CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758 |
Resumo: | Esta investigação é um levantamento de artigos que descrevem práticas de trabalho colaborativo para promoção da educação inclusiva feito no portal digital do Periódicos Capes, na Revista Educação Especial e na Revista Brasileira de Educação Especial. O objetivo é compreender as diferentes configurações de trabalho colaborativo partindo das práticas relatadas nos artigos. É uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica. Após a leitura dos textos resultantes da busca, aplicados os critérios de exclusão, ficaram 11 artigos, que foram organizados em duas categorias: trabalho colaborativo entre professor especialista e professor de classe regular (4 artigos) e trabalho colaborativo coletivo (7 artigos). Em ambas categorias, se esperava encontrar um número maior de textos e uma descrição das práticas mais detalhadas. A ênfase no trabalho colaborativo não intenta defendê-lo como o único caminho para a inclusão escolar. Mas é imprescindível ressaltar que culturas colaborativas são mais inclusivas. |
id |
IFRN-3_38eed1fc003d47293320ab75251b7c2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/10758 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLARtrabalho colaborativoeducação inclusivaescolaEsta investigação é um levantamento de artigos que descrevem práticas de trabalho colaborativo para promoção da educação inclusiva feito no portal digital do Periódicos Capes, na Revista Educação Especial e na Revista Brasileira de Educação Especial. O objetivo é compreender as diferentes configurações de trabalho colaborativo partindo das práticas relatadas nos artigos. É uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica. Após a leitura dos textos resultantes da busca, aplicados os critérios de exclusão, ficaram 11 artigos, que foram organizados em duas categorias: trabalho colaborativo entre professor especialista e professor de classe regular (4 artigos) e trabalho colaborativo coletivo (7 artigos). Em ambas categorias, se esperava encontrar um número maior de textos e uma descrição das práticas mais detalhadas. A ênfase no trabalho colaborativo não intenta defendê-lo como o único caminho para a inclusão escolar. Mas é imprescindível ressaltar que culturas colaborativas são mais inclusivas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2024-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758HOLOS; v. 4 n. 39 (2023): v.4 (2023)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporspahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758/4005http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758/4006Copyright (c) 2024 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maxwel Alves daSilva, Layson Gabriel Brito daLaranjeira, Alline Mayara FerreiraSilva, Lilian Raquel daCenci, Adriane2024-03-08T13:15:43Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10758Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2024-03-08T13:15:43Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
title |
CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
spellingShingle |
CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR Silva, Maxwel Alves da trabalho colaborativo educação inclusiva escola |
title_short |
CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
title_full |
CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
title_fullStr |
CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
title_sort |
CONHECENDO POSSIBILIDADES DE CONFIGURAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR |
author |
Silva, Maxwel Alves da |
author_facet |
Silva, Maxwel Alves da Silva, Layson Gabriel Brito da Laranjeira, Alline Mayara Ferreira Silva, Lilian Raquel da Cenci, Adriane |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Layson Gabriel Brito da Laranjeira, Alline Mayara Ferreira Silva, Lilian Raquel da Cenci, Adriane |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maxwel Alves da Silva, Layson Gabriel Brito da Laranjeira, Alline Mayara Ferreira Silva, Lilian Raquel da Cenci, Adriane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
trabalho colaborativo educação inclusiva escola |
topic |
trabalho colaborativo educação inclusiva escola |
description |
Esta investigação é um levantamento de artigos que descrevem práticas de trabalho colaborativo para promoção da educação inclusiva feito no portal digital do Periódicos Capes, na Revista Educação Especial e na Revista Brasileira de Educação Especial. O objetivo é compreender as diferentes configurações de trabalho colaborativo partindo das práticas relatadas nos artigos. É uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica. Após a leitura dos textos resultantes da busca, aplicados os critérios de exclusão, ficaram 11 artigos, que foram organizados em duas categorias: trabalho colaborativo entre professor especialista e professor de classe regular (4 artigos) e trabalho colaborativo coletivo (7 artigos). Em ambas categorias, se esperava encontrar um número maior de textos e uma descrição das práticas mais detalhadas. A ênfase no trabalho colaborativo não intenta defendê-lo como o único caminho para a inclusão escolar. Mas é imprescindível ressaltar que culturas colaborativas são mais inclusivas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758/4005 http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10758/4006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 n. 39 (2023): v.4 (2023) 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616039092224 |