ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Camila Maria Gonçalves de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Giovana Evangelista, Pereira, Cláudio Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/613
Resumo: Resumo: O artigo apresenta a discussão sobre materiais didáticos que auxiliam na educação inclusiva de alunos que possuem deficiência visual. As pesquisas têm apontado carência de recursos didáticos adaptados ao cotidiano escolar dos alunos com deficiência. O objetivo deste trabalho é apresentar um material didático adaptado que se mostrou eficiente e contribuiu para o avanço do processo de aprendizagem de uma aluna com baixa visão no estudo do conteúdo Sistema Digestório Humano. A pesquisa é do tipo estudo de caso e o seu paradigma é do tipo qualitativo. O desenho metodológico incluiu a organização de duas entrevistas semiestruturadas com uma aluna com baixa visão, sendo uma anterior e outra posterior à prática com o uso do material adaptado. Com o presente estudo, foi possível concluir que a utilização de recursos didáticos demonstra potencial positivo na promoção da aprendizagem significativa de alunos com deficiência visual na disciplina de Ciências.Palavras-chave: Educação Inclusiva; Recursos Didáticos; Ciências. Abstract: This article presents the discussion about the didatic materials that help in inclusive education for students with visual impairment. Research has pointed to a lack of didactic resources adapted to the daily school life of students with disabilities. The objective of this paper is to present an adapted didatic material that proved to be efficient and contributed to the advancement of the learning process of a student with low vision in the study of the Human Digestive System content. The research is of the case study type and its paradigm is of the qualitative type. The methodological design included the organization of two semi-structured interviews with a student with low vision, one before and one after the practice with the use of adapted material. With the present study, it was possible to conclude that the use of didactic resources demonstrates positive potential in promoting the meaningful learning of visually impaired students in the Science discipline.Keywords: Inclusive Education; Didactic Resources; Sciences.
id IFMT_f8c3da2241ccc2f5403617f961deb904
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/613
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIASEducação InclusivaRecursos DidáticosCiências.Resumo: O artigo apresenta a discussão sobre materiais didáticos que auxiliam na educação inclusiva de alunos que possuem deficiência visual. As pesquisas têm apontado carência de recursos didáticos adaptados ao cotidiano escolar dos alunos com deficiência. O objetivo deste trabalho é apresentar um material didático adaptado que se mostrou eficiente e contribuiu para o avanço do processo de aprendizagem de uma aluna com baixa visão no estudo do conteúdo Sistema Digestório Humano. A pesquisa é do tipo estudo de caso e o seu paradigma é do tipo qualitativo. O desenho metodológico incluiu a organização de duas entrevistas semiestruturadas com uma aluna com baixa visão, sendo uma anterior e outra posterior à prática com o uso do material adaptado. Com o presente estudo, foi possível concluir que a utilização de recursos didáticos demonstra potencial positivo na promoção da aprendizagem significativa de alunos com deficiência visual na disciplina de Ciências.Palavras-chave: Educação Inclusiva; Recursos Didáticos; Ciências. Abstract: This article presents the discussion about the didatic materials that help in inclusive education for students with visual impairment. Research has pointed to a lack of didactic resources adapted to the daily school life of students with disabilities. The objective of this paper is to present an adapted didatic material that proved to be efficient and contributed to the advancement of the learning process of a student with low vision in the study of the Human Digestive System content. The research is of the case study type and its paradigm is of the qualitative type. The methodological design included the organization of two semi-structured interviews with a student with low vision, one before and one after the practice with the use of adapted material. With the present study, it was possible to conclude that the use of didactic resources demonstrates positive potential in promoting the meaningful learning of visually impaired students in the Science discipline.Keywords: Inclusive Education; Didactic Resources; Sciences.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/61310.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p306-324.id613Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 306-324Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 306-324Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 306-3242526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/613/272Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Camila Maria Gonçalves deAlves, Giovana EvangelistaPereira, Cláudio Alves2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/613Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS
title ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS
spellingShingle ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS
Castro, Camila Maria Gonçalves de
Educação Inclusiva
Recursos Didáticos
Ciências.
title_short ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS
title_full ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS
title_fullStr ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS
title_sort ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS
author Castro, Camila Maria Gonçalves de
author_facet Castro, Camila Maria Gonçalves de
Alves, Giovana Evangelista
Pereira, Cláudio Alves
author_role author
author2 Alves, Giovana Evangelista
Pereira, Cláudio Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Camila Maria Gonçalves de
Alves, Giovana Evangelista
Pereira, Cláudio Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Recursos Didáticos
Ciências.
topic Educação Inclusiva
Recursos Didáticos
Ciências.
description Resumo: O artigo apresenta a discussão sobre materiais didáticos que auxiliam na educação inclusiva de alunos que possuem deficiência visual. As pesquisas têm apontado carência de recursos didáticos adaptados ao cotidiano escolar dos alunos com deficiência. O objetivo deste trabalho é apresentar um material didático adaptado que se mostrou eficiente e contribuiu para o avanço do processo de aprendizagem de uma aluna com baixa visão no estudo do conteúdo Sistema Digestório Humano. A pesquisa é do tipo estudo de caso e o seu paradigma é do tipo qualitativo. O desenho metodológico incluiu a organização de duas entrevistas semiestruturadas com uma aluna com baixa visão, sendo uma anterior e outra posterior à prática com o uso do material adaptado. Com o presente estudo, foi possível concluir que a utilização de recursos didáticos demonstra potencial positivo na promoção da aprendizagem significativa de alunos com deficiência visual na disciplina de Ciências.Palavras-chave: Educação Inclusiva; Recursos Didáticos; Ciências. Abstract: This article presents the discussion about the didatic materials that help in inclusive education for students with visual impairment. Research has pointed to a lack of didactic resources adapted to the daily school life of students with disabilities. The objective of this paper is to present an adapted didatic material that proved to be efficient and contributed to the advancement of the learning process of a student with low vision in the study of the Human Digestive System content. The research is of the case study type and its paradigm is of the qualitative type. The methodological design included the organization of two semi-structured interviews with a student with low vision, one before and one after the practice with the use of adapted material. With the present study, it was possible to conclude that the use of didactic resources demonstrates positive potential in promoting the meaningful learning of visually impaired students in the Science discipline.Keywords: Inclusive Education; Didactic Resources; Sciences.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/613
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p306-324.id613
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/613
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p306-324.id613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/613/272
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 306-324
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 306-324
Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 306-324
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724115271680