ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/642 |
Resumo: | Resumo: Esse estudo tem como objetivo mapear os artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc), analisando as contribuições do periódico para o ensino de química no contexto da educação especial, no período de 1995 a 2016. A escolha da QNEsc se deu pela relevância das publicações que envolvem a educação química. Sob o ponto de vista metodológico, essa pesquisa básica tem caráter descritivo e exploratório, caracterizando-se em um levantamento do tipo estado da arte, de abordagem mista. Constatou-se que apenas 11 das publicações do periódico tratam de assuntos relacionados à educação especial. A exploração do material permitiu categorizar quanto ao foco temático: formação docente, ensino e aprendizagem, materiais didáticos e revisão de literatura. Quanto ao tipo de necessidades educacionais especiais abordados foram categorizadas em: deficiência visual, deficiência auditiva e geral. Os resultados apontam notáveis contribuições para a alfabetização química de estudantes com necessidades educacionais especiais, entre os quais destacam o aprimoramento da formação docente, difusão de pesquisas, elaboração de materiais e estratégias didáticas que favorecem a construção do conhecimento em um processo inclusivo.Palavras-chave: Educação especial; QNEsc; ensino de química. Abstract: The purpose of this study is to map the articles published in the Química Nova na Escola (QNEsc) (New Chemistry at School) magazine by analyzing the contributions of the journal towards chemistry teaching in special education within the period of 1995 to 2016. The choice of QNEsc was due to the relevance of its publications that involve chemistry education. Under the methodological point of view, this basic research is of a descriptive, exploratory nature, being characterized as a state of the art type ascertainment from a mixed approach. It was found that only 11 of the journal publications are about subjects related to special education. The exploration of the material allowed for the categorization regarding the thematic focus: teacher training, teaching and learning, didactic materials, and revision of the literature. As to the types of special educational needs covered they were categorized as follows: visual impairment, hearing impairment and general. The results point towards notable contributions for chemistry literacy of special educational needs students, among which stand out the enhancement of teacher training, diffusion of research, elaboration of materials and didactic strategies that favor the construction of knowledge in an inclusive process.Keywords: Special education; QNEsc New Chemistry at School; Chemistry teaching. |
id |
IFMT_fc1197b13d301d72aefcc9841a6a8998 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/642 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016Educação especialQNEscensino de químicaResumo: Esse estudo tem como objetivo mapear os artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc), analisando as contribuições do periódico para o ensino de química no contexto da educação especial, no período de 1995 a 2016. A escolha da QNEsc se deu pela relevância das publicações que envolvem a educação química. Sob o ponto de vista metodológico, essa pesquisa básica tem caráter descritivo e exploratório, caracterizando-se em um levantamento do tipo estado da arte, de abordagem mista. Constatou-se que apenas 11 das publicações do periódico tratam de assuntos relacionados à educação especial. A exploração do material permitiu categorizar quanto ao foco temático: formação docente, ensino e aprendizagem, materiais didáticos e revisão de literatura. Quanto ao tipo de necessidades educacionais especiais abordados foram categorizadas em: deficiência visual, deficiência auditiva e geral. Os resultados apontam notáveis contribuições para a alfabetização química de estudantes com necessidades educacionais especiais, entre os quais destacam o aprimoramento da formação docente, difusão de pesquisas, elaboração de materiais e estratégias didáticas que favorecem a construção do conhecimento em um processo inclusivo.Palavras-chave: Educação especial; QNEsc; ensino de química. Abstract: The purpose of this study is to map the articles published in the Química Nova na Escola (QNEsc) (New Chemistry at School) magazine by analyzing the contributions of the journal towards chemistry teaching in special education within the period of 1995 to 2016. The choice of QNEsc was due to the relevance of its publications that involve chemistry education. Under the methodological point of view, this basic research is of a descriptive, exploratory nature, being characterized as a state of the art type ascertainment from a mixed approach. It was found that only 11 of the journal publications are about subjects related to special education. The exploration of the material allowed for the categorization regarding the thematic focus: teacher training, teaching and learning, didactic materials, and revision of the literature. As to the types of special educational needs covered they were categorized as follows: visual impairment, hearing impairment and general. The results point towards notable contributions for chemistry literacy of special educational needs students, among which stand out the enhancement of teacher training, diffusion of research, elaboration of materials and didactic strategies that favor the construction of knowledge in an inclusive process.Keywords: Special education; QNEsc New Chemistry at School; Chemistry teaching.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/64210.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p431-448.id642Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 431-448Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 431-448Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 431-4482526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/642/279Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jully Chagas daDutra, Mara Maria2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/642Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016 |
title |
ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016 |
spellingShingle |
ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016 Silva, Jully Chagas da Educação especial QNEsc ensino de química |
title_short |
ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016 |
title_full |
ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016 |
title_fullStr |
ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016 |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016 |
title_sort |
ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016 |
author |
Silva, Jully Chagas da |
author_facet |
Silva, Jully Chagas da Dutra, Mara Maria |
author_role |
author |
author2 |
Dutra, Mara Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jully Chagas da Dutra, Mara Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial QNEsc ensino de química |
topic |
Educação especial QNEsc ensino de química |
description |
Resumo: Esse estudo tem como objetivo mapear os artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc), analisando as contribuições do periódico para o ensino de química no contexto da educação especial, no período de 1995 a 2016. A escolha da QNEsc se deu pela relevância das publicações que envolvem a educação química. Sob o ponto de vista metodológico, essa pesquisa básica tem caráter descritivo e exploratório, caracterizando-se em um levantamento do tipo estado da arte, de abordagem mista. Constatou-se que apenas 11 das publicações do periódico tratam de assuntos relacionados à educação especial. A exploração do material permitiu categorizar quanto ao foco temático: formação docente, ensino e aprendizagem, materiais didáticos e revisão de literatura. Quanto ao tipo de necessidades educacionais especiais abordados foram categorizadas em: deficiência visual, deficiência auditiva e geral. Os resultados apontam notáveis contribuições para a alfabetização química de estudantes com necessidades educacionais especiais, entre os quais destacam o aprimoramento da formação docente, difusão de pesquisas, elaboração de materiais e estratégias didáticas que favorecem a construção do conhecimento em um processo inclusivo.Palavras-chave: Educação especial; QNEsc; ensino de química. Abstract: The purpose of this study is to map the articles published in the Química Nova na Escola (QNEsc) (New Chemistry at School) magazine by analyzing the contributions of the journal towards chemistry teaching in special education within the period of 1995 to 2016. The choice of QNEsc was due to the relevance of its publications that involve chemistry education. Under the methodological point of view, this basic research is of a descriptive, exploratory nature, being characterized as a state of the art type ascertainment from a mixed approach. It was found that only 11 of the journal publications are about subjects related to special education. The exploration of the material allowed for the categorization regarding the thematic focus: teacher training, teaching and learning, didactic materials, and revision of the literature. As to the types of special educational needs covered they were categorized as follows: visual impairment, hearing impairment and general. The results point towards notable contributions for chemistry literacy of special educational needs students, among which stand out the enhancement of teacher training, diffusion of research, elaboration of materials and didactic strategies that favor the construction of knowledge in an inclusive process.Keywords: Special education; QNEsc New Chemistry at School; Chemistry teaching. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/642 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p431-448.id642 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/642 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p431-448.id642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/642/279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 431-448 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 431-448 Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 431-448 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724726591488 |