ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jully Chagas da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dutra, Mara Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/642
Resumo: Resumo: Esse estudo tem como objetivo mapear os artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc), analisando as contribuições do periódico para o ensino de química no contexto da educação especial, no período de 1995 a 2016. A escolha da QNEsc se deu pela relevância das publicações que envolvem a educação química. Sob o ponto de vista metodológico, essa pesquisa básica tem caráter descritivo e exploratório, caracterizando-se em um levantamento do tipo estado da arte, de abordagem mista. Constatou-se que apenas 11 das publicações do periódico tratam de assuntos relacionados à educação especial. A exploração do material permitiu categorizar quanto ao foco temático: formação docente, ensino e aprendizagem, materiais didáticos e revisão de literatura. Quanto ao tipo de necessidades educacionais especiais abordados foram categorizadas em: deficiência visual, deficiência auditiva e geral. Os resultados apontam notáveis contribuições para a alfabetização química de estudantes com necessidades educacionais especiais, entre os quais destacam o aprimoramento da formação docente, difusão de pesquisas, elaboração de materiais e estratégias didáticas que favorecem a construção do conhecimento em um processo inclusivo.Palavras-chave: Educação especial; QNEsc; ensino de química. Abstract: The purpose of this study is to map the articles published in the Química Nova na Escola (QNEsc) (New Chemistry at School) magazine by analyzing the contributions of the journal towards chemistry teaching in special education within the period of 1995 to 2016. The choice of QNEsc was due to the relevance of its publications that involve chemistry education. Under the methodological point of view, this basic research is of a descriptive, exploratory nature, being characterized as a state of the art type ascertainment from a mixed approach. It was found that only 11 of the journal publications are about subjects related to special education. The exploration of the material allowed for the categorization regarding the thematic focus: teacher training, teaching and learning, didactic materials, and revision of the literature. As to the types of special educational needs covered they were categorized as follows: visual impairment, hearing impairment and general. The results point towards notable contributions for chemistry literacy of special educational needs students, among which stand out the enhancement of teacher training, diffusion of research, elaboration of materials and didactic strategies that favor the construction of knowledge in an inclusive process.Keywords: Special education; QNEsc New Chemistry at School; Chemistry teaching.
id IFMT_fc1197b13d301d72aefcc9841a6a8998
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/642
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016Educação especialQNEscensino de químicaResumo: Esse estudo tem como objetivo mapear os artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc), analisando as contribuições do periódico para o ensino de química no contexto da educação especial, no período de 1995 a 2016. A escolha da QNEsc se deu pela relevância das publicações que envolvem a educação química. Sob o ponto de vista metodológico, essa pesquisa básica tem caráter descritivo e exploratório, caracterizando-se em um levantamento do tipo estado da arte, de abordagem mista. Constatou-se que apenas 11 das publicações do periódico tratam de assuntos relacionados à educação especial. A exploração do material permitiu categorizar quanto ao foco temático: formação docente, ensino e aprendizagem, materiais didáticos e revisão de literatura. Quanto ao tipo de necessidades educacionais especiais abordados foram categorizadas em: deficiência visual, deficiência auditiva e geral. Os resultados apontam notáveis contribuições para a alfabetização química de estudantes com necessidades educacionais especiais, entre os quais destacam o aprimoramento da formação docente, difusão de pesquisas, elaboração de materiais e estratégias didáticas que favorecem a construção do conhecimento em um processo inclusivo.Palavras-chave: Educação especial; QNEsc; ensino de química. Abstract: The purpose of this study is to map the articles published in the Química Nova na Escola (QNEsc) (New Chemistry at School) magazine by analyzing the contributions of the journal towards chemistry teaching in special education within the period of 1995 to 2016. The choice of QNEsc was due to the relevance of its publications that involve chemistry education. Under the methodological point of view, this basic research is of a descriptive, exploratory nature, being characterized as a state of the art type ascertainment from a mixed approach. It was found that only 11 of the journal publications are about subjects related to special education. The exploration of the material allowed for the categorization regarding the thematic focus: teacher training, teaching and learning, didactic materials, and revision of the literature. As to the types of special educational needs covered they were categorized as follows: visual impairment, hearing impairment and general. The results point towards notable contributions for chemistry literacy of special educational needs students, among which stand out the enhancement of teacher training, diffusion of research, elaboration of materials and didactic strategies that favor the construction of knowledge in an inclusive process.Keywords: Special education; QNEsc New Chemistry at School; Chemistry teaching.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/64210.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p431-448.id642Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 431-448Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 431-448Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 431-4482526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/642/279Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jully Chagas daDutra, Mara Maria2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/642Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016
title ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016
spellingShingle ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016
Silva, Jully Chagas da
Educação especial
QNEsc
ensino de química
title_short ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016
title_full ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016
title_fullStr ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016
title_full_unstemmed ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016
title_sort ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016
author Silva, Jully Chagas da
author_facet Silva, Jully Chagas da
Dutra, Mara Maria
author_role author
author2 Dutra, Mara Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jully Chagas da
Dutra, Mara Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
QNEsc
ensino de química
topic Educação especial
QNEsc
ensino de química
description Resumo: Esse estudo tem como objetivo mapear os artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc), analisando as contribuições do periódico para o ensino de química no contexto da educação especial, no período de 1995 a 2016. A escolha da QNEsc se deu pela relevância das publicações que envolvem a educação química. Sob o ponto de vista metodológico, essa pesquisa básica tem caráter descritivo e exploratório, caracterizando-se em um levantamento do tipo estado da arte, de abordagem mista. Constatou-se que apenas 11 das publicações do periódico tratam de assuntos relacionados à educação especial. A exploração do material permitiu categorizar quanto ao foco temático: formação docente, ensino e aprendizagem, materiais didáticos e revisão de literatura. Quanto ao tipo de necessidades educacionais especiais abordados foram categorizadas em: deficiência visual, deficiência auditiva e geral. Os resultados apontam notáveis contribuições para a alfabetização química de estudantes com necessidades educacionais especiais, entre os quais destacam o aprimoramento da formação docente, difusão de pesquisas, elaboração de materiais e estratégias didáticas que favorecem a construção do conhecimento em um processo inclusivo.Palavras-chave: Educação especial; QNEsc; ensino de química. Abstract: The purpose of this study is to map the articles published in the Química Nova na Escola (QNEsc) (New Chemistry at School) magazine by analyzing the contributions of the journal towards chemistry teaching in special education within the period of 1995 to 2016. The choice of QNEsc was due to the relevance of its publications that involve chemistry education. Under the methodological point of view, this basic research is of a descriptive, exploratory nature, being characterized as a state of the art type ascertainment from a mixed approach. It was found that only 11 of the journal publications are about subjects related to special education. The exploration of the material allowed for the categorization regarding the thematic focus: teacher training, teaching and learning, didactic materials, and revision of the literature. As to the types of special educational needs covered they were categorized as follows: visual impairment, hearing impairment and general. The results point towards notable contributions for chemistry literacy of special educational needs students, among which stand out the enhancement of teacher training, diffusion of research, elaboration of materials and didactic strategies that favor the construction of knowledge in an inclusive process.Keywords: Special education; QNEsc New Chemistry at School; Chemistry teaching.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/642
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p431-448.id642
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/642
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p431-448.id642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/642/279
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 431-448
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 431-448
Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 431-448
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724726591488