 295-315Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 295-3152526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/130/68Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Fernanda Luzia de AlmeidaDel Pino, José Cláudio2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/130Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESAFIO DE TRANSFORMAR EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM PRÁTICAS COLETIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAR
title O DESAFIO DE TRANSFORMAR EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM PRÁTICAS COLETIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAR
spellingShingle O DESAFIO DE TRANSFORMAR EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM PRÁTICAS COLETIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAR
Miranda, Fernanda Luzia de Almeida
Educação inclusiva
Igualdade
Diferença
Formação continuada colaborativa
Ensino Médio Integrado
title_short O DESAFIO DE TRANSFORMAR EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM PRÁTICAS COLETIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAR
title_full O DESAFIO DE TRANSFORMAR EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM PRÁTICAS COLETIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAR
title_fullStr O DESAFIO DE TRANSFORMAR EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM PRÁTICAS COLETIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed O DESAFIO DE TRANSFORMAR EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM PRÁTICAS COLETIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAR
title_sort O DESAFIO DE TRANSFORMAR EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM PRÁTICAS COLETIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAR
author Miranda, Fernanda Luzia de Almeida
author_facet Miranda, Fernanda Luzia de Almeida
Del Pino, José Cláudio
author_role author
author2 Del Pino, José Cláudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Fernanda Luzia de Almeida
Del Pino, José Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Igualdade
Diferença
Formação continuada colaborativa
Ensino Médio Integrado
topic Educação inclusiva
Igualdade
Diferença
Formação continuada colaborativa
Ensino Médio Integrado
description O presente artigo contempla uma reflexão sobre as perspectivas de efetivação de uma educação inclusiva no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI), sobretudo decorrentes das práticas individuais auxiliares na tomada de determinadas decisões docentes diante do imperativo legal da inclusão. O trabalho tem por objetivo tecer uma análise de discursos de alguns docentes do EMI sobre a importância da socialização dessas experiências para se pensar em práticas coletivas, instigando uma formação continuada colaborativa com foco na educação inclusiva. A abordagem é qualitativa e a análise do corpus se deu pelo procedimento metodológico da Análise de Discurso Francesa. Identificaram-se como principais resultados a necessidade de se revisar noções como as de diferença, igualdade e inclusão escolar, o percurso para a efetivação de práticas inclusivas, bem como de um maior envolvimento da gestão e da equipe multiprofissional para a elaboração e execução de políticas de formação continuada colaborativa. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/130
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p295-315.id130
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/130
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p295-315.id130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/130/68
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 295-315
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 295-315
Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 295-315
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723478786049