CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maxwel Alves da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva, Layson Gabriel Brito da, Laranjeira, Alline Mayara Ferreira, Silva, Lilian Raquel da, Cenci, Adriane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758
Resumo: Esta investigação é um levantamento de artigos que descrevem práticas de trabalho colaborativo para promoção da educação inclusiva feito no portal digital do Periódicos Capes, na Revista Educação Especial e na Revista Brasileira de Educação Especial. O objetivo é compreender as diferentes configurações de trabalho colaborativo partindo das práticas relatadas nos artigos. É uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica. Após a leitura dos textos resultantes da busca, aplicados os critérios de exclusão, ficaram 11 artigos, que foram organizados em duas categorias: trabalho colaborativo entre professor especialista e professor de classe regular (4 artigos) e trabalho colaborativo coletivo (7 artigos). Em ambas categorias, se esperava encontrar um número maior de textos e uma descrição das práticas mais detalhadas. A ênfase no trabalho colaborativo não intenta defendê-lo como o único caminho para a inclusão escolar. Mas é imprescindível ressaltar que culturas colaborativas são mais inclusivas.
id IFRN-3_38eed1fc003d47293320ab75251b7c2a
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/10758
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLARtrabalho colaborativoeducação inclusivaescolaEsta investigação é um levantamento de artigos que descrevem práticas de trabalho colaborativo para promoção da educação inclusiva feito no portal digital do Periódicos Capes, na Revista Educação Especial e na Revista Brasileira de Educação Especial. O objetivo é compreender as diferentes configurações de trabalho colaborativo partindo das práticas relatadas nos artigos. É uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica. Após a leitura dos textos resultantes da busca, aplicados os critérios de exclusão, ficaram 11 artigos, que foram organizados em duas categorias: trabalho colaborativo entre professor especialista e professor de classe regular (4 artigos) e trabalho colaborativo coletivo (7 artigos). Em ambas categorias, se esperava encontrar um número maior de textos e uma descrição das práticas mais detalhadas. A ênfase no trabalho colaborativo não intenta defendê-lo como o único caminho para a inclusão escolar. Mas é imprescindível ressaltar que culturas colaborativas são mais inclusivas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2024-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758HOLOS; v. 4 n. 39 (2023): v.4 (2023)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporspahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758/4005http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758/4006Copyright (c) 2024 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maxwel Alves daSilva, Layson Gabriel Brito daLaranjeira, Alline Mayara FerreiraSilva, Lilian Raquel daCenci, Adriane2024-03-08T13:15:43Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10758Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2024-03-08T13:15:43Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
title CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
spellingShingle CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Silva, Maxwel Alves da
trabalho colaborativo
educação inclusiva
escola
title_short CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
title_full CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
title_fullStr CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
title_sort CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
author Silva, Maxwel Alves da
author_facet Silva, Maxwel Alves da
Silva, Layson Gabriel Brito da
Laranjeira, Alline Mayara Ferreira
Silva, Lilian Raquel da
Cenci, Adriane
author_role author
author2 Silva, Layson Gabriel Brito da
Laranjeira, Alline Mayara Ferreira
Silva, Lilian Raquel da
Cenci, Adriane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maxwel Alves da
Silva, Layson Gabriel Brito da
Laranjeira, Alline Mayara Ferreira
Silva, Lilian Raquel da
Cenci, Adriane
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho colaborativo
educação inclusiva
escola
topic trabalho colaborativo
educação inclusiva
escola
description Esta investigação é um levantamento de artigos que descrevem práticas de trabalho colaborativo para promoção da educação inclusiva feito no portal digital do Periódicos Capes, na Revista Educação Especial e na Revista Brasileira de Educação Especial. O objetivo é compreender as diferentes configurações de trabalho colaborativo partindo das práticas relatadas nos artigos. É uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica. Após a leitura dos textos resultantes da busca, aplicados os critérios de exclusão, ficaram 11 artigos, que foram organizados em duas categorias: trabalho colaborativo entre professor especialista e professor de classe regular (4 artigos) e trabalho colaborativo coletivo (7 artigos). Em ambas categorias, se esperava encontrar um número maior de textos e uma descrição das práticas mais detalhadas. A ênfase no trabalho colaborativo não intenta defendê-lo como o único caminho para a inclusão escolar. Mas é imprescindível ressaltar que culturas colaborativas são mais inclusivas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758/4005
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758/4006
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 n. 39 (2023): v.4 (2023)
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616039092224